As capas dos livros de artista de Al Berto

comentários

Autores

  • Gustavo Cerqueira Guimarães Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.34-44

Palavras-chave:

Al Berto, paratexto, literatura e fotografia, literatura portuguesa contemporânea

Resumo

Este ensaio crítico pretende explorar as publicações marginais do poeta lusitano Al Berto a partir de Trabalhos do olhar (1982), momento em que é inaugurada uma nova fase do escritor ao se inserir definitivamente no mercado editorial de Portugal. Para tanto, realiza-se um breve percurso do poeta para melhor situá-lo em seu contexto literário, apresentam-se as capas, alijadas da obra completa O medo (1987), das primeiras edições das obras O último habitante (1983), A seguir o deserto (1984), O livro dos regressos (1989), Canto do amigo morto (1991) e Luminoso afogado (1995), seguidas dos comentários de alguns dos principais críticos do poeta.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gustavo Cerqueira Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Pós-Doutorado pelo Pós-Lit (PNPD/CAPES - 2013-2018). Doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada e Mestre em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG. Graduado em Letras e Psicologia.

Referências

AL BERTO. Trabalhos do olhar. Sines: Edição do Autor, 1982. Fotografia da capa de António C. Pidwell Tavares.

AL BERTO. Trabalhos do olhar. Lisboa: Contexto, 1982. Edição aumentada.

AL BERTO O último habitante. Lisboa: Frenesi, 1983. Fotografia de Paulo Nozolino.

AL BERTO A seguir o deserto. Lisboa: Frenesi, 1984. Fotografia de Paulo Nozolino.

AL BERTO Uma existência de papel. Porto: Gota d’Água, 1985. Fotografia do autor.

AL BERTO O livro dos regressos. Capa de Helder Lage; vinheta, sobre fóssil de hipocampo, e layout de pcd. Lisboa: Frenesi, 1989.

AL BERTO. Canto do amigo morto. Desenhos de José Pedro Croft; capa, layout e supervisão gráfica de Paulo da Costa Domingos. Inclui tradução francesa de Natália Coelho. Lisboa: Europália, 1991.

AL BERTO. O anjo mudo. Lisboa: Assírio & Alvim, 2000 [1993].

AL BERTO. Luminoso afogado. Desenhos de Rosa Carvalho; imagem gráfica de Susana Francisco e Jorge António; fotografia de Al Berto por Adriana Freire. Lisboa: Casa Fernando Pessoa; Edições Salamandra, 1995.

AL BERTO. Horto de incêndio. Na capa: Al Berto, Lisboa, 1990, fotografia de Paulo Nozolino. 3. ed. Lisboa: Assírio & Alvim, 2000 [1997].

AL BERTO. O medo – trabalho poético 1974-1997. 3. ed., rev. E aum. Fotografia do autor em homenagem a Caravaggio por Paulo Nozolino. Lisboa: Assírio & Alvim, 2005.

AL BERTO. Entrevista à RTP (rede televisiva). Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=eywxQ80EdfA>. Acesso em 5 ago. 2016.

AMARAL, Fernando Pinto do. Al Berto: um lirismo do excesso e da melancolia. In: AMARAL, Fernando Pinto do. O mosaico fluido. Lisboa: Assírio & Alvim, 1991. p. 119-30.

COELHO, Eduardo Prado. Al Berto: começar a morrer. In: COELHO, Eduardo Prado. A noite do mundo. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1988. p. 156-157.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O liso e o estriado. In: DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs, capitalismo e esquizofrenia.Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2002. v. 5. p. 179-214.

FREITAS, Manuel de. A noite dos espelhos: modelos e desvios culturais na poesia de Al Berto. Lisboa: Frenesi, 1999.

FREITAS, Manuel de. Me, Myself and I: autobiografia e imobilidade na poesia de Al Berto. Lisboa: Assírio & Alvim, 2005.

FREITAS. Memórias de um editor. Expresso, Lisboa, 15 ago. 2009. Disponível em: <http://expresso.sapo.pt/critica-de-livros-de-15-a-21-de-agosto=f530391>. Acesso em: 25 abr. 2016.

GUIMARÃES, Gustavo Cerqueira. Al Berto, poeta-editor: as margens da poesia. Estudos linguísticos e literários, Instituto de Letras da UFBA, n. 53, jan.-jun. 2015, p. 1-18.

MELO E CASTRO, E. M. Resenha a O medo e Lunário, de Al Berto. Colóquio-Letras, n. 112, Lisboa, novembro/dezembro de 1989, p. 104-5.

PEREIRA, Edgard. Portugal: poetas do fim do milênio. Rio de Janeiro: Ed. Sette Letras, 1999.

PITTA, Eduardo. Al Berto. Metal fundente. Vila Nova de Famalicão: Quase Edições, 2004, p. 11-14.

VASCONCELOS, Maurício Salles. Mundo-Arte: o rastro do novo, o dado do fim. In: VASCONCELOS, Maurício Salles; Coelho, Haydeé Ribeiro (Org.). 1000 rastros rápidos. Belo Horizonte: Autêntica, 1999, p. 204-28.

VENEROSO, Maria do Carmo de Freitas. Perspectiva do Livro de Artista: um relato; Palavras e imagens em livros de artistas. Pós – revista do Programa de Pós-graduação em Artes da UFMG, v. 2,n. 3, mai./2012, p. 10-23; 82-103.

Downloads

Publicado

2017-10-27

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2