Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 20 (2018)
v. 20 (2018)
Publicado:
2021-03-17
RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS
CONSTITUIÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES INOVADORES: UM ESTUDO DE CASO
CONSTITUTION AND PRACTICE OF INNOVATIVE TEACHERS: A CASE STUDY
João Batista Siqueira Harres, Valderez Marina do Rosário Lima, Gabriela Carolina Cattani Delord, Clara Inés Chaparro Susa, Rosa Inés Pedreros Martinez
PDF
AS LINHAS QUE TECEM O APRENDER E O ENSINAR EM CIÊNCIAS
THE LINES THAT WEAVE LEARNING AND TEACHING SCIENCES
Maria dos Remédios de Brito, Maria Neide Carneiro Ramos
PDF
INQUIRY-BASED APPROACHES IN SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHER EDUCATION: AN ANALYSIS OF STUDIES PUBLISHED IN BRAZIL
ABORDAGENS INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: INTERLOCUÇÕES COM ESTUDOS PUBLICADOS NO BRASIL
Charles dos Santos Guidoti, Valmir Heckler
PDF (English)
O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO E O ENSINO DE FÍSICA: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA ALUNA CEGA
SPECIALIZED PEDAGOGICAL SERVICE AND TEACHING PHYSICS: AN INVESTIGATION ABOUT THE TEACHING AND LEARNING PROCESS OF A BLIND STUDENT
Marcela Ribeiro da Silva, Eder Pires de Camargo
PDF
SITUAÇÃO DE ESTUDO: O QUE VEM SENDO PUBLICADO EM EVENTOS E PERIÓDICOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS?
THE STUDY SITUATION: WHAT HAS BEEN PUBLISHED IN EVENTS AND JOURNALS ON THE SCIENCE TEACHING FIELD?
Lorena Brito Góes Vieira, Geraldo Wellington Rocha Fernandes, Otavio Aloisio Maldaner, Elisa Prestes Massena
PDF
O PROCESSO DE REFLEXÃO ORIENTADA NA FORMAÇÃO INICIAL DE UM LICENCIANDO DE QUÍMICA VISANDO O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
THE REFLECTION-ORIENTED PROCESS IN A PRE-SERVICE CHEMISTRY TEACHER AIMING TEACHING BY INVESTIGATION AND SCIENTIFIC LITERACY PROMOTION
Rita de Cássia Suart, Maria Eunice Ribeiro Marcondes
pdf
MOTIVOS PARA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE COM PROFESSORES DE FÍSICA A PARTIR DA TEORIA DA ATIVIDADE
REASONS FOR SCIENTIFIC EDUCATION: AN ANALYSIS WITH PHYSICS TEACHERS FROM ACTIVITY THEORY
Frederico Augusto Toti, Alessandro Costa da Silva
PDF
ESCOLAS DO CAMPO: UM OLHAR SOBRE A LEGISLAÇÃO E PRÁTICA SIMPLEMENTADAS NO ENSINO DE FÍSICA
RURAL SCHOOLS: A LOOK AT LEGISLATION AND PRACTICES IMPLEMENTED IN PHYSICS TEACHING
Franciele Franco Dias, André Ary Leonel
PDF
RELAÇÕES COM O SABER NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO CIENTÍFICO NO ENSINO DE BIOLOGIA
RELATIONSHIPS TO KNOWLEDGE IN THE PRODUCTION OF SCIENTIFIC DOCUMENTARIES IN BIOLOGY TEACHING
Heron Omar Arraya Cazón, Odisséa Boaventura de Oliveira
PDF
PARA QUE ENSINAR CIÊNCIA NO SÉCULO XXI? - REFLEXÕES A PARTIR DA FILOSOFIA DE FEYERABEND E DO ENSINO SUBVERSIVO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA
WHY TEACH SCIENCE IN THE 21ST CENTURY? - REFLECTIONS FROM FEYERABEND’S PHILOSOPHY AND SUBVERSIVE EDUCATION FOR CRITICAL MEANINGFUL LEARNING
Felipe Damasio, Luiz O. Q. Peduzzi
PDF
CONTROVÉRSIAS SOBRE OS TRANSGÊNICOS NAS COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE QUÍMICA
CONTROVERSIES ABOUT TRANSGENIC CROPS IN CHEMISTRY TEACHERS’S UNDERSTANDING
Leonardo Victor Marcelino, Carlos Alberto Marques
PDF
AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR EM CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA
CURRICULAR SETTING IN BIOLOGICAL SCIENCE COURSES FROM UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA
Dayane Santos Silva, Rosa Maria Feiteiro Cavalari
PDF
REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA DE MESTRANDOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS
