Rompimento de Fronteiras nas Linguagens do Grupo Oficcina Multimédia
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.10..178-182Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Teatro pós-moderno, PerformanceResumo
Este ensaio objetiva apresentar, em linhas gerais, o caráter interdisciplinar da pesquisa de linguagens artísticas do Grupo Oficcina Multimédia, em diálogo com o teatro pós-moderno e suas representações performáticas.Downloads
Referências
CAMPOS, Augusto; Haroldo de. Panaroma do Finnegans Wake. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1986. 152 p.
CHALHUB, Samira (Org.) Pós-moderno & semiótica, cultura, psicanálise, literatura, artes plásticas. Rio de janeiro: Imago, 1994. 121 p.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2002. 177 p.
DE MARINIS, Marco. Comprender el teatro: lineamentos de uma nueva teatrologia. Buenos Aires: Galerna, 1997.
HERRERA, Rufo. Belo Horizonte, 18 jan. 2005. Anotações manuscritas. Entrevista concedida a Roberson de Sousa Nunes.
HUTCHEON, Linda. Teorizando o pós-moderno: rumo a uma poética. In: ______. Poética do pós-modernismo: História, Teoria, Ficção. Rio de Janeiro: Imago, 1991. p. 19-41. Título original: A poetics of postmodernism: History, Theory, Fiction.
ISER, Wolfgang. Atos de fingir. O imaginário. In: ______. O fictício e o imaginário: perspectivas de uma Antropologia Literária. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 1996. cap. I, p. 13-37; cap. IV, p. 209-302. Título original: The fictive and the imaginary.
JAMESON, Fredric. Teorias do pós-moderno. Surrealismo sem inconsciente. In: ______. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. 2.ed. São Paulo: Ática, 1997. p. 80-90, 91-118. Título original: Postmodernism, or, the cultural logic of late capitalism.
LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993. 123 p. Título original: La condition postmodern.
MEDEIROS, Ione. Belo Horizonte, 18 jan. 2005. Anotações manuscritas. Entrevista concedida a Roberson de Sousa Nunes.
MEDEIROS, Ione. O olhar sincrético na encenação. In: A arte do encontro: reflexões sobre a arte no século XXI. Belo Horizonte: Teatro Alterosa, 30 mar. 2005. (Inédito).
PAVIS, Patrice. Producción y recepción en el teatro. In: ______. El teatro y su recepción. Semiologia, cruce de culturas y postmodernism. La Habana: Casa de las Américas y Embajada de Francia en Cuba, 1994. p. 9-146.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Trad. J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 2001. 483 p. Título original: Dictionnaire du Théâtre.
PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003. 323 p. Título original: L’Analyse des Spectacles.
RAVETTI, Graciela; ARBEX, Márcia. Introdução. In: ______. (Org.). Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: Departamento de Letras Românicas, Faculdade de Letras/UFMG: Poslit, 2002. p. 9-10.
VILLAR, Fernando Pinheiro. Performances. In: CARREIRA, André et al. (Org.). Mediações performáticas latino-americanas. Belo Horizonte: Faculdade de Letras / Ed. UFMG, 2003. p. 71-80.



