CALIGRAFIAS E ESCRITURAS
DIÁLOGO E INTERTEXTO NO PROCESSO ESCRITURAL NAS ARTES NO SÉCULO XX
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.5..81-89Palavras-chave:
écriture, intertexto, imagem e textoResumo
Este é um estudo a respeito do diálogo e das relações intertextuais no processo escritural nas artes do século XX. Nele, são discutidas as relações entre imagem e texto em alguns momentos do modernismo e pós-modernismo, abarcando também a arte brasileira recente.Downloads
Referências
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
_____. O rumor da língua. Lisboa: Edições 70, 1984. (Coleção Signos).
_____. S/Z. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.
BERNARDINI, Aurora Fornoni (Org.) O futurismo italiano. Manifestos. São Paulo: Perspectiva, 1980.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
BORGES, J. L. Kafka e sus precursores. In: Otras inquisiciones. Madrid: Alianza Editorial, 1981.
BRETON, Andre. Manifestos do surrealismo. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo - Vértice e Ruptura do Projeto Construtivo Brasileiro. Rio de Janeiro: Funarte, 1985.
BRITT, David. Modern art. impressionism to post-modernism. London: Thames and Hudson, 1989.
BUTOR, M. Les mots dans la peinture. Paris: Skira, 1969.
CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo de. MALLARMÉ. São Paulo: Perspectiva, 1991.
______. A arte no horizonte do provável. São Paulo: Perspectiva, 1977.
CHRISTIN, Anne-Marie. L’image écrite. Paris: Flammarion, 1995.
COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
COOKE, Lynne, KELLY, Karen (Ed.). Robert Lehman lectures on contemporary art. New York: Dia Center for the Arts, 1996.
COOPER, Martha, CHALFANT, Henry. Subway art. New York: Henry Holt Company, 1995.
CUMMINGS, e.e. 40 poemas. Trad. Augusto de Campos. São Paulo: Brasiliense, 1985.
DAIBERT, Arlindo. Caderno de escritos. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1995.
DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1995.
DOMINGUES, Diana. A arte do século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Editora UNESP, 1997.
DUCHAMP, Marcel. Escritos. Duchamp du signe. Barcelona: Gustavo Gilli, 1978.
ELIOT, T. S. Quatro quartetos. Trad. Ivan Junqueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.
FINEBERG, Jonathan. Art since 1940. Strategies of being. London: Laurence King Publishing, 1995.
FIZ, Simon Marchán. Del arte objetual al arte de concepto. Madrid: Alberto Corazon Editor, 1974.
FOSTER, Hal. Recodificação. São Paulo: Casa Editorial Paulista, 1996.
FOUCAULT, Michel. Isto não é um cachimbo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna. São Paulo: Duas Cidades, 1991.
GEELHAAR, Chrintian. Paul Klee et le Bauhaus. Neuchâtel: Editions Ides et Calendes, 1972.
HIDALGO, Luciana. Arthur Bispo do Rosário - O senhor do labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.
HOLLANDA, Heloisa Buarque (Org.) Pós-modernismo e política. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
HUYSSEN, Andreas. After the great divide: modernism, mass culture, postmodernism. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press, 1987.
KRISTEVA, Julia. La révolution de la langage poétique. Paris: Seuil, 1974.
LAGNADO, Lisette. Leonilson: são tantas as verdades. São Paulo: DBA Melhoramentos, 1998.
MALLARMÉ, S. Poemas. São Paulo: Perspectiva, 1974.
MARSHALL, Richard (Org.). Jean-Michel Basquiat. New York: Whitney Museum of American Art, 1993.
MENEZES, Philadelpho. Poética e visualidade. São Paulo: Editora da Unicamp, 1991.
PAZ, Octavio. Marcel Duchamp ou o castelo da pureza. São Paulo: Perspectiva, 1990.
PERLOFF, Marjorie. The poetics of indeterminacy: Rimbaud to Cage. Evanston: Northwestern University Press, 1993.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Texto, crítica, escritura. São Paulo: Ática, 1993.
PONENTE, Nello. Klee. Genève: Albert Skira, 1960.
ROSENTHAL, Mark. Anselm Kiefer. Chicago, Philadelphia: The Art Institute of Chicago and The Philadelphia Museum of Art, 1987.
TERENZIO, Stephanie. The prints of Robert Motherwell. New York: Hudson Hills Press, 1991.
ZANINI, Walter. História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walter Moreira Salles e Fundação Djalma Guimarães, 1983.