DISCURSIVE REPRESENTATIONS OF EXPERIMENTATION FROM MASTERS STUDENTS IN SCIENCE EDUCATION
Maria Cristina do Amaral Moreira, Francine Pinhão
PDF
CONSTITUCIÓN DE UN DOMINIO FENOMENOLÓGICO PARA LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS IMPLICACIONES DESDE EL ESTUDIO DEL CASO DEL FENÓMENO VOLTAICO
CONSTITUIÇÃO DE UM DOMÍNIO FENOMENOLÓGICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. IMPLICAÇÕES A PARTIR DO ESTUDO DE CASO DO FENÔMENO VOLTAICO
María Mercedes Ayala Manrique, José Francisco Malagón Sánchez, Sandra Sandoval Osorio, Marina Garzón Barrios
PDF (Español (España))
PESQUISA-AÇÃO E TRIANGULAÇÃO METODOLÓGICA NA INVESTIGAÇÃO DE PERCEPÇÕES DE UM GRUPO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O AMBIENTE
ACTION RESEARCH AND METHODOLOGICAL TRIANGULATION IN THE INVESTIGATION OF PERCEPTIONS OF A GROUP OF STUDENTS OF BASIC EDUCATION ABOUT THE ENVIRONMENT
Sonia Maria Ramos de Vasconcelos, Carolina Paulo do Nascimento, Maylta Brandão dos Anjos
pdf
A COMPREENSÃO DA BIODIVERSIDADE POR MEIO DIORAMAS DE MUSEUS DE ZOOLOGIA: UM ESTUDO COM PÚBLICO ADULTO NO BRASIL E NA DINAMARCA
BIODIVERSITY’S KNOWLEDGE ACQUIRED THROUGH ZOOLOGY MUSEUM’S DIORAMAS: A STUDY WITH ADULT AUDIENCES IN BRAZIL AND DENMARK
Martha Marandino, Carolina Rettondini Laurini
PDF
A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA: ARTICULAÇÃO ENTRE OS CAMPOS DO CONHECIMENTO
TEACHING FORMATION IN PHYSIC’S TEACHING COURSE: ARTICULATION BETWEEN KNOWLEDGE FIELDS
Joana Paulin Romanowski, Priscila Juliana da Silva
PDF
A LUA NA MÃO: MEDIAÇÃO E CONCEITOS COMPLEXOS NO ENSINO DE ASTRONOMIA
THE MOON IN MY HAND: MEDIATION AND COMPLEX CONCEPTS IN ASTRONOMY TEACHING
Leonardo Gonçalves Lago, José Luís Nami Adum Ortega, Cristiano Rodrigues de Mattos
PDF
A QUEDA DOS CORPOS PARA ALÉM DO QUE SE VÊ: CONTRIBUIÇÕES DAS IMAGENS ESTROBOSCÓPICAS E DA VIDEOANÁLISE PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
FALLING BODIES FURTHER THAN THE EYES CAN SEE: CONTRIBUTIONS OF STROBE IMAGES AND VIDEO ANALYSIS FOR SCIENTIFIC LITERACY
Marco Adriano Dias, Deise Miranda Vianna, Paulo Simeão Carvalho
PDF
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O DESENVOLVIMENTO DOS SABERES DOCENTES: A EXPERIÊNCIA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
THE CONTRIBUTIONS OF PIBID TO THE DEVELOPMENT OF TEACHING KNOWLEDGES: THE EXPERIENCE OF NATURAL SCIENCES GRADUATION (UNIVERSITY OF BRASILIA)
Delano Moody Simões da Silva, Viviane Aparecida da Silva Falcomer, Franco de Salles Porto
PDF
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
UNDERGRADUATE STUDENTS’ SOCIAL REPRESENTATIONS OF THE SUPERVISED CURRICULAR INTERNSHIP
Caroline Antunes Rosa, Ademir José Rosso, Adriano Charles Ferreira
PDF
UM CENÁRIO DE POSSIBILIDADES PARA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CONTEXTO DE UM INSTITUTO FEDERAL
A POSSIBILITY SCENARIO FOR SUPERVISED CURRICULAR INTERNSHIP IN A FEDERAL INSTITUTE
Rosenilde Nogueira Paniago, Teresa Jacinto Sarmento, Josiane Lopes Medeiros, Patrícia Gouvêa Nunes
PDF
AS DISCIPLINAS CIENTÍFICAS DO ENSINO BÁSICO NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA NOS ANOS DE 1960 E 1970
THE SCIENTIFIC DISCIPLINES OF BASIC EDUCATION IN BRAZILIAN EDUCATIONAL LEGISLATION IN THE YEARS OF 1960 AND 1970
Maria Neuza Almeida Queiroz, Yassuko Hosoume
PDF
ENSINO DE BOTÂNICA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO: CONTRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
BOTANY TEACHING IN BIOLOGICAL SCIENCES TEACHING DEGREE IN A PUBLIC UNIVERSITY IN RIO DE JANEIRO: CONTRIBUTIONS OF UNIVERSITY TEACHERS
Liliane Ramos da Fonseca, Paula Ramos
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Idioma
English
Português (Brasil)
Español (España)