A sombra e a crítica
fotografia, literatura, cinema
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.19.3.94-108Palavras-chave:
Fotografia, Cinema, Literatura, Crítica, TeoriaResumo
O presente trabalho parte do texto "La sombra y el tiempo" de Jean-Claude Lemagny e tenta compará-lo não somente a procedimentos fotográficos – que o autor aborda no texto - como também com a literatura e o cinema. Tentarei demonstrar que alguns pontos abordados no texto de Lemagny também ajudam a iluminar a respeito de outras artes e de certas teorias da literatura e teorias do cinema. Em um primeiro momento abordarei algumas questões do texto do pensador francês, focalizando no aspecto da luz e sombra e da perda e permanência. Em um segundo momento, tentarei dar exemplos de como em outras artes esses aspectos são tratados. Por fim, compararei a teoria de Lemagny com procedimentos de outras teorias.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A Retórica da Imagem. In: O Óbvio e o Obtuso: Ensaios Críticos III. Trad.: Léa Novaes. Rio De Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
BAZIN, André. Ontologia da Imagem Fotográfica. Trad.: Hugo Sérgio Franco. In: XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. São Paulo: Graal, 2008.
COMOLLI, Jean-Louis. Ver e Poder. Trad.: Augustin de Tugny; Oswaldo Teixeira; Ruben Caixeta. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
EISENSTEIN, Sergei. A Forma do Filme. Trad. Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
KOSSOY, Boris. Os Tempos da Fotografia. Cotia: Ateliê Editorial, 2007.
KULESHOV, Lev. Art of the Cinema. In: KULESHOV, Lev. Kuleshov on Film: writings of Lev Kuleshov. Los Angeles: University of California Press, 1974.
LEMAGNY, Jean-Claude. La Sombra y el Tiempo. Buenos Aires: Biblioteca de La Mirada, 2008.
SHKLOVSKY, Viktor. Literature and Cinematography. Londres: Dalkey Archive, 2008.
TOMPKINS, Jane. Me And My Shadow. In: LEITCH, Vicent B. (Org.) The Norton Anthology of Theory and Criticism. Nova Iorque: Norton, 2001.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
ZAMYATIN, Yevgeny. We. Londres: Vintage Books, 2007.



