ESCOLAS PÚBLICAS E O REANP: O USO DA TECNOLOGIA NA AUSÊNCIA DA INTERNET
Palavras-chave:
Escolas Públicas. Direito de Aprendizagem. REANP. Mídia-educação.Resumo
Este artigo apresenta recortes de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional na linha Formação de Professores, realizada nos anos de 2021 e 2022, a qual teve como objeto de estudo as ferramentas utilizadas pelos professores alfabetizadores,da Rede Pública de Ensino, de um município de Minas Gerais para ensinar seus alunos sem acesso à internet durante o Regime Emergencial de Atividades Escolares Não Presenciais (REANP)napandemia de Covid-19.O presente artigo visa problematizar se as ferramentas utilizadas, como o material impresso, majoritamente, apresentaram eficácia na tarefa de ensinar/alfabetizara essas crianças, além de apresentar aos professores possibilidades e alternativas tecnológicas, via mídia-educação, com a finalidade de contribuir para minimizar possíveis dificuldades; além do desenvolvimento de práticas pedagógicas críticas, criativas e instrumentais, utilizando, para isso, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que independem da internet.Foi produzida uma pesquisa de natureza aplicada por meio do trabalho de campo, com abordagem quali-quantitativa, na qual foram realizadas coleta de dados, análise e discussões, resultando na produção do Guia Instrucional “Explorando Tecnologias na Ausência da Internet” para auxiliar os professores na tarefa de levar o aprendizado aos alunos. Conclui-se que a formação continuada de professores sobre o uso das tecnologias para estudantes sem a possibilidade de acesso à internet via mídia-educação contribuiu para que o aprendizado (alfabetização) acontecesse de forma mais efetiva e inclusiva, garantindo, assim, o Direito de Aprender.
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