O PROCESSO DE REFLEXÃO ORIENTADA NA FORMAÇÃO INICIAL DE UM LICENCIANDO DE QUÍMICA VISANDO O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
THE REFLECTION-ORIENTED PROCESS IN A PRE-SERVICE CHEMISTRY TEACHER AIMING TEACHING BY INVESTIGATION AND SCIENTIFIC LITERACY PROMOTION
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172018200106%20Palavras-chave:
Prática docente; Processo reflexivo; Atuação pedagógica.Resumo
Esse trabalho apresenta o Processo de Reflexão Orientada (PRO) vivenciado por um licenciando de Química ao elaborar, ministrar e analisar uma sequência de aulas baseadas em uma perspectiva de ensino por investigação e para a promoção da alfabetização científica no Ensino Médio. Os resultados mostram que o licenciando evoluiu com relação às concepções apresentadas ao iniciar sua participação no processo reflexivo, utilizando referenciais teóricos sobre ensino por investigação, alfabetização científica e exigência cognitiva das questões para avaliar a sua prática docente. Os resultados também evidenciam as contribuições do Processo de Reflexão Orientada para a formação inicial docente, já que, com a orientação da pesquisadora, o licenciando pôde questionar suas ações e repensar sua prática, reconhecendo suas dificuldades, dilemas e conflitos.
This work presents the Oriented Reflection Process experienced by a pre-service chemistry teacher by elaborating, teaching and analyzing a lessons’ sequence based on a teaching by investigation perspective to promote scientific literacy in high school. The results show that the pre-service teacher evolved his initial conceptions presented when he initiated his reflective process’ participation, using theoretical frameworks about teaching by investigation, scientific literacy and cognitive demand of the questions to evaluate his own teaching practice. The results also highlight contributions of the Oriented Reflection Process to the pre-service teacher, since that, with academic orientation, the pre-service teacher could question his own actions and rethink his teacher practice, recognizing difficulties, dilemmas and conflicts.
Downloads
Referências
ABELL, S. K.; BRYAN, L. A. Reconceptualizing the elementary science methods course using a reflection orientation. Journal of Science Teacher Education, Netherlands, v. 8, n. 3, p. 153-166, 1997. [ Links ]
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8ª edição. São Paulo: Editora Cortez, 110p., 2011. [ Links ]
AZEVEDO M. C. P. S. Ensino por Investigação: Problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A. M. P. (org.), Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. São Paulo: Thomson, cap. 2, p. 19-33, 2004. [ Links ]
BYBEE, R. W. Scientific inquiry and nature of science: implications for teaching, learning and teacher education. Springer, 2006. [ Links ]
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Trad. Maria João Alvarez. Portugal, Porto Editora, 355p., 1994. [ Links ]
BRICKHOUSE, N.; BODNER, G. M. The beginning science teacher: Classroom narratives of convictions and constraints. Journal of Research in Science Teaching, v. 29, p. 471-485, 1992. [ Links ]
BRYAN, L.A.; RECESSO, A. Promoting Reflection among Science Student Teachers using a WEB-based video analysis tool. Journal of Computing in Teacher Education, v. 23, p. 31-39, 2006. [ Links ]
CARVALHO, A. M. P. Las practices experimentales en el proceso de enculturación cientifica. In: GATICA, M. Q.; ADÚRIZ-BRAVO, A. (Ed). Enseñar ciencias en el Nuevo milenio: retos e propuestas. Santiago: UCC, p.73-90, 2006. [ Links ]
CHAMIZO, J. A.; HERNÁNDEZ, G. Construcción de preguntas, la Ve epistemológica y examen ecléctico. Educación Química, v. 11, p. 182-187, 2000. [ Links ]
CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, p. 89-100, 2003. [ Links ]
FRIEDRICHSEN, P.; D. MUNFORD; ORGILL, M. Brokering at Boundary: A Prospective Science Teacher Engages Students in Inquiry. Science Education, v. 90, n. 3, p. 522-543, 2006. [ Links ]
GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBIENS, J. F.; MALO, A.; SIMARD, D. Por uma teoria da Pedagogia. Pesquisas Contemporâneas sobre o Saber Docente. Tradução de Francisco Pereira de Lima. 3ª Edição. Ijuí: Editora Unijuí, 480 p., 2013. [ Links ]
GHEDIN, E. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (org.). Professor reflexivo no Brasil: Gênese e crítica de um conceito. 7ª ed. São Paulo: Cortez, p. 148-173, 2012. [ Links ]
GOMES, A. D. T.; BORGES, A.T.; JUSTI, R. Processos e Conhecimentos envolvidos na realização de atividades práticas: revisão da literatura e implicações para a pesquisa. Investigações em Ensino de Ciências, v.13, n. 2, p.187-207, 2008. [ Links ]
KASSEBOEHMER, A. C.; FERREIRA, L. H. O espaço da prática de ensino e do estágio curricular nos cursos de formação de professores de Química das IES públicas paulistas. Química Nova, v. 31, n. 3, p. 694-699, 2008. [ Links ]
LANGUI, R.; NARDI, R. Interpretando reflexões de futuros professores de física sobre sua prática profissional durante a formação inicial: a busca pela construção da autonomia docente. IENCI, v. 16, n. 3, p. 403-424, 2011. [ Links ]
MALDANER, O. A. A pós-graduação e a formação do educador químico. In: ROSA, M. I. P.; ROSSI, A.V. Educação Química: memórias, tendências, políticas. Campinas: Átomo, p. 269-288, 2008. [ Links ]
MELLADO, V. The classroom practice of preservice teachers and their conceptions of teaching and learning science. Science Education, v. 82, p. 97-214, 1998. [ Links ]
NORRIS, S.P.; PHILLIPS, L.M. How Literacy in Its Fundamental Sense is Central to Scientific Literacy. Science Education, v. 87, n. 2, p. 224-240, 2003.[Links]
PEME-ARANEGA, C.; MELLADO, V.; DE LONGUI, A. L.; MORENO, A.; RUIZ, C. La interacción entre concepciones y la práctica de uma profesora de Física de nível secundário: Estudio longitudinal de desarrollo profesional basado em el proceso de reflexión orientada colaborativa. Revista de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, n. 1, p. 283-303, 2009. [ Links ]
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, p. 59-77, 2011. [ Links ]
SHWARTZ, Y. Chemical Literacy. Defining it with teachers and assessing its expression at the high-school level. Germany: Lambert, 201 p., 2009. [ Links ]
SILVA, A. F. A. Processo de Reflexão Orientada na Formação de Professores dos Anos Iniciais: Concepções e Práticas sobre o Ensino de Ciências. 2015. 338 p. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências - Área de concentração Química) - Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. [ Links ]
SILVA, D. P. Questões propostas no planejamento de atividades experimentais de natureza investigativa no ensino de química: reflexões de um grupo de professores. 2011. 212 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Faculdades de educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.[Links]
SILVA, R. M. G. da; SCHNETZLER, R. P. Concepções e ações de formadores de professores de Química sobre o estágio supervisionado: propostas brasileiras e portuguesas. Química Nova, v.31, n.8, p. 2174-2183, 2008. [ Links ]
ZOLLER, U.; DORI, Y.; LUBEZKY, A. Algorithmic and LOCS and HOCS (Chemistry) Exam Questions: Performance and Attitudes of College Students. International Journal of Science Education, v. 24, n. 2, p. 185-203, 2002.[Links]
ZÔMPERO, A. F.; LABURÚ, C. E. Implementação de atividades investigativas na disciplina de ciências em escola pública: uma experiência didática. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n.3, p. 675-684, 2012. [ Links ]