ENSINO DE BOTÂNICA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO: CONTRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
BOTANY TEACHING IN BIOLOGICAL SCIENCES TEACHING DEGREE IN A PUBLIC UNIVERSITY IN RIO DE JANEIRO: CONTRIBUTIONS OF UNIVERSITY TEACHERS
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-211720182001026%20Palavras-chave:
Ensino de Botânica; Licenciatura em Ciências Biológicas; Professores do ensino superior.Resumo
Objetivando analisar concepções e saberes docentes dos professores da área de Botânica na Licenciatura em Ciências Biológicas realizamos um grupo focal em uma universidade pública carioca, cuja análise culminou na organização dos resultados e discussões em três unidades temáticas: Função social da universidade, Formação em Licenciatura e Ensino de Botânica; as quais se resumem em objetivos mais direcionados à formação do biólogo, com ênfase em conhecimentos científicos pouco relacionados aos conhecimentos pedagógicos e à prática escolar. Isso se reflete no desinteresse dos licenciandos pela Fitologia, favorecendo também sintomas da Cegueira Botânica na escola básica. Destarte, há a necessidade do diálogo entre universidade e escola, e a valorização de abordagens pedagógicas na licenciatura que favoreçam o apreço pela aprendizagem da Botânica.
Aiming to analyze the conceptions and teaching knowledge of the Botany teachers in the teacher training in Biological Sciences, we conducted a focus group in a public university in Rio de Janeiro, whose analysis culminated in the organization of results and discussions in three thematic units: Social function of the university, Teacher training and Teaching Botany; which are summarized in objectives more directed to the formation of the biologist, with emphasis on scientific knowledge little related to the pedagogical knowledge and the school practice. This is reflected in the lack of interest of the future teachers in Phytology, also favoring symptoms of Botany Blindness in elementary school. From this, there is a need for dialogue between university and school, and the valuation of pedagogical approaches in the degree that favor the appreciation for the learning of Botany.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. I. Formação do professor do Ensino Superior: desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez. 184p., 2012. [ Links ]
ARDILES, R. N. Um estudo sobre as concepções, crenças e atitudes dos professores em relação à matemática. Mestrado em Educação. Universidade de Campinas. Campinas. 268 p., 2007. [ Links ]
ARAÚJO, J.N. et al. O uso de espaços não-formais para a aprendizagem de Botânica na Licenciatura em Ciências Biológicas. In: 2ºSimpósio em Educação em Ciências na Amazônia, 2012, Manaus. Anais. Manaus: UEA, 2012. [ Links ]
ARROYO, M. A. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.[Links]
AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino. v. 1, 2008. [ Links ]
AYRES, A. C. B. M. Tensão entre matrizes: um estudo a partir do curso de Ciências Biológicas da FFP/UERJ. 2005. 183 p. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói. [ Links ]
BARBOSA, T. V. et al. Atividades de ensino em espaços não formais amazônicos: um relato de experiência integrando conhecimentos botânicos e ambientais. Revista brasileira de educação ambiental, São Paulo, v. 11, n. 4: 174-183, 2016. [ Links ]
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004. [ Links ]
BARZANO, M. A. L. Currículo das margens: apontamentos para ser professor de Ciências e Biologia. Educ. foco, v. 21, n. 1, p. 105-124, 2016. [ Links ]
BOURDIEU, P. Reprodução cultural e reprodução social. In: A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, p. 295-336, 2003. [ Links ]
CAÔN, G. F.; FRIZZO, H. C. F. Acesso, equidade e permanência no ensino superior: desafios para o processo de democratização da educação no Brasil. UFSJ Repositório, 2010. [ Links ]
