A barbárie em campo

Autores

  • Breno Pauxis Muinhos Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.20.1.122-133

Palavras-chave:

Eduardo Galeano, Literatura & Futebol, Literatura & Barbárie

Resumo

O jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano utiliza como cenário a América Latina em muitos de seus textos. Os assuntos traçam desde a política (fortemente discutida em As Veias Abertas da América Latina) do período colonial, passando pela devoção religiosa latino-americana, traçando heróis e vilões de nossa cultura, até reflexões críticas e apaixonadas sobre o futebol. E é sobre Literatura e barbárie, como categoria estética, que este trabalho se debruçará. Em Futebol ao sol e à sombra, tradução de Eric Nepomuceno, o premiado escritor uruguaio desvela as maravilhas do jogo e suas personagens, e as amarguras e maquinações políticas e comerciais que cercam a "festa pagã". No presente artigo, as crônicas As lágrimas não vêm do lenço, Os sacrifícios da festa pagã, Os cânticos do desprezo e O pecado de perder serão os objetos de enfoque, nos quais irá se observar e analisar os elementos da barbárie e da crônica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Breno Pauxis Muinhos, Universidade Federal do Pará (UFPA)
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará, área Estudos Literários

Referências

CANDIDO, Antonio. A Vida ao Rés-do-Chão. A crônica: o gênero,sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas/ Rio de Janeiro: Editora Unicamp, 1992.

CORNELSEN, Elcio Loureiro. Imagem e Memória em torno de Futebol e Política no Cinema. In VIEIRA, Elisa Moreira Amorim, SELIGMANN-SILVA, Márcio e CORNELSEN, Elcio Loureiro. Imagem e memória. Belo Horizonte: Editora FALE/UFMG, 2012, p. 429-442.

GALEANO, Eduardo. Futebol ao sol e à sombra. Eric Nepomuceno e Maria do Carmo Brito. 3ª edição. Porto Alegre: Editora L&PM Pocket, 2009.

GUTERMAN, Marcos. O futebol explica o Brasil: Uma história da maior expressão popular do país. São Paulo: Editora Contexto, 2010.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens. João Paulo Monteiro. 6ª edição. São Paulo: Editora Perspectiva, 2010.

RETONDAR, Jeferson José Moebus. A dimensão sagrada do jogo e da festa: o corpo na dimensão sagrada do numinoso. In: LOVISARO, Martha, e NEVES, Lecy Consuelo. Futebol e sociedade: um olhar transdisciplinar. Rio de Janeiro: Eduerj, 2005, p. 105-115.

SÁ, Jorge de. A crônica. 3ª edição, São Paulo: Ática, 1987 [Série Princípios, 5].

SOARES, Angélica. Gêneros literários. 6ª edição, São Paulo: Ática, 2006 [Série Princípios, 166].

WISNIK, José Miguel. Veneno remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

Downloads

Publicado

2014-04-30

Edição

Seção

Teoria, Crítica Literária, outras Artes e Mídias