As relações midiáticas entre literatura e música e o contrato fáustico em Doutor Fausto, de Thomas Mann

Autores

  • Luiz Henrique Ernesto Coelho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.27.3.59-74

Palavras-chave:

Thomas Mann, écfrase, intermidialidade

Resumo

O romance Doutor Fausto, de Thomas Mann, apresenta duas características fundamentais da escrita do autor alemão. A primeira direciona-se à relação determinante do autor com a música, percebida em vários de seus textos. A segunda denuncia o momento da escrita do romance, isto é, durante o seu exílio, nos Estados Unidos. Na narrativa, em que se inscreve a personagem do compositor Adrian Leverkühn, os elementos musicais, como por exemplo a notação musical ou o longo trajeto pela cultura musical alemã apontam para a necessidade de uma análise que se aproxime da teoria musical desenvolvida no texto, cujo resultado coincide com as modificações culturais surgidas nos primeiros anos do século XX, colidindo inclusive com o dodecafonismo proposto pelo compositor Arnold Schönberg. Nesta investigação, procura-se entender a interferência midial da linguagem musical no texto literário e como esta define a narrativa e a escrita de Thomas Mann.

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Biografia do Autor

  • Luiz Henrique Ernesto Coelho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Mestre em Letras: Literaturas Modernas e Contemporâneas pela UFMG e doutorando em Letras: Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela mesma instituição.

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Publicado

2021-12-21

Edição

Seção

Teoria, Crítica Literária, outras Artes e Mídias