O discurso pedagógico de um professor e a elaboração de conhecimentos científicos

Autores

  • Lenice Heloisa de Arruda Silva
  • Roseli Pacheco Schnetzler UFMS

Resumo

O trabalho enfoca o discurso de um formador (professor universitário) visando a elaboração de conceitos científicos em seus alunos (futuros professores de Biologia), no contexto de uma disciplina de conteúdo específico (Fisiologia). Para tal, foram observadas, registradas e transcritas aulas teóricas e práticas do formador, gravadas em áudio. Os dados da investigação são construídos e interpretados segundo procedimentos teórico-metodológicos de uma perspectiva histórico-cultural e enunciativa, adotando-se a análise microgenética para investigar o discurso pedagógico do formador. Os resultados revelam aspectos que caracterizam a complexidade das interações professor-aluno em sala de aula, evidenciando estratégias discursivas, por parte do formador, que na visão daquele formador asseguram a transmissão de conhecimentos e a consideração das idéias dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-06-05

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA