Utilização de situação de estudo como forma alternativa para o ensino de Física

Autores

  • Marcus Venicius Juliano de Souza CEEGP
  • Valter Assis Dantas CEEGP
  • João Rufino de Freitas Filho Universidade Rural de Pernambuco
  • Maria Angela Vasconcelos de Almeida Universidade Rural de Pernambuco

Resumo

Este trabalho apresenta resultados decorrentes de uma vivência didático-pedagógica numa escola pública que utilizou o modelo de Ensino por Investigação/Pesquisa através da metodologia de situação de estudo relevante aos estudantes. Teve como objetivos identificar a potencialidade de situações de estudo para o processo de ensino-aprendizagem das Ciências, em especial da Física, perceber se essa metodologia favorece ações interdisciplinares e se é capaz de motivar os alunos. A pesquisa foi realizada no Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano, localizado em Recife / PE, durante o período de fevereiro/abril de 2004, com estudantes da primeira série do Ensino Médio. As etapas de desenvolvimento do trabalho foram realizadas em duas fases: I - levantamento das concepções prévias dos estudantes, utilizando como instrumento, um questionário: II - aulas disciplinares, que utilizou demonstrações, e atividades experimentais em laboratório. A situação de estudo favoreceu a construção e a vivência da proposta contextualizada no meio ambiente (visitas), sala de aula e no laboratório. Além de favorecer uma maior articulação com as disciplinas química e biologia do currículo da escola e motivar os alunos para o estudo das Ciências, em especial a Física. Podemos sugerir que a metodologia das situações de estudo apresenta avanços para o processo de ensino-aprendizagem das Ciências e da Física.

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Publicado

2009-06-05

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA