O “saber” e o “saber fazer” necessários à atividade docente no ensino superior: visões de alunos de Pós-Graduação em Química

Autores

  • Dulcimeire Aparecida Volante Zanon UNESP
  • Jane Raquel Silva de Oliveira UFSCAR
  • Salete Linhares Queiroz USP

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar as visões de alunos de pós-graduação sobre as necessidades formativas de professores de Química do Ensino Superior. A partir de questões relacionadas ao "saber" e "saber fazer" do professor neste nível de ensino, os alunos apresentaram suas concepções sobre os conhecimentos necessários para um bom desempenho na prática de sala de aula. Os resultados demonstraram que a maioria dos alunos priorizou a necessidade do professor conhecer a matéria a ser ensinada, ou seja, os saberes conceituais. Aliado a este saber, porém em menor grau, destacaram a importância dos saberes relacionados à metodologia de ensino da área específica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-06-05

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA