As personagens femininas tradicionais e modernas nos romances de Cyro dos Anjos
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.18.1.86-105Palavras-chave:
Representação feminina, romances, Cyro dos AnjosResumo
Esta pesquisa consiste em analisar como as personagens femininas são retratadas em O Amanuense Belmiro, Abdias e Montanha, de Cyro dos Anjos, observando como ocorre, de acordo com seus narradores, a representação dessas figuras que apresentam estereótipos tradicionais e modernos. As personagens tradicionais que compõem o corpus são retiradas de cada um desses romances, sendo Emília, Carlota e Cláudia figuras que agem contaminadas pelos resquícios de atitudes vinculadas a uma tradição
sociocultural. Em contraponto, analisam-se, também, as personagens modernas Jandira, Gabriela e Ana Maria, que são construídas com aspectos da mulher moderna. Como recurso teórico, utilizam-se textos teóricos e críticos sobre o contexto histórico e cultural do Brasil Colônia até o século 20, com o intuito de compreender as convenções sociais e a figuração das personagens que simulam certos comportamentos dessa estrutura social.
Downloads
Referências
ANJOS, Cyro dos. Abdias. Belo Horizonte: Garnier, 1994a.
ANJOS, Cyro dos. A menina do sobrado. Belo Horizonte: Garnier, 1994b.
ANJOS, Cyro dos. Montanha. Belo Horizonte: Garnier, 1994c.
ANJOS, Cyro dos. O Amanuense Belmiro. São Paulo: Globo, 2006.
ANJOS, Cyro. Escritores mineiros: Cyro dos Anjos. In: RICCIARDI, Giovanni. Biografia e criação literária: entrevistas com escritores mineiros. Org. Dulce Mindlin. Ouro Preto: Editora UFOP, 2008. p. 122-141.
BRANDÃO, Ruth Silviano. Mulher ao pé da letra: a personagem feminina na literatura. Belo Horizonte: Editora UFMG/Secretaria Municipal da Cultura, 1993.
CANDIDO, Antonio. A personagem do romance. In: ____. et al. A personagem de ficção. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1974. p. 51-80.
FORSTER, E. M. Aspectos do romance. Trad. Maria Helena Martins. Porto Alegre: Globo, 1995.
MALUF, Marina; MOT, Maria Lúcia. Recôndidos do mundo feminino. In: MELO e SOUZA, Laura de (Org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 367-421. v. 3.



