Narrativa, Mito, Ciência e Tecnologia: o ensino da ciência na escola e no museu

Autores

  • Maria Cristina Leal Faculdade de Educação/UFF
  • Guaracira Gouvêa

Resumo

Mostramos neste artigo as possibilidades e a necessidade de se trabalhar a alfabetização científica, integrando ensino formal, não-formal e divulgação científica. Entendemos que a
perspectiva de alfabetização científica está diretamente vinculada ao ensino com base nas relações Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. Após uma breve resenha do significado de
alfabetização científica e CTS, ressaltamos a importância de se articular narrativa, mito, ciência e tecnologia no ensino de ciências. Nos apoiamos em uma sondagem feita com 108
professores participantes de um curso, 18 participantes de um seminário e 12 observações de turmas em visita a um museu de ciências para retratar, de um lado, as possibilidades que os
professores vislumbram de se trabalhar ciências via CTS e, de outro, as incoerências que emergem quando certos conteúdos escolares são explorados na visita de alunos a um museu
de ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-11-12

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA