PESQUISA-AÇÃO E TRIANGULAÇÃO METODOLÓGICA NA INVESTIGAÇÃO DE PERCEPÇÕES DE UM GRUPO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O AMBIENTE

ACTION RESEARCH AND METHODOLOGICAL TRIANGULATION IN THE INVESTIGATION OF PERCEPTIONS OF A GROUP OF STUDENTS OF BASIC EDUCATION ABOUT THE ENVIRONMENT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172018200109%20

Palavras-chave:

Pesquisa-ação; Educação ambiental; Educação em ciências; Grupo focal; Triangulação metodológica.

Resumo

A pesquisa-ação vem sendo utilizada para abordar diversos temas na escola e oferece possibilidades ao professor-pesquisador de conhecer melhor sua realidade escolar e aprimorar sua práxis. Este estudo desenvolvido numa escola municipal do Rio de Janeiro se apropriou da pesquisa-ação para abordar um tema transversal na educação em ciências - a educação ambiental (EA). O trabalho foi motivado pelas seguintes reflexões: Existe interesse dos alunos em discutir EA?; Os alunos são estimulados na escola a pensar sobre questões ambientais? Coletamos percepções de um grupo de alunos do ensino fundamental sobre o ambiente, que participaram das seguintes atividades: registro fotográfico do ambiente próximo à escola e dinâmicas de grupo focal. Objetivamos obter um retrato de como os alunos percebiam sua relação com o ambiente. A triangulação metodológica nos permitiu explorar os resultados de forma mais detalhada, elucidando aspectos sobre o interesse dos alunos em discutir a EA e questões associadas na escola.

Action research has been used to address various issues in school and offers possibilities for teacher-researcher to better understand their school reality and improve his/her praxis. This study was conducted in a municipal school in Rio de Janeiro using the action research approach to address a cross-cutting theme in science education - environmental education (EE). The work was motivated by the following reflections: Are students interested in discussing EE?; Are students encouraged by the school to think about environmental issues? We collected perceptions of a group of elementary students about the environment. They participated in the following activities: photographic record of the school neighborhood, and focus groups. Our goal was to get a picture of how students perceived their relationship with the environment. The methodological triangulation allowed us to explore results in more detail and gave insight into the interest of students in discussing EE and related issues at school.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. J. O debate atual sobre os paradigmas da pesquisa em educação. Cadernos de Pesquisa, v. 96, p. 15-23, 1996. [ Links ]

ADELMAN, C. Kurt Lewin and the origins of action research. Educational Action Research, v. 1, n. 1, p. 7-24, 1993. [ Links ]

AKHGAR, B. et al (ed.). Application of big data for national security. A practitioner’s guide to emerging technologies. Oxford: Butterworth-Heinemann, 2015. [ Links ]

BATISTA, M. S. S. Educação Ambiental como política pública: uma incursão pelos caminhos da gestão In: GRACINDO, R. V. et al. (org.). Educação como exercício da diversidade: estudos em campos de desigualdades sócio-educacionais, 2007. [ Links ]

BAZELEY, P. Issues in Mixing Qualitative and Quantitative Approaches to Research. In: BUBER, R.; GADNER, J. and Richards, L. (ed.). Applying Qualitative Methods to Marketing Management Research. Houndsmill: Palgrave Macmillan, p.141-56 , 2004. [ Links ]

BURNARD, P. Analysing and presenting qualitative data. British Dental Journal 204, p. 429- 432, 2008. [ Links ]

DUARTE, T. A possibilidade da investigação a 3: reflexões sobre triangulação (metodológica). Cies e-working paper. Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Disponível em: Disponível em: http://www.cies.iscte.pt/destaques/documents/CIES-WP60_Duarte_003.pdf. 2009. Acesso em:01 out. 2016. [ Links ]

DULLEY, R. Noção de natureza, ambiente, meio ambiente, recursos ambientais e recursos naturais. Revista Agricultura em São Paulo, v. 51, n. 2, p.15-26, 2004. [ Links ]

EHRENFELD, D. Beginning again: people and nature in the New Millennium. New York: Oxford University Press, 1993. [ Links ]

ENGEL, G. I. Pesquisa e Ação. Educar, Editora da UFPR, Curitiba, n. 16, p.181-191, 2000. [ Links ]

FERRANCE, E. Themes in education: Action research. Northeast and Islands Regional Educational Laboratory at Brown University. A Program of the Education Alliance, 2000. [ Links ]

FIELDING, N. G; & LEE, R. M. (ed.). Computer analysis and qualitative research. Thousand Oaks, CA: Sage, 1998. [ Links ]

