A COMPREENSÃO DA BIODIVERSIDADE POR MEIO DIORAMAS DE MUSEUS DE ZOOLOGIA: UM ESTUDO COM PÚBLICO ADULTO NO BRASIL E NA DINAMARCA

BIODIVERSITY’S KNOWLEDGE ACQUIRED THROUGH ZOOLOGY MUSEUM’S DIORAMAS: A STUDY WITH ADULT AUDIENCES IN BRAZIL AND DENMARK

Autores

  • Martha Marandino Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) https://orcid.org/0000-0001-9175-012X
  • Carolina Rettondini Laurini Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-211720182001018

Palavras-chave:

Biodiversidade; Dioramas; Pesquisa de público.

Resumo

Um dos grandes desafios da educação desenvolvida nos museus hoje é expor o tema da biodiversidade, promovendo a sua compreensão. Nesta pesquisa, estuda-se o que o público adulto compreende sobre biodiversidade ao visitar dioramas em exposições de dois museus de zoologia, um nacional e um internacional. Analisamos aqui os dados coletados com quatro sujeitos por meio do método de thinking aloud seguido de entrevista, a partir das categorias de abordagens de biodiversidade. Como resultados, observamos que a abordagem mais presente foi aquela ao nível de organização de espécie e as ausentes se referiram ao nível genético e à abordagem humana. Os resultados apontam para o potencial e os limites dos dioramas para a compreensão da biodiversidade em museus.

One of biggest challenges of museum education is to expose biodiversity, promoting their understanding. In this research, we study what the adult audience understands about biodiversity while visiting dioramas in two zoological museums, one national (Brazilian) and one international (Danish). We analyzed data gathered with four subjects through the thinking aloud method, followed by interview using the categories of biodiversity approaches. As results we have found an emphasis on the species level of organization and the absence of the genetic level and the human approach, what let us reflect about the potential and the limits of the comprehension of biodiversity through dioramas in museums.

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Publicado

2021-03-17 — Atualizado em 2021-05-04

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS