Max Martins
da poesia como diário de outrem
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.3.89-99Palavras-chave:
Max Martins, Roland Barthes, Imagem, Diário, PoesiaResumo
A operação de leitura destaca a relação de Max Martins com a imagem, em sentido amplo, e com a imagem de si mesmo, em sentido especial, a partir de uma prática semiológica do seu texto, principalmente em diálogo com os textos de Roland Barthes. Nesse sentido, trabalho a hipótese de que Max Martins escreveu com Roland Barthes. Estudo que contempla os aparecimentos fantasmáticos do autor, a assimilação do retrato e o recurso ao diário na poesia.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A morte do autor. In: BARTHES, Roland. Rumor da língua. Trad. Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BARTHES, Roland. A preparação do romance vol. II – A obra como vontade. Trad. Leyla Perrone- Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BARTHES, Roland. O Prazer do Texto. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2004.
BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1977.
BARTHES, Roland. Sade, Fourier, Loyola. Trad. Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BARTHES, Roland. S/Z. Trad. Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.
BARTHES, Roland. Texto (teoria do). In: BARTHES, Roland. Inéditos, v. 1: teoria. Tradução de Ivone Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2012. (Obras Escolhidas, v. 1).
BLANCHOT, Maurice. A experiência de Mallarmé. In: BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
BLANCHOT, Maurice. O diário íntimo e a narrativa. In: BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CAMPOS, Haroldo de. A minha relação com a tradição é musical. In: CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem e outras metas. São Paulo: Perspectiva, 1992.
CAMPOS, Haroldo de. olho por olho a olho nu (manifesto). In: CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo de. Teoria da poesia concreta: textos críticos e manifestos. Cotia: Ateliê, 2006.
CARDOSO, Octavio; CHIKAOKA, Miguel. O poeta sob a lente: as imagens de Max Martins. XVII Feira Pan-Amazônica do Livro, Estande da UFPA, Mesa de debate. Belém, 2013.
FOUCAULT, Michel. O que é um autor? In: FOUCAULT, Michel. Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Org. Sel. Manoel Barros da Motta. Trad. Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001. (Col. Ditos & escritos III).
FREUD, Sigmund. Luto e Melancolia. Trad. de Marilene Carone. São Paulo: Cosac & Naify, 2011.
LIMA, Élida. Ao Max Martins, a crítica expandida. Polichinello, Revista literária, Amor Fati. n. 16, 2014. Belém: Lumme Editor, 2014.
MALLARMÉ, Stéphane. Crise do verso. Trad. Ana de Alencar. Inimigo Rumor, Revista de poesia, n. 20. Rio de Janeiro: 7Letras; São Paulo: Cosac & Naify, 2008. p. 150-164.
MALLARMÉ, Stéphane. Lance de dados. Trad. Haroldo de Campos. In: CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo de. Mallarmé. São Paulo: Perspectiva, 2006.
MARTINS, Max. Cadernos de Pinturas. Belém: Secult/Amu-PA, 2007. (edição em fac- simile).
MARTINS, Max. Caminho de Marahu. Belém: Grafisa, 1983.
MARTINS, Max. O cadafalso. Antilogia 1952-2002. Org. Ney Ferraz Paiva. Belém: Cão-Guia, 2002.
MARTINS, Max. O risco subscrito. Belém: Mitograph, 1980.
MARTINS, Max. Poemas reunidos. Belém: Ed. UFPA, 2001.
MARTINS, Max. 60/35. Belém: Grapho/Grafisa, 1986.
NUNES, Benedito. Max Martins, Mestre-Aprendiz. In: MARTINS, Max. Poemas reunidos. Belém: Ed. UFPA, 2001.
STERZI, Eduardo. Max Martins: Riscos, Rasuras, Rastros. In: SCRAMIN, Susana (Org.). Alteridades na poesia: Riscos, aberturas, sobrevivências. São Paulo: Iluminuras, 2016.
VIEIRA, Paulo. Arte, erotismo, natureza e amizade: Os diários de Max Martins. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.