FOLENA, S. F. L; ANJOS, M. B. Educação Pré-Escolar e Ambiente: Uma discussão propositiva. Revista Educação Ambiental em Ação, n. 13, 2005.[Links]

GILL, P. Methods of data collection in qualitative research: interviews and focus groups. British Dental Journal, 204, p. 291 - 295, 2008. [ Links ]

GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. São Paulo, Papirus, 2004. [ Links ]

GÜNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, n. 22. p. 201-10, 2006. [ Links ]

KIGONGO, A., McAFEE, V. Visualizing and exploring qualitative research: interview transcripts, 2013. [ Links ]

KRUEGER, R. A. Focus groups: A Practical Guide for Applied Research. Thousand Oaks, CA. Sage Publications, 1994. [ Links ]

KRUEGER, R. Designing and conducting focus group interviews. 2002. [ Links ]

LEECH, N. L.; ONWUEGBUZIE, A. J. Beyond constant comparison qualitative data analysis: Using NVivo. School Psychology Quarterly, v. 26, p. 70-84, 2011. [ Links ]

LEWIN, K. Action research and minority problems. Journal of Social Issues, n. 2, p. 34-46, 1946. [ Links ]

LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental transformadora. Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Ministério do Meio Ambiente, 2004. [ Links ]

LOUREIRO, C. F. B; COSSÍO, M. F. B. Um olhar sobre a educação ambiental nas escolas: considerações iniciais sobre os resultados do projeto “O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental? In: MELLO, S. S; TRAJBER, R. (coord.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em Educação Ambiental na escola. Brasília: Ministério da Educação / Ministério do Meio Ambiente / UNESCO, 2007.[Links]

LOUREIRO, C. F. B; COSSÍO, M. F. B. Educação ambiental crítica: contribuições e desafios. In: MELLO, S.S; TRAJBER, R. (coord.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em Educação Ambiental na escola. Brasília: Ministério da Educação / Ministério do Meio Ambiente / UNESCO , 2007.[Links]

MORIN, E. O paradigma perdido: a natureza humana. 4ª ed.Portugal: Publicações Europa-América, p. 222, 1988. [ Links ]

MONTEIRO, A. M. F. da C. Professores entre saberes e práticas. Educação e Sociedade, São Paulo, v. 22, n. 74, p. 121-142, 2001. [ Links ]

MOREIRA, A. F. B. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007, 48p. [ Links ]

MySQL 5.6 Reference Manual Including MySQL Cluster NDB 7.3-7.4. Reference Guide, 2015. Disponível em: http://downloads.mysql.com/docs/refman-5.6-en.pdf >. Acesso em:07 dez. 2015. [ Links ]

NASCIMENTO, C. P. O uso da pesquisa-ação para abordar um tema transversal na educação em ciências (educação ambiental) em uma escola municipal de Magé, RJ. Dissertação (Pós-graduação em Educação, Gestão e Difusão em Biociências), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. [ Links ]

QUIVY, R; & CAMPENHOUDT, L. V. (1998). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva. [ Links ]

RODRIGUES, P.S.; OBARA, A.T. Cidadania e meio ambiente na concepção de alunos do ensino médio fundamental. Revista Eletrônica Direito e Política, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Jurídica da UNIVALI, Itajaí, v.8, n.1, 1° quadrimento de2013. Disponível em:http://www.univali.br/direitoepolitica-ISSN1980-7791 >. Acesso em:7 dez. 2015. [ Links ]

SANTOS, L.M.F. Discursos de educação ambiental na formação de educadores (as) ambientais: uma abordagem a partir da Análise Crítica do Discurso. Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde, Tese (doutorado), Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010. [ Links ]

VIEGAS, A.; GUIMARÃES, M. Crianças e educação ambiental na escola: associação necessária para um mundo melhor? Revista Brasileira de Educação Ambiental. Brasília, n.00, p. 56-62, 2004. [ Links ]

SAUVÉ, L. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 317-322, 2005. [ Links ]

TRAJBER, R.; MENDONÇA, P. R. (org.). Educação na diversidade: o que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental/ Organização: Rachel Trajber, Patrícia Ramos Mendonça. - Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Coleção Educação para Todos, Série Avaliação; n. 6, v. 23), 2007, 262 p. [ Links ]

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005. [ Links ]

TRISTÃO, M. Saberes e fazeres da educação ambiental no cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental. Brasília, n.00, p. 47-55, 2004.[Links]

YOUNG, M. F. D. The Curriculum of the future. London: Falmer Press, 1998.[Links]

Downloads

Publicado

2018-06-13

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS