Ensino de ciências e cultura local: um estudo a partir das falas de professores de um contexto teuto-brasileiro

Autores

  • Dulce Maria Strieder Universidade Estadual Oeste Paraná
  • Anna Maria Pessoa de Carvalho USP

Resumo

O presente texto aborda os elos entre a cultura e o ensino de ciências, discutindo a existência de elementos da cultura local que permeiam os discursos dos professores de uma comunidade teuto-brasileira, sobre o ensino e a aprendizagem em ciências. O artigo relata resultados de uma pesquisa que investigou o cotidiano do ensino de ciências no município de Salvador das Missões (RS), colonizado por descendentes germânicos. Os resultados apontam que os principais identificadores culturais, como os valores atribuídos à escola, à família e à língua, continuam vivos no cotidiano da população local e permeiam as falas dos professores sobre temas como a função e os objetivos do ensino de ciências e as posturas adotadas em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-06-05

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA