Repouso e movimento: que tipo de atrito? o que relatam os livros didáticos

Autores

  • Helena Caldas UFES
  • Altair L Cunha
  • Maria Elisa Magalhães

Resumo

Dados os resultados de diversos estudos sobre as dificuldades e as concepções de senso comum de estudantes e professores acerca do fenômeno do atrito sólido seco, o presente trabalho busca conhecer qual a associação promovida pelos livros da 8a série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio entre atrito sólido e movimento. O objetivo é verificar a contribuição dada por estes livros ao modelo “estudantil” sobre o atrito e, simultaneamente,
mostrar aspectos que devem ser levados em conta quando se estuda este fenômeno. As análises indicam que a abordagem escolhida pelos livros onde se inicia o estudo do atrito não
favorece a formação conceitual adequada sobre o fenômeno na população alvo dos livros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-11-13

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA