Meu percurso formativo na área de latim no IEL-Unicamp

um relato pessoal

Autores

  • Matheus Trevizam Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.27.2.101-117

Palavras-chave:

latim, formação, memória, percurso

Resumo

Com esta contribuição, pretendo descrever, de uma forma geral, como me interessei pela área dos Clássicos quando ainda era aluno do IEL-Unicamp, onde me graduei em Língua e Literatura Portuguesa. Depois, fiz meu mestrado e doutorado em Linguística, com foco específico em estudos sobre a Antiguidade Romana. Assim, comento o fascínio despertado em mim, desde as minhas primeiras aulas no Instituto, não só pelo contato com a língua milenar, mas também com sua literatura; ademais, atribuo tal efeito, além de às potencialidades instrutivas do latim em si, à habilidade e sabedoria de meus antigos professores. Em seguida, aos poucos explico como aprofundei meu contato com os Estudos Clássicos no IEL, primeiro desenvol- vendo atividades de monitor de latim para os respectivos cursos de graduação; em seguida, trabalhando em um projeto de iniciação científica, cujo objetivo era preparar uma tradução parcial de Suetônio. Por fim, faço comentários sobre a forma como decidi proceder à pós-graduação nessa área e obtive os dois últimos diplomas mencionados.

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Biografia do Autor

  • Matheus Trevizam, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Professor associado IV da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2021-11-20

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