CARVALHO, F. V. M.; SANTOS, N. M. S.; ARAÚJO, N. S. Aulas práticas como estratégia para o ensino de Botânica: contribuições formativas do estágio supervisionado. VIENFORSUP, 2015. [ Links ]
CARVALHO, M. M. Botânica no Ensino Fundamental II: aplicação de conceitos do movimento CTS por meio de metodologia ativa. Dissertação de Mestrado. Escola de Engenharia de Lorena. Universidade de São Paulo. Lorena, SP. 109 p., 2017. [ Links ]
CUNHA, M.I. O lugar da formação do professor universitário: o espaço da pós-graduação em educação em questão. Revista Diálogo Educacional, v. 9, n. 26, p. 81-90. 2009. [ Links ]
DINIZ-PEREIRA, J. E. Da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social. PERSPEC. DIAL.: REV. EDUC. SOC., Naviraí, v.01, n.01, p. 34-42, 2014. [ Links ]
FERNANDES, K. de O. B. Currículo acadêmico de Ciências Biológicas: deslocando fronteiras na formação inicial docente. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade Federal de Rio de Janeiro. 175 p., 2017. [ Links ]
FERNANDES, M. B. C.; CUNHA, Maria I. da. Formação de professores: tensão entre discursos, políticas, teorias e práticas. Inter-ação (UFG. Online), v. 38, n. 1, p. 51-65, Jan/abr. 2013. [ Links ]
FONSECA, L. R. da; RAMOS, P. O Ensino de Botânica na Licenciatura em Ciências Biológicas: uma revisão de literatura. XIENPEC. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, julho 2017 2017. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1127-1.pdf > Acesso: 04 abr. 2018. [ Links ]
FORZZA, R. C., et al(org.). Catálogo de plantas e fungos do Brasil [online]. Rio de Janeiro: Andrea Jakobson Estúdio: Instituto de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 871 p. vol. 1., 2010. Disponível em: < Disponível em: http://books.scielo.org/ > Acesso em: 12 Jan. 2017. [ Links ]
GOODSON, I. F. A Construção Social do Currículo. Lisboa: Educa, 1997.[Links]
GUIMARÃES, H. M. Concepções, crenças e conhecimento- afinidades e distinções essenciais. Quadrante Revista de Investigação em Educação matemática, v. 19, p. 81-102, 2010. [ Links ]
GULLICH, R. I. C. A Botânica e seu ensino: história, concepções e currículo. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) Faculdade de Pedagogia da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2003. [ Links ]
HERSHEY, D.R. Plant blindness: “we have met the enemy and he is us”. Plant Science Bulletin, v. 48, n. 3, p. 78-85, 2002. [ Links ]
JULIANI, S. de F. Discursos de educação ambiental na formação inicial de professores de ciências: analisando projetos de extensão universitária. Dissertação de Mestrado. PPECS, NUTES, Universidade Federal de Rio de Janeiro. 97 p., 2016. [ Links ]
JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. [ Links ]
LAUGKSCH, R. C. Scientific literacy: A conceptual overview. Science education, 84(1), 71-94, 2000. [ Links ]
LUCAS, M. C. Formação de professores de Ciências e Biologia nas décadas de 1960/1970: entre tradições e inovações curriculares. Rio de Janeiro, Dissertação (Mestrado em educação).- Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 136 p., 2014. [ Links ]
MACEDO, M. et al. Concepções de professores de Biologia do ensino médio sobre o ensino-aprendizagem de Botânica. In: Anais Encontro Ibero-americano sobre Investigação em Ensino de Ciências, Porto Alegre, p. 387-401, 2012.[Links]
MARANDINO, M.; SELLES, S. E. & FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: Histórias e Práticas em Diferentes Espaços Educativos. São Paulo: Cortez, 2009. [ Links ]
NASCIMENTO, F. do; FERNANDES, H. L; MENDONÇA, V. M. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line, 2010, v. 10, n. 39, p. 225-249. et al. O ensino de ciências no brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line, [S. l.] v. 10, n. 39. [ Links ]
NEVES, C. E. B. Ensino Superior no Brasil: expansão, diversificação e inclusão. In: Trabalho apresentado no Congresso da LASA (Associação de Estudos Latino Americanos), São Francisco, Califórnia. 2012. [ Links ]
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. Repositório Universidade de Lisboa, Portugal, 1992. [ Links ]
NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: Vidas de Professores, Porto: Porto Editora, Portugal, 2013. [ Links ]
PAJARES, M. F. Teacher’s beliefs and educational research: cleaning up a messy construct. Review of Educational Research, v. 62, n. 3, p. 307-332, 1992. [ Links ]
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. 2ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2002. [ Links ]
PORTO, M. L. O.; CHAPANI, D. T. Abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) e Formação de Professores: Possíveis relações e questionamentos. In: XColóquio Nacional e III Internacional do Museu Pedagógico: A produção do conhecimento no Limiar do século XXI: Tendências e conflitos, 2013, Vitória da Conquista. Produção do conhecimento no limiar do século XXI: tendências e conflitos. Vitória da Conquista 2013. [ Links ]
RAMOS, P. Ambiente virtual vivências: análise do processo de desenvolvimento na perspectiva da pesquisa baseada em design. Tese de doutorado. (Doutorado em Educação em Ciências e Saúde). Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil, 2010. [ Links ]
SALATINO, A.; BUCKERIDGE, M. Mas de que te serve saber botânica? Estudos avançados, v. 30, n. 87, 2016. [ Links ]
SANTOS, B.S. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. In: Questões da nossa época. Cortez, 2010. SANTOS, B.S. Pela mão de Alice- o social e o político na pós-modernidade. Coimbra: Almedina, 2013. [ Links ]
SANTOS, I. C. O; SILVA, B. I. S.; ECHALAR, A.D. L. F. Percepções dos alunos do curso de Biologia a respeito de sua formação para e com o conteúdo de Botânica. Revista do Campus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas da Universidade Estadual de Goiás, Goiás, 2015 [ Links ]
SANTOS, M. L. et al. O Ensino de Botânica na Formação Inicial de Professores em Instituições de Ensino Superior Públicas no Estado de Goiás. 2015. In: XEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia. Anais do X ENPEC. Águas de Lindóia: ABRAPEC, p. 1-8. [ Links ]
SARTIN, R.D. et al. Análise do conteúdo de botânica no livro didático e a formação de professores. In: IVENEBIO, 2012, Goiânia. Anais.SBenBIO. 2012.[Links]
SCHÖN, D. The reflective practitioner. New York: Basic Books, 1983. [ Links ]
SILVA, J. R. S. Concepções de professores de botânica sobre ensino e formação de professores. São Paulo, 2013, 219p. Tese (Doutorado em Ciências na área de Botânica) - Instituto de Biociências da USP. São Paulo. [ Links ]
SILVA, L. H de A.; SCHNETZLER, R.P. A mediação pedagógica em uma disciplina científica como referência formativa para a docência de futuros professores de biologia. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 57-72, 2006.[Links]
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes. 323 p., 2014. [ Links ]
TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, v. 23, n. 73, 2000. [ Links ]
TARDIF, M. ; LESSARD, C. & LAHAYE, L. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, n. 4, 1991.[Links]
TOWATA, N.; URSI, S.; SANTOS, D. Y. A. C. Análise da percepção dos licenciandos sobre o ‘ensino de “botânica na educação básica”. Revista da SBenBio. n. 03, p. 1603-1612. 2010. [ Links ]
VIANA, G. M. et al Relações entre teoria e prática na formação de professores: investigando práticas sociais em disciplina acadêmica de um curso nas ciências biológicas. Educação em revista, v. 28, n. 4, p. 17-49, 2012. [ Links ]
UNO, G. E. Botanical literacy: what and how should students learn about plants? American Journal of Botany, v. 96, n.10, p.1753-1759, 2009. [ Links ]
WANDERSEE, J.H. & SCHUSSLER, E.E. Towards a theory of plant blindness. Plant Science Bulletin, v. 47, n. 1, p. 2-9, 2001. [ Links ]
ZEICHNER K. Rethinking the connections between campus courses and field experiences in college- and university- based teacher education. Journal of Teacher Education, v. 61(1-2), p. 89-99, 2010. [ Links ]
ZEICHNER K.; PAYNE K. & BRAYKO K. Democratizing teacher education. Journal of Teacher Education, v. 66, n. 2, p.122-135, 2015. [ Links ]