As APORIAS DA RESPONSABILIDADE

HERESIA E SEGREDO EM DONNER LA MORT, DE DERRIDA, E TEMOR E TREMOR, DE KIERKEGAARD

Autores/as

  • Maria Elvira Malaquias de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.16.3.83-90

Palabras clave:

Derrida, Kierkegaard, responsabilidade, Abraão

Resumen

Em Donner la mort, Jacques Derrida estuda a história do conceito de responsabilidade, construindo uma argumentação que torna relevantes as aporias que cercam a apreensão de tal conceito. O texto destaca como o autor empreende a releitura de Temor e Tremor, obra em que Kierkegaard analisa a crise de Abraão no relato bíblico do sacrifício de Isaac. Ao final, são dados os motivos pelos quais Derrida alega que a literatura herda e renega, ao mesmo tempo, a filiação abraâmica a ela atribuída.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Maria Elvira Malaquias de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Doutoranda em Literatura Comparada / UFMG  

Referencias

AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura européia. 5. ed. Vários tradutores. São Paulo: Perspectiva, 2007. (Coleção Estudos; 2 / Dirigida por J. Guinsburg.)

DERRIDA, Jacques. Donner la mort. Paris: Galilée, 1999.

KIERKEGAARD, Søren. Temor e Tremor. Trad. e prefácio de Torrieri Guimarães. São Paulo: Hemus, 2008.

Publicado

2010-12-31

Número

Sección

Em Tese

Cómo citar

CARVALHO, Maria Elvira Malaquias de. As APORIAS DA RESPONSABILIDADE: HERESIA E SEGREDO EM DONNER LA MORT, DE DERRIDA, E TEMOR E TREMOR, DE KIERKEGAARD. Em Tese, Belo Horizonte, v. 16, n. 3, p. 83–90, 2010. DOI: 10.17851/1982-0739.16.3.83-90. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/emt/article/view/32167. Acesso em: 13 jan. 2026.

Artículos más leídos del mismo autor/a