O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA CAPES SOB O OLHAR DAS ESTUDANTES:

EXPERIÊNCIAS EM CONTEXTO REMOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.49429

Palavras-chave:

Formação de professores, Programa Residência Pedagógica, Ensino remoto emergencial, Narrativas de experiências pedagógicas

Resumo

O presente estudo discute os sentidos atribuídos às experiências formativas cotidianas, vividas em contexto da pandemia de Covid-19, no subprojeto de Alfabetização do Programa Residência Pedagógica (PRP), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), desenvolvido no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Campinas. Para tanto, apresentam-se o contexto político do referido programa e as narrativas produzidas a partir de entrevistas coletivas com estudantes-bolsistas que atuaram no subprojeto nos anos de 2020 a 2022. Como referencial teórico-metodológico, assumem-se as narrativas de experiência do vivido e a construção de lições indiciadas pelos sentidos em circulação sobre os percursos formativos de futuras professoras da educação básica. Desse modo, são delineadas leituras referentes às motivações e às expectativas em relação ao programa, às experiências das residentes no ensino remoto, aos diálogos entre o PRP e a formação na Pedagogia e às tensões entre o ensino remoto emergencial e o retorno presencial das atividades nas escolas de educação básica. Considera-se a importância das formas coletivas de atuação destacadas nos relatos para a formação das estudantes como professoras e a limitação da Residência Pedagógica enquanto programa destinado a um número restrito de alunos das licenciaturas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruna Nayara Bertolini, Universidade Estadual de Campinas

    Licenciatura em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.

  • Mateus Henrique do Amaral, Universidade Estadual de Campinas

    Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas; Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, Universidade Metodista de Piracicaba.

  • Adriana Varani, Universidade Estadual de Campinas

    Professora Associada, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.

Publicado

22-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA CAPES SOB O OLHAR DAS ESTUDANTES:: EXPERIÊNCIAS EM CONTEXTO REMOTO. edur [Internet]. 22º de dezembro de 2025 [citado 25º de dezembro de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/49429