España, aparta de mí este cáliz, de César Vallejo
performance e Guerra Civil Espanhola
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.16.1.20-32Palavras-chave:
Vallejo, poesia latino-americana, história, memória, performanceResumo
Por que um poeta peruano escreveu poemas que trazem como tema a Guerra Civil Espanhola? O objetivo deste ensaio é apresentar algumas questões relacionadas a essa indagação e as reflexões que foram feitas em torno da obra España, aparta de mí este cáliz, de César VallejoDownloads
Referências
CAPA, Robert. 1936. 1 foto. “Robert Capa (1913-1954) y sus mejores fotos en la línea del frente.” Grupo de Historia. José Berruezo. Disponível em: Acesso em 12 jun. 2009.
CASULLO, Nicolás. Pensar entre épocas. Memoria, sujetos, e crítica intelectual. Buenos Aires: Grupo Editorial Norma, 2004.
ORTEGA, Julio. César Vallejo y la Guerra Civil Española. Instituto de Estudos Vallejianos. Brigham Young Universt, 2002. Disponível em: <http://spanport.byu.edu/instituto_vallejiano/articulohtml/dovcuments/cesar_vallejo_3pdf>. Acesso em: 30 abr. 2008.
ORTEGA, Julio. La hermenéutica vallejiana y el hablar materno. In: FERRARI, Américo. (Org.). César Vallejo obra poética. Edición Crítica. España: Colección Arquivos, 1988. p. 607-620.
RAVETTI, Graciela. Narrativas performativas. In: RAVETTI, Graciela; ARBEX, Márcia (Org.). Performance, exílio, fronteiras. Errâncias territoriais e textuais. Trad. Melissa Boechat e Karla Cipreste. Belo Horizonte: Departamento de letras românticas, POSLIT/FALE/UFMG, 2002. p. 45-68.
RAVETTI, Graciela. Performances escritas: o diáfono e o opaco da experiência. In: HIDELBRANDO, Antônio; NACIMENTO, Lisley; ROJO, SARA (Org.). O corpo em performance, texto e palavra. Trad. Melissa Gonçalves Boechat e Karla Fernandes Cipreste. Belo Horizonte: Núcleo de estudos em letras e artes performáticas / FALE/UFMG, 2003. p. 29-61.
RAVETTI, Graciela. Notações espaciais como forma de inteligibilidade cultural. Graciliano Ramos, José Maria Arguedas, Juan Jose Saer. In: ALEXANDRE, Marcos Antônio et al. (Org.). Caligrama, Revista de Estudos Românticos. Belo Horizonte, v. 10, p. 183-207, dez. 2005.
RICŒUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François et al. Campinas: Editora Unicamp, 2007. ROJO, Sara; VECCHI, Roberto. Dialogando à margem da representação. In: RICŒUR, Paul. (Org.). Transliterando o Real: diálogos sobre as representações culturais entre pesquisadores de Belo Horizonte e Bologna. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004.
SELIGMANN-SILVA, Márcio (Org.). História, memória, literatura: o testemunho na Era das Catástrofes. Campinas: Ed. Unicamp, 2003.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. O local da diferença: ensaios sobre memória, arte, literatura e tradução. São Paulo: Ed. 34, 2005.
TAYLOR, Diana. Encenando a memória cultural social: Yuyachkani. In: ARBEX, Márcia; RAVETTI, Graciela. Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Trad. Leda Martins. Belo Horizonte: Departamento de Letras Românicas, Faculdade de Letras/UFMG: Poslit, 2002.
TAYLOR, Diana. El espetáculo de la memória: trauma, performance política. Hemispheric Institute. Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2008.
THOMAS. Hugh. A Guerra Civil Espanhola. Trad. James Amado e Hélio Polvora. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1964. v. 1. THOMAS. Hugh. A Guerra Civil Espanhola. Trad. James Amado e Hélio Polvora. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1964. v. 2.
VALLEJO, César. Escritos en prosa. Buenos Aires: Losada, 1994. VÉLEZ. Julio. César Vallejo: poemas en prosa, poemas humanos, España, aparta de mí este cáliz. Madrid: Cátedra, 2000.



