Querelas de ontem, querelas de hoje

a teoria da literatura como desafio à formação do leitor

Autores

  • Tarsilla Couto de Brito Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.20.3.127-139

Palavras-chave:

Ensino de Literarura, Querelas Literárias, PCN

Resumo

A oposição entre Estudos Culturais e Teoria da Literatura ficou conhecida na historiografia recente como uma batalha anti-humanista construtivista (FREADMAN & MILLER, 1992); nas instituições de ensino norte-americanas recebeu o título de Guerra Cultural, cuja natureza e repercussão foram comparadas às da Querela francesa do século XVII (DEJEAN, 1997). A análise das consequências desse debate para os estudos literários brasileiros,contudo, ainda não se realizou. É notório que o conflito teórico, no Brasil, afetou não apenas as investigações acadêmicas, mas também as políticas públicas voltadas para a formação do professor de literatura e, consequentemente, as práticas de ensino de leitura literária. A comparação entre os documentos que oficialmente orientam a postura do professor (Parâmetros Curriculares Nacionais de 2000 e 2002 e Orientações Curriculares de 2006) demonstra teoricamente como absorveu-se o debate: o Ensino de Literatura no Brasil entrou em crise. O objetivo deste artigo é alcançar uma pequena amostragem das consequências práticas dessa querela teórica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tarsilla Couto de Brito, Universidade Federal de Goiás (UFG)
    Professora Doutora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás - UFG

Referências

CALVINO, I. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

CEVASCO, M. E. Dez lições sobre Estudos Culturais. São Paulo: Boitempo, 2003.

COMPAGNON, A. Literatura para quê? Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009.

COMPAGNON, A. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.

DEJEAN, J. Antigos contra Modernos: as guerras culturais e a construção de um fin de siècle. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

EAGLETON, T. Teoria da literatura. Uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

FREADMAN, R.; MILLER, S. Re-pensando a teoria: uma crítica da teoria literária contemporânea. São Paulo: Editora UNESP, 1994.

TIEGHEM, P. Les grandes doctrines littéraires en France. Paris: PUF, 1993.

SARTRE, J.-P. Que é a literatura? Trad. Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Ática, 1999.

SAID, E. Humanismo e crítica democrática. São Paulo: Cia das Letras, 2007.

TODOROV, T. A literatura em perigo. Tradução Caio Meira. Rio de janeiro: DIFEL, 2009.

Downloads

Publicado

2014-12-31

Edição

Seção

Ensino de Literatura