A LITERATURA DE MONTEIRO LOBATO NA DISCUSSÃO DE QUESTÕES ACERCA DA NATUREZA DA CIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

THE LITERATURE OF MONTEIRO LOBATO TO DISCUSS NATURE OF SCIENCE ISSUES AT ELEMENTARY SCHOOL

Autores

  • Sílvia Regina Groto Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • André Ferrer P. Martins Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172015170206

Palavras-chave:

Monteiro Lobato; Natureza da Ciência; Literatura.

Resumo

Neste artigo, analisamos determinados aspectos das visões de ciência presentes em três obras da literatura de Monteiro Lobato, visando à utilização desse material na discussão de questões acerca da natureza da ciência em aulas de ciências. A análise das obras Reinações de NarizinhoA reforma da natureza A chave do tamanho evidenciou a presença de trechos associados ao conhecimento científico que foram classificados em quatro categorias: linguagem científica, visão de cientista, método científico e valoração da ciência. Embora as histórias tragam elementos de visões de ciência consideradas inadequadas segundo alguns estudos da área da Didática das Ciências, consideramos que as obras poderiam ser utilizadas no Ensino Fundamental, principalmente para a problematização das visões de ciência e de cientista que veiculam.

In this article, we analyze certain aspects of the views of science presented in three works of Monteiro Lobato's literature. Our aim is to use this material to discuss issues regarding Nature of Science in science classes. The analysis of the works of Reinações de NarizinhoA Reforma da Natureza and A Chave do Tamanho revealed the presence of excerpts associated with the scientific knowledge that have been classified into four categories: scientific language, view of scientist, scientific method and appreciation of science. While the stories bring elements of science views considered inadequate according to some studies from Science Education, we believe that these works could be used at elementary school, especially for questioning the views of science and scientist they provide.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU. T.C.S. Entre guerras, ciências e reformas: Emília consertando a natureza. In: LAJOLO, M.; CECCANTINI, J. L. (Org.). Monteiro Lobato livro a livro: obra infantil. São Paulo: UNESP; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008. p. 439-451. [ Links ]

ADÚRIZ-BRAVO, A.; ROSALES, S. D. ¿Qué naturaleza de la ciencia hemos de saber los profesores que enseñamos ciencias? Uma questión actual de la investigación didáctica. In: ROSALES, S. F. D.; GATICA, M. R. Q.(Eds.). La enseñanza de las ciencias naturales en las primeras edades: su contribución a la promoción de competencias de pensamiento científico(Volumen 5). Barrancabermeja: Litodigital, 2011, p. 112-128. Disponível em: <http://www7.uc.cl/sw_educ/educacion/grecia/plano/html/pdfs/biblioteca/LIBROS/LIBROMQSFIN.pdf>. Acesso em: 25,11,2014. [ Links ]

BERTOLUCCI, D. M. da P. Reinações de Narizinho: um livro "estupendo". In: LAJOLO, M.; CECCANTINI, J. L. (Org.). Monteiro Lobato livro a livro: obra infantil. São Paulo: UNESP; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008. p. 187-198. [ Links ]

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais 3º e 4º ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998. [ Links ]

CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Editora Cortez, 2005. [ Links ]

CAMENIETZKI, C. Z. O saber impotente: estudo da noção de ciência na obra infantil de Monteiro Lobato. 1988. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 1988. [ Links ]

CARVALHO, F. A. de. Fragmentos Literários para a Educação Ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Natal, v. 18, p. 336-348, jan./jun. 2007. [ Links ]

CAVALHEIRO, E. Monteiro Lobato: vida e obra. São Paulo: Companhia Distribuidora de Livros; Companhia Editora Nacional, 1955. v. 1 e 2. [ Links ]

CECCANTINI, J. L. De raro Poder Fecundante: Lobato editor. In: LAJOLO, M.; CECCANTINI, J. L. (Org.). Monteiro Lobato livro a livro: obra infantil. São Paulo: UNESP; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008. p. 67-84. [ Links ]

COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria análise didática. 7. ed. São Paulo: Moderna, 2009. [ Links ]

DEPARTMENT FOR EDUCATION. The national curriculum in England. Londres: The National Archives, 2013. Disponível em: < http://www.gov.uk/dfe/nationalcurriculum>. Acesso em: 03-09-2014 [ Links ]

GIL PÉREZ, D. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p.125-153, 2001. [ Links ]

GROTO, S. R. Literatura de Monteiro Lobato no ensino de ciências. 2012185f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. [ Links ]

GROTO, S. R.; MARTINS, A. F. P. Monteiro Lobato em aulas de ciências: aproximando ciência e literatura na educação científica. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n.1, p. 219-238, 2015a. [ Links ]

GROTO, S. R.; MARTINS, A. F. P. O que é ciência, Dona Benta? A literatura de Monteiro Lobato na abordagem de questões acerca da Natureza da Ciência. In: NORONHA, C. A.; MENDES, I. A. (Org.), Ensino de Ciências e Matemática: múltiplos enfoques na formação de professores. Campinas, SP: Mercado das Letras, Natal/RN: UFRN, 2015b. [ Links ]

GUERRA, A.; MENEZES, A. M. S. Literatura na física: uma possível abordagem para o ensino de ciências? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 7, 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2009. p. 1-10. [ Links ]

HABIB, P. A. B. B. Eis o mundo encantado que Monteiro Lobato criou: raça, eugenia e nação. 2003. 175f. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. [ Links ]

LAJOLO, M. Monteiro Lobato: um brasileiro sob medida. 2. ed. São Paulo: Salamandra, 2006. [ Links ]

LAJOLO, M.; CECCANTINI, J. L. (Org.). Monteiro Lobato livro a livro: obra infantil. São Paulo: Editora UNESP; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008. [ Links ]

LOBATO, M. As novas possibilidades das zonas cálidas. In: Revista do Brasil. São Paulo. v. 7, n. 29, p. 3-8, 1918. [ Links ]

LOBATO, M. A Barca de Gleyre. São Paulo: Brasiliense, 1948. [ Links ]

LOBATO, M. Reinações de Narizinho. São Paulo: Editora Globo, 2009. [ Links ]

LOBATO, M. A reforma da natureza. São Paulo: Editora Globo, 2010a. [ Links ]

LOBATO, M. A chave do tamanho. São Paulo: Editora Globo, 2010b. [ Links ]

MARTINS, A. F. P.; GROTO, S. R. Discutindo ciência com Monteiro Lobato. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 8, 2012, Campinas. Atas... Campinas: ABRAPEC, 2012. p. 1-9. [ Links ]

MATTHEWS, M. R. História, Filosofia e Ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 164-214, dez. 1995. [ Links ]

NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Next generation science standards: for states, by states. Washington, D.C.: The National Academies Press, 2013. [ Links ]

OLIVEIRA, L. S. de; GOLDFARB, A. M. A. A literatura de Monteiro Lobato como instrumento de ensino de ciências: uma proposta de trabalho a partir da História da Ciência. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, São Paulo, v. 5, p. 13-21, 2012. [ Links ]

PENTEADO, J. R. W. Os filhos de Lobato. Rio de Janeiro: Dunya Editora, 1997. [ Links ]

PEREIRA, R. de B. . 2006. 93 f. Dissertação(Mestrado em Educação) - Universidade de Campinas, Campinas, 2006. [ Links ]

PINTO, A. A.; RABONI, P. C. de A. Concepções de ciência na literatura infantil brasileira: conhecer para explorar possibilidades. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 5, 2005, Bauru. Atas... Bauru: ABRAPEC, 2005. p. 1-5. [ Links ]

SALOMÃO, S. R. Lições de Botânica: O Texto Literário no Ensino de Ciências. Ciência em Tela, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 1-9, 2008. Disponível em:<http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/Salomao_2008_1.pdf>. Acesso em: 1 mar. 2012. [ Links ]

SANTOS, T. dos. Concepções de ciência nas obras de Monteiro Lobato: mapeamento e análise de termos científicos no livro Serões de Dona Benta. 2011. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Universidade do Estado de São Paulo, Bauru, 2011. [ Links ]

SILVA, C. C.; GASTAL, M. L.Ensinando ciências e ensinando a respeito das ciências. In: PAVÃO, A. C.; FREITAS, D. (Org.). Quanta ciência há no ensino de ciências. São Carlos: EduFSCar, 2011. p. 34-44. [ Links ]

SILVEIRA, M. P. da. O potencial de relações entre ensino de ciências e literatura por meio da obra de Monteiro Lobato. In: COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS, 4, 2010, Maringá, PR. Anais... Maringá, PR, 2010. Disponível em: <http://www.cielli.com.br/downloads/217.pdf html>. Acesso em: 24 mar. 2012. [ Links ]

SILVEIRA, M. P. da. Literatura e Ciência: Monteiro Lobato e o ensino de química. 2013. 297f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. [ Links ]

VALENTE, T. A. A chave do mundo: o tamanho. In: LAJOLO, M. CECCANTINI, J. L. (Org.). Monteiro Lobato livro a livro: obra infantil. São Paulo: UNESP; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008. p. 455-467. [ Links ]

ZANETIC, J. Física e literatura: uma possível integração no ensino. In: ENCONTRO DE PESQUISADORES EM ENSINO DE FÍSICA - EPEF, 5, 1997, Belo Horizonte. Atas... Belo Horizonte: UFMG/CECIMIG/FAE, 1997. p. 27-33. [ Links ]

ZANETIC, J.. Física e literatura: construindo uma ponte entre as duas culturas. História, Ciências, Saúde, Manguinhos, RJ, v. 13, p. 55-70, out. 2006. Suplemento. [ Links ]

ZANETIC, J. Literatura e cultura científica. In: ALMEIDA, M. J. P. M.; SILVA, H. C. Linguagens, Leituras e Ensino de Ciências. Campinas: Mercado das Letras, 2007. p. 11-31. [ Links ]

ZANETIC, J.. Física ainda é cultura! In: MARTINS, A. F. P.Física ainda é cultura? São Paulo: Livraria da Física, 2009. p. 281-300. [ Links ]

Downloads

Publicado

2015-05-11 — Atualizado em 2021-04-28

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS