UM CENÁRIO DE POSSIBILIDADES PARA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CONTEXTO DE UM INSTITUTO FEDERAL

A POSSIBILITY SCENARIO FOR SUPERVISED CURRICULAR INTERNSHIP IN A FEDERAL INSTITUTE

Autores

  • Rosenilde Nogueira Paniago Instituto Federal Goiano (IFGoiano)
  • Teresa Jacinto Sarmento Universidade do Minho (UMinho) https://orcid.org/0000-0002-2371-399X
  • Josiane Lopes Medeiros Instituto Federal Goiano (IFGoiano)
  • Patrícia Gouvêa Nunes Instituto Federal Goiano (IFGoiano) https://orcid.org/0000-0001-7418-0583

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-211720182001022%20

Palavras-chave:

Estágio em um IFET; Formação inicial de professores; Pesquisa na formação.

Resumo

Este artigo trata da pesquisa acerca da formação inicial de professores, focando o Estágio Curricular Supervisionado (ECS). O objetivo foi investigar o processo de estágio e buscar novas alternativas de atuação do docente recém-formado pelo viés da pesquisa. Neste texto, apresenta-se um recorte da pesquisa, que trata do atual modelo de prática do ECS e apresenta uma proposta de alteração pelo viés da pesquisa. Para tanto, utilizou-se, como metodologia, a análise de documentos, de fontes escritas e orais, além da observação in loco nas escolas em que os estudantes realizaram os estágios. Participaram quatro professores orientadores de estágio e quatro estagiários. Os resultados revelam que o estágio vem sendo realizado numa concepção de racionalidade técnica e, para a sua superação, é preciso que seja tratado como elemento articulador que perpassa as diferentes disciplinas que compõem a matriz curricular, e que ocorram reflexões coletivas para estudo, planejamento, execução e avaliação das ações.

This article reports of the research about the initial formation of teachers, focusing on the Supervised Curricular Internship (SCI). The main goal was to investigate the internship process and search for new alternatives of action for the recently graduated teacher. In this paper, we present a framed research about the current SCI model and proposes an alteration through research bias. For this purpose, we accessed action research methodology, analyzing written documents, oral sources and on-site observation in schools where teaching students perform internships. Four teachers and four interns took part on the research. The results show that the internship has taken place in a technical rationality conception. For its overcoming, internship has to be treated as an articulating element that crosses the different disciplines that are part of the curricular matrix. It’s also necessary that collective reflections are made about study, planning, implementation and evaluation of actions.

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Publicado

2018-10-04

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS