VIDEOPOESIA

UMA POÉTICA DA INTERSEMIOSE

Autores

  • Ana Paula Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.8..37-45

Palavras-chave:

videoarte, videopoesia, semiose, intersemiose, fricções

Resumo

Este ensaio pretende construir uma possibilidade de análise de videopoemas tendo em vista os processos de semiose e intersemiose, bem como a poética do tecnológico, possibilitados pelas fricções (Vera Casa Nova) entre as artes – nas formalizações críticas de Roland Barthes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Ferreira
    Mestre em Letras: Estudos Literários (Área de concentração: Literatura Brasileira), 2003.

Referências

ANTUNES, Arnaldo. Nome. São Paulo: BMG Ariola Discos, 1993.

ARAÚJO, Ricardo. Poesia Visual - Vídeo Poesia. São Paulo: Perspectiva, 1999.

BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. 2. reimp. Trad. de Léa Novaes. RJ: N. Fronteira, 1990.

——————. O grau zero da escrita. Trad. de Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

——————. S/Z: uma análise da novela Serrasine, de Honoré Balzac. Trad. de Lisboa: Ed. 70, 1980.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras escolhidas, 1 v.).

CAMPOS, Augusto. Entrevista. Minas Gerais. Sup. Literário, BH, n. 56, p. 07-16, fev. 2000.

CASA NOVA, Vera. Fricções. Aletria: revista de estudos em literatura. Belo Horizonte, n. 08, p. 72-76, 2001.Centro de Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG.

DOMINGUES, Diana. A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Unesp, 1997.

MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. São Paulo: Brasiliense,1988.

——————. Máquina e imaginário: os desafios das poéticas tecnológicas. 3. ed. São Paulo: Edusp, 2001;

MELO e CASTRO, E. M. O fim visual do século XX. São Paulo: Edusp, 1993.

——————. Poética dos meios e arte high tech. Lisboa: Vega, 1998.

MENEZES, Philadelpho. Poesia e visualidade: uma trajetória da poesia brasileira contemporânea. Campinas: Ed da Unicamp, 1991.

PIGNATARI, Décio. Entrevista. Revista CULT: revista brasileira de literatura. São Paulo n. 38, p. 05-11,set. 2000. (Entrevista concedida a Carlos Adriano).

PLAZA, Julio e TAVARES, Mônica. Processos criativos com meios eletrônicos: poéticas digitais. São Paulo: Hucitec, 1998.

PLAZA, Julio Tradução intersemiótica. São Paulo: Perspectiva/ CNPq, 1987.

POPPER, Frank. Art of the Eletronic Age. New Yorque: Thames and Hudson, 1993.

SANTAELA, Lúcia. Imagem: cognição, semiótica e mídia.3. ed. São Paulo: Iluminuras, 1997.

REFERÊNCIAS VIDEOGRÁFICAS E CDS:

ANTUNES, Arnaldo. Nome. Realizado por: Arnaldo Antunes, Celia Catunda, Kiko Mistrotigo e Zaba Moreau. São Paulo: BMG Ariola Discos, 1993, 1 fita de vídeo (53’),VHS, som, cor, 1 CD, digital, estéreo. Acompanha livro.

ARAUJO, Ricardo. Vídeo Poesia – Poesia Visual. São Paulo: Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI)/Departamento de Engenharia Eletrônica da Escola Politécnica / USP, 1994. 1 fita de vídeo VHS, som, cor.

GUIMARAES, Cao. Between: inventário de pequenas mortes.10’, super-8/Dv (realizado para o projeto Objeto do Cotidiano, no Itaú Cultural). BH Pólo Marimbodense de vídeo, 1999.

Downloads

Publicado

2004-12-31

Edição

Seção

Em Tese