ESCOLAS PÚBLICAS E O REANP: O USO DA TECNOLOGIA NA AUSÊNCIA DA INTERNET

Autores

Palavras-chave:

Escolas Públicas. Direito de Aprendizagem. REANP. Mídia-educação.

Resumo

Este artigo apresenta recortes de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional na linha Formação de Professores, realizada nos anos de 2021 e 2022, a qual teve como objeto de estudo as ferramentas utilizadas pelos professores alfabetizadores,da Rede Pública de Ensino, de um município de Minas Gerais para ensinar seus alunos sem acesso à internet durante o Regime Emergencial de Atividades Escolares Não Presenciais (REANP)napandemia de Covid-19.O presente artigo visa problematizar se as ferramentas utilizadas, como o material impresso, majoritamente, apresentaram eficácia na tarefa de ensinar/alfabetizara essas crianças, além de apresentar aos professores possibilidades e alternativas tecnológicas, via mídia-educação, com a finalidade de contribuir para minimizar possíveis dificuldades; além do desenvolvimento de práticas pedagógicas críticas, criativas e instrumentais, utilizando, para isso, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que independem da internet.Foi produzida uma pesquisa de natureza aplicada por meio do trabalho de campo, com abordagem quali-quantitativa, na qual foram realizadas coleta de dados, análise e discussões, resultando na produção do Guia Instrucional “Explorando Tecnologias na Ausência da Internet” para auxiliar os professores na tarefa de levar o aprendizado aos alunos. Conclui-se que a formação continuada de professores sobre o uso das tecnologias para estudantes sem a possibilidade de acesso à internet via mídia-educação contribuiu para que o aprendizado (alfabetização) acontecesse de forma mais efetiva e inclusiva, garantindo, assim, o Direito de Aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA ROSANE DA ROCHA, UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE - UNINCOR

É Graduada em Estudos Sociais e Geografia pela Universidade Vale do Rio Verde (2000) e Pedagogia. Pós Graduada em Geografia e Meio Ambiente pela Faculdade do Noroeste de Minas (2012), Gestão Escolar pela Universidade Federal de Viçosa (2013) e Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade de Educação São Luiz (2021). Mestra em Educação pelo Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino - Linha de Pesquisa Formação de professores e ação docente - UNINCOR (2023) resultando na construção do Guia Instrucional Para Professores “Explorando Tecnologia na Ausência da Internet”. Nos seus 27 anos como professora, 24 foram dedicados à escola do campo/rural. Atuou em todas as etapas da Educação Básica, além da atuação na Gestão Escolar, Supervisão e Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental I. Atualmente exerce a função de Articuladora da Área Psicossocial da Rede Municipal de Ensino de Três Corações/MG.

Jocyare Cristina Pereira de Souza, Universitário Vale do Rio Verde / UNINCOR

Possui Graduação em Letras pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (1989); Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (1994) e Linguística Textual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994); Mestrado (2005), Doutorado (2009), Pós-Doutorados I (2016) / II (2018) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, sob orientação do Dr. Eduardo Guimarães, integra o grupo de pesquisa Semântica do Acontecimento - IEL - UNICAMP. Como docente do quadro permanente do Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino atua na linha de pesquisa Formação de professores e ação docente, coordenando o projeto de pesquisa Formação de professores: diagnóstico e perspectivas - chamando a atenção para o trabalho desenvolvido à frente do Grupo ATLAS em Minas Gerais (ATLAS dos Nomes que contam história das cidades brasileiras mineiras: Um estudo semântico-enunciativo do Estado de Minas Gerais) assim como para a liderança dos estudos semântico-enunciativos promovidos pelo Grupo de Estudos Semântica_Enunciação e Sentido (SEnSe), do projeto de extensão Relatos de Experiências Exitosas na Educação Básica e do projeto de ensino Formação de leitores e escritores competentes de textos literários e não literários, enfatizando o processo de desenvolvimento do Método Enunciativo de Leitura.

Publicado

2024-10-25

Como Citar

DA ROCHA, M. R., & Pereira de Souza, J. C. (2024). ESCOLAS PÚBLICAS E O REANP: O USO DA TECNOLOGIA NA AUSÊNCIA DA INTERNET. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/46234

Edição

Seção

Artigos