A importância da reflexão sobre a prática de ensino para a formação docente inicial em ciências biológicas

Autores

  • Geilsa Costa Santos Baptista UEFS

Resumo

Este artigo tem por objetivo demonstrar a importância da reflexão para a formação docente inicial em Ciências Biológicas a partir dos resultados de experiências práticas vivenciadas com alunos pré-formandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana-Bahia e de investigações teóricas sobre ensino e formação docente, desenvolvidos junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores (NUFOP). Conclui-se que ao oferecer aos licenciandos oportunidades para reflexões e discussões permite-se que estes posicionemse criticamente em relação às suas futuras atividades pedagógicas, desenvolvendo as suas consciências de que ser professor é assumir uma postura pedagógica de investigação e não mais de mero repetidor de conhecimentos.

Downloads

Publicado

2008-12-02

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA