A Literatura de Monteiro Lobato na discussão de questões acerca da Natureza da Ciência no ensino fundamental

  • Sílvia Regina Groto Universidade Federal do Rio Grande do NOrte
  • André Ferrer P. Martins Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Monteiro Lobato. Natureza da Ciência.Literatura

Resumo

Neste artigo, analisamos determinados aspectos das visões de ciência presentes em três obras da literatura de Monteiro Lobato, visando à utilização desse material na discussão de questões acerca da Natureza da Ciência em aulas de ciências. A análise das obras Reinações de Narizinho, A Reforma da Natureza e A Chave do Tamanho evidenciou a presença de trechos associados ao conhecimento científico que foram classificados em quatro categorias: linguagem científica, visão de cientista, método científico e valoração da ciência. Embora as histórias tragam elementos de visões de ciência consideradas inadequadas segundo alguns estudos da área da Didática das Ciências, consideramos que as obras poderiam ser utilizadas no ensino fundamental, principalmente para a problematização das visões de ciência e de cientista que veiculam.

Biografia do Autor

Sílvia Regina Groto, Universidade Federal do Rio Grande do NOrte

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

André Ferrer P. Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor Associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Departamento de Práticas Educaionais e Currículo.
Publicado
2015-05-11
Seção
Artigos