v. 22 n. 3 (2016): A LITERATURA & O LIVRO

Imagem: Daisy Turrer

Se os discursos apocalípticos sobre o fim do livro parecem ter finalmente arrefecido, diante da constatada sobrevivência do livro físico (em variados formatos) ao lado dos suportes digitais, a forma, a materialidade e certa simbologia do livro vêm sendo, nas últimas décadas, tensionadas – seja por diferentes correntes do pensamento que têm dedicado especial atenção ao livro como instituição ocidental do saber e da cultura; seja por artistas que veem no objeto livro um campo de experimentações e investigações materiais e conceituais; seja, ainda, no âmbito do design editorial, que se alimenta também do experimentalismo material e gráfico ao passo que tenta investir o produto livro de novas roupagens, tendo em vista um mercado cada vez mais competitivo e um público cada vez mais exigente. Além disso, convive com o livro em sua forma mais amplamente difundida e reconhecida uma série de práticas alternativas, novas e antigas, que vêm ganhando destaque no universo livresco: livros artesanais, independentes, produzidos com materiais os mais diversos, autopublicações, literatura digital e, ainda, criações de grupos e povos que há até pouco tempo não se utilizavam da tecnologia do livro. Tendo como horizonte esse prolífico cenário – e sem desconsiderar, claro, a história das práticas e das reflexões acerca do livro –, o v. 22, n. 3 da revista Em Tese convida pesquisadores e artistas a refletir sobre a forma, a matéria e a experiência de leitura do livro, levando em conta seus mais variados meios e modos de produção e circulação ao longo dos tempos. 

Publicado: 2017-10-27

Créditos

Apresentação

  • Apresentação

    Aline Sobreira de Oliveira, Carolina Anglada, Douglas Silva, Josué Borges de Araújo Godinho, Rafael Castro, Rafael Fava Belúzio, Rafael Otávio Fares
    6-10
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.6-10

Dossiê

  • A forma da letra para o estudo das letras a condição paratextual da tipografia

    Iara Pierro de Camargo
    11-33
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.11-33
  • As capas dos livros de artista de Al Berto comentários

    Gustavo Cerqueira Guimarães
    34-44
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.34-44
  • Uma hipótese sobre a dimensão antropológica do livro em "el libro" de Jorge Luis Borges

    Henrique de Oliveira Lee
    45-61
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.45-61
  • Leia mulheres Literatura, empoderamento e divulgação da autoria feminina em Goiânia

    Pilar Lago e Lousa, Maria Clara Dunck Santos
    62-77
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.62-77
  • A independência é um modo de produção

    Alice Bicalho de Oliveira
    78-89
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.78-89
  • Panorama editorial da literatura afro-brasileira através dos gêneros romance e conto

    Luiz Henrique Silva de Oliveira, Fabiane Cristine Rodrigues
    90-107
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.90-107
  • Será livro?

    Daiane Carneiro Pimentel
    108-121
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.108-121
  • Literatura contemporânea brasileira, prêmios literários e livros digitais um panorama em movimento

    Ana Elisa Ribeiro
    122-138
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.122-138
  • Entre livros e manuscritos Mallarmé com Clarice

    Alex Keine de Almeida Sebastião
    139-158
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.139-158
  • Há-de vir só a composição do livro-poema em Maria Gabriela Llansol

    Tatiane da Costa Souza
    159-170
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.159-170
  • O texto se limita? Discussão baseada em Gérard Genette e João do Rio

    Tiago de Holanda Padilha Vieira
    171-182
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.171-182

Ensino de Literatura

  • Ainda há lugar para os clássicos na escola? O cânone e os documentos oficiais sobre o ensino de literatura

    Marcus De Martini
    183-202
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.183-202
  • A colaboração como movimento ético-poético a caminho do “novo” nas aulas de literatura

    Rodolfo Meissner Rolando
    203-218
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.203-218

Teoria, Crítica Literária, outras Artes e Mídias

  • De Chicos e Sérgios uma leitura de "O irmão alemão", de Chico Buarque, como ficção de arquivo

    Nathalia de Aguiar Ferreira Campos
    219-231
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.219-231
  • A potência das imagens na obra de Roberto Alvim Diagramação, dramaturgia e encenação

    Felipe Cordeiro
    232-244
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.232-244
  • Ficção científica encontra o pós-modernismo Slipstream

    Valéria Sabrina Pereira
    245-262
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.245-262
  • Living on or Textual Afterlife "Frankenstein" and "Paradise Lost"

    Luiz Fernando Ferreira Sá, Talita Cassemiro Paiva Alves
    263-278
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.263-278

Tradução e Edição

  • Cantares del sin nombre y de partidas

    Cesar Augusto López Nuñez, Hilta Hilst
    279-283
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.279-283

Em Tese

  • A outra margem a questão da lusofonia e da oralidade em Luandino Vieira e Mia Couto

    Aulus Mandagará Martins
    284-293
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.284-293
  • Na confluência da prosa e da poesia "Niketche", um romance lírico

    James Rios de Oliveira Santos, Luzia Aparecida Berloffa Tofalini
    294-308
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.294-308
  • O observador no escritório um tempo filtrado pelo modo de ver

    Juliana Ribeiro Silva
    309-323
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.309-323

Entrevistas

  • Não editar porque sim diálogo com João Concha sobre a não (edições)

    Carolina Anglada, João Concha
    324-329
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.324-329

Resenhas

  • MANZANO, Juan Francisco. A autobiografia do poeta-escravo. Organização e tradução de Alex Castro. São Paulo: Hedra, 2015.

    Gustavo de Oliveira Bicalho
    330-336
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.330-336
  • GYASI, Yaa. Homegoing. New York: Knopf, 2016.

    Louise Marie Goodman
    337-340
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.337-340

Poéticas

  • Experimentos gráficos

    Coletivo Alecrim
    342-351
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.342-351
  • Tirar o risco decalques da Biblioteca Para-Luz

    Daisy Turrer
    352-379
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.352-379
  • Fotografias

    Giovanna Martins
    380-388
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.380-388
  • Controlo de qualidade

    Ricardo Tiago Moura
    389-395
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.389-395