José Agrippino e a imagética onírica

Inconsciente, desejo mimético e sociedade do espetáculo em PanAmérica

Autores

  • Bruno Macêdo Mendonça Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.2.123-140

Palavras-chave:

Agrippino, PanAmérica, Sociedade do Espetáculo

Resumo

O presente trabalho é um ensaio interpretativo sobre <i>PanAmérica</i>, romance de José Agrippino de Paula. Tenta-se compreendê-lo a partir da noção de “sociedade do espetáculo”, de Guy Débord. Defende-se que apesar do caráter multifacetado da obra, apto a ensejar interpretações múltiplas quanto às pretensões do livro, a leitura deve ser encarada mais como um exorcismo da razão ou como uma proposta experimental de mergulho no inconsciente do que como um ataque racional e intencional à hegemonia cultural norte-americana. Analisa-se de perto o romance para enfatizar seu caráter onírico, bem como se tenta delinear uma visão geral da narrativa com base na estrutura de sua evolução, em particular na comparação realizada entre os primeiros e os últimos capítulos. Tendo em vista o teor ensaístico deste texto, assim como a reconhecida complexidade do livro analisado, evitam-se conclusões de natureza definitiva.

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Biografia do Autor

  • Bruno Macêdo Mendonça, Universidade de Coimbra

    Doutorando em Línguas Modernas: Culturas, Literaturas e Tradução. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Autor das coletâneas de contos Trôpegos visionários (Editora Kazuá, 2016) e O Cárcere de Newton (Aquarela Brasileira, 2018), bem como do romance Liberdade (Editora Kazuá, 2017) e do estudo acadêmico O conceito de sociedade internacional (Paço Editorial, 2016).

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Publicado

2019-07-19

Edição

Seção

Teoria, Crítica Literária, outras Artes e Mídias