Forma objetiva em Roberto Schwarz

um conceito comum entre a literatura e o cinema

Autores

  • Vitor Soster Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.21.1.87-100

Palavras-chave:

forma objetiva, literatura, cinema, contemporaneidade, dialética

Resumo

A “forma objetiva” pode ser considerada como central nas análises literárias e cinematográficas de Schwarz (2012d). Assim, revisando seus estudos e estabelecendo conexões com a contemporaneidade, este trabalho percorre discussões feitas pelo autor sobre Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis, 1881), “Pobre Alimária” (Oswald de Andrade, 1925), Os Fuzis (Ruy Guerra, 1964) e Terra em transe (Glauber Rocha, 1967). Depois apontamentos são feitos a respeito de O som ao redor (Kleber Mendonça Filho, 2012), buscando identificar também nela sua forma objetiva e sua respectiva dinâmica relacionada ao Brasil. Entretanto, o problema local jamais é visto como desassociado do âmbito global. Logo, em direção às considerações finais, associações são feitas com estudos do crítico norte americano Jameson (2000), especialmente no que concernem ao conceito de “mapeamento cognitivo”. Sendo assim, ao fim, demonstra-se o sentido pretendido por Schwarz ao se referir a certas ideias como estando fora do lugar (2012c).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vitor Soster, Universidade de São Paulo (USP)
    Graduado em Letras (Português/Inglês) em 2012 pela Universidade de São Paulo. Atualmente é mestrando em Letras pela área de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Referências

ANDERSON, Perry. Lula’s Brazil. In: London Review of Books, vol. 33, nº 7, 31. Março 2011, p. 3-12.

BOYM, Svetlana. The nostalgia of the future. New York: Basic Books, 2001.

BRACKE, Maud. From politics to nostalgia: the transformation of war memories in France during the 1960s-1970s. In: European History Quarterly, vol. 41, n 5, p.5-24, fevereiro, 2011. Disponível em: <http://ehq.sagepub.com/content/41/1/5>. Acesso em: 23 set. 2014.

JAMESON, Fredric. T. W. Adorno; or, Historical Tropes. In: JAMESON, Fredric. Marxism and form. Princeton: Princeton University Press, 2013, p. 3-59.

JAMESON, Fredric. Cognitive mapping; Class and allegory in contemporary mass culture: Dog Day Afternoon as a political film. In: HARDT, Michael; WEEKS, Kathi. The Jameson Reader. Hoboken: Blackwell Publishing, 2000, p. 277-287; 287-307.

JAMESON, Fredric. Culture and finance capital. In: Critical inquiry, vol. 24, nº 1, Outrono 1997, p. 136-161.

SCHWARZ, Roberto. Verdade Tropical: um percurso de nosso tempo; Por que ‘ideias fora do lugar?’. In: SCHWARZ, Roberto. Martinha versus Lucrécia: ensaios e entrevistas. São Paulo: Companhia das Letras, 2012a, p. 52-110; 165-172.

SCHWARZ, Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo. 5ª ed. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2012b.

SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas. 6ª ed. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2012c.

SCHWARZ, Roberto. A carroça, o bonde e o poeta modernista. Pressupostos, salvo engano, de “Dialética da Malandragem”. In: SCHWARZ, Roberto. Que horas são?: ensaios. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012d, p. 11-28; 129-155.

SCHWARZ, Roberto. A dialética da formação. In: PUCCI, Bruno; ALMEIDA, Jorge de; LASTÓRIA, Luiz A. Calmon Nabuco. Experiência formativa e emancipação. São Paulo: Nankin editorial, 2009, p. 163-186.

SCHWARZ, Roberto. O cinema e Os Fuzis; Cultura e política, 1964-1969: alguns esquemas. In: SCHWARZ, Roberto. O pai de família e outros estudos. São Paulo: Companhia das Letras, 2008, p. 29-36; 70-111.

SCHWARZ, Roberto. A poesia envenenada de Dom Casmurro. In: SCHWARZ, Roberto. Duas Meninas. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p. 9-41.

SCHWARZ, Roberto. Adequação nacional e originalidade crítica. In: SCHWARZ, Roberto. Sequências brasileiras. São Paulo: Companhia das Letras, 1994, p. 24-45.

SINGER, André. Os sentidos do lulismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

SOSTER, Vitor. Relações entre memória e nostalgia: o conflito pela ocupação do espaço em O som ao redor. In: I Seminário Gêneros Híbridos da Modernidade e I Simpósio memória e representação literária, 2014, Assis, Anais, 10p. (no prelo).

XAVIER, Ismail Norberto. Do texto ao filme: a trama, a cena e a construção do olhar no cinema. In: CAMARGO, Luis. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Editora SENAC, 2003, p. 61-89.

XAVIER, Ismail Norberto. O olhar e a voz: a narração multifocal do cinema e a cifra da História em São Bernardo. In: Literatura e sociedade, São Paulo, vol. 2, 1997, p. 126-138.

WATT, Ian. Realism and the novel form. In: WATT, Ian. The rise of the novel: studies in Defoe, Richardson and Fielding. 2ª ed. Berkley e Los Angeles: University of California Press, 2001, p. 9-37.

Downloads

Publicado

2015-09-13