Relações entre o discurso do professor e a argumentação dos alunos em uma aula de Física

Autores

  • Maria Candida Varone de Morais Capecchi USP
  • Anna Maria Pessoa de Carvalho
  • Dirceu Silva

Resumo

O presente trabalho é voltado para o estudo das interações discursivas que propiciam a argumentação dos alunos em aulas de Física - compreendendo a identificação tanto de
componentes de seus argumentos, quanto de padrões discursivos determinados pelas intervenções do professor. São analisadas duas cenas dentro de um episódio de ensino
extraído de uma seqüência de aulas relacionadas ao estudo do funcionamento do microondas, realizadas com alunos do primeiro ano do ensino médio. Nas duas cenas, os argumentos
empregados pelos alunos contaram com refutações e também com a formulação de uma síntese das principais idéias discutidas. Este resultado foi atribuído tanto à apresentação de
conhecimentos básicos por parte dos mesmos, quanto à alternância de padrões discursivos empregados pelo professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-11-13

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA