A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA: ARTICULAÇÃO ENTRE OS CAMPOS DO CONHECIMENTO
TEACHING FORMATION IN PHYSIC’S TEACHING COURSE: ARTICULATION BETWEEN KNOWLEDGE FIELDS
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-211720182001019Palavras-chave:
Formação de Professores; Licenciatura em Física; Formação Pedagógica.Resumo
Este artigo resulta de uma pesquisa qualitativa realizada em um curso de Licenciatura em Física ofertado em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, localizado em Santa Catarina. A investigação buscou identificar e analisar as prioridades apontadas pelo Projeto Pedagógico de Curso para a formação de professores e descrever as práticas pedagógicas dos professores que atuam nesse curso. Os dados foram coletados por meio de análise documental do Projeto Pedagógico de Curso e entrevistas semiestruturadas com professores. A análise dos dados seguiu a análise de conteúdo proposta por Bardin (1999), que tem três passos: pré-análise, descrição analítica e interpretação referencial. As conclusões apontam que a Licenciatura em Física, em sua organização curricular, tem como prioridades a articulação de conhecimentos específicos e pedagógicos, a pesquisa como princípio educativo, a interdisciplinaridade e a relação da instituição com a educação básica.
This article results from a qualitative research carried out in a graduation course in Physics Teaching offered at an Federal Institute of Education, Science and Technology located in Santa Catarina-Brazil. The research sought to identify and analyze the priorities pointed out by the Pedagogical Course Project for the teacher education and to describe the pedagogical practices of the teachers who work in this course. Data was collected through documentary analysis of the Pedagogical Course Project and semi-structured interviews with teachers. The analysis of the data followed the Content Analysis proposed by Bardin (1999) that has three steps: Pre-analysis, Analytical Description and Referential Interpretation. The conclusions indicate that the curricular organization of this Physics Teaching course presents, as priorities, the articulation of specific and pedagogical knowledge, research as an educational principle, interdisciplinarity and the relationship of the institution with Basic Education.
Downloads
Referências
ARAÚJO, R. S.; VIANNA, D. M. A história da legislação dos cursos de Licenciatura em Física no Brasil: do colonial presencial ao digital a distância. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 32, n. 4, out./dez. 2010.[Links]
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Porto: 70, 1999. [ Links ]
BRASIL. Decreto-Lei 1190 de 04 de abril de 1939. Da organização à Faculdade nacional de Filosofia. Rio de Janeiro, 1939. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/Del1190.htm. Acesso em: 13 ago. 2017. [ Links ]
BRASIL. Parecer Conselho Nacional de Educação 1.304, de 04 de dezembro de 2001. Diretrizes Nacionais Curriculares para Física. Brasília, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1304.pdf. Acesso em: 26 mai. 2016. [ Links ]
BRASIL. Resolução Conselho Nacional de Educação 02 de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília, 2002b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso em: 26 mai. 2016. [ Links ]
BRASIL. Lei 11. 892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. Brasília, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 26 mai. 2016. [ Links ]
BRASIL. Resolução nº 02 do Conselho Nacional de Educação de 01 de julho de 2015. Diretrizes nacionais para a formação de professores da Educação Básica. Brasília, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.phpoption=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&Itemid=30192. Acesso em: 26 mai. 2016. [ Links ]
CANDAU, V. Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 1999. [ Links ]
CAMARGO, S. Discursos presentes em um processo de reestruturação curricular de um Curso de Licenciatura em Física: o legal, o real e o possível. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru. [ Links ]
DOURADO, L. F. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educação e Sociedade, Campinas, v. 36, nº 131, p. 299-324, abr.-jun., 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v36n131/1678-4626-es-36-131-00299.pdf. Acesso em: 15 abr. 2018. [ Links ]
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.[Links]
GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010. [ Links ]
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. [ Links ]
HIGA, I.; GARCIA, N. M. D. Formação de professores de Física: problematizando ações governamentais. Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 40, maio/ago. 2012. [ Links ]
LÜDKE, M. (org.). O que conta como pesquisa? São Paulo: Cortez, 2009.[Links]
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 1986. [ Links ]
LÜDKE, M; CRUZ, G. B. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 81-109, mai./ago. 2005. [ Links ]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Projeto pedagógico de curso do curso de Licenciatura em Física. Santa Catarina, 2014. Disponível em: http://cs.ifsc.edu.br/portal/files/LICENTIATURA_FÍSICA_JARAGUÁ.pdf. Acesso em: 26 mai. 2016. [ Links ]
MARCELO, C. G. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999. [ Links ]
ROMANOWSKI, J. P. As licenciaturas no Brasil: um balanço de teses e dissertações dos anos 1990. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, USP, São Paulo. [ Links ]
SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: ARTMED, 1998. [ Links ]
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, jan./abr.2009. [ Links ]
SHULMAN, L. S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, v. 9, n. 2, 2005. [ Links ]
TREVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. [ Links ]