Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com a nossa memória

Autores

  • Ana Luiza de Quadros UFMG
  • Emerson Carvalho
  • Flávia dos Santos Coelho
  • Luciana Salviano
  • Maria Fernanda P. A. Gomes
  • Paula Cristina Mendonça
  • Rosemary Karla Barbosa

Resumo

As poucas mudanças no modelo de transmissão/recepção, usado por muitos professores em suas salas de aula, levaram-nos a questionar a influência dos professores que tivemos na nossa formação profissional. Mesmo que os cursos de licenciatura enfatizem teorias mais modernas de ensino e aprendizagem, os professores acabam assumindo a posição de seus antigos professores. Observamos que a formação do professor não se da exclusivamente na licenciatura, mas durante toda a sua vida escolar e após a sua formação, na própria prática docente. As concepções sobre ensino e aprendizagem, sobre o papel da escola, do professor e do aluno, entre outras, podem ser questionadas através da retomada da história de vida de cada
um dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-03

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA