Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escola

Autores

  • Verônica T Santos
  • Angela F Campos UFPB
  • Maria Angela V. de Almeida

Resumo

Este artigo retrata uma pesquisa realizada com um grupo de professores de química do ensino médio no sentido
de investigar como eles concebem a abordagem por competências na escola. A metodologia envolveu as seguintes etapas: (i)- concepções dos(as) professores(as) sobre competência, usando como instrumento de pesquisa um questionário; (ii)- análise e validação das respostas dos(as) professores(as) ao questionário; (iii)- discussão sobre competência na escola, utilizando como instrumentos um texto e uma fita de vídeo de Perrenoud. Os resultados mostraram que não há uma mobilização dos(as) professores(as) e das escolas com relação à abordagem por competências. Além disso, esta abordagem será possível se o sistema educacional investir em melhores salários, recursos, e uma formação continuada inserida no projeto pedagógico que propicie a cooperação entre os(as) professores(as) e a universidade e contribua para a discussão dos conteúdos de química,
metodologia e avaliação. E, ao mesmo tempo, a construção de novas competências profissionais nos(as) professores(as).

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Publicado

2008-12-03

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA