Engajamento de Estudantes em Investigação Escolar sobre Circuitos Elétricos Simples

  • Alexandre Fagundes Faria Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-5629-0612
  • Arnaldo de Moura Vaz Colégio Técnico e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Engajamento, Atividades Investigativas, Ensino de Física

Resumo

Buscam-se objetivos variados com as atividades desenvolvidas no laboratório escolar de Física. Entre as várias propostas para esse ambiente de aprendizagem estão aquelas que o concebem a partir de atividades investigativas, com diferentes níveis de abertura. Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação sobre o engajamento de estudantes do Ensino Médio durante o desenvolvimento de uma atividade investigativa semiaberta sobre circuitos elétricos simples. O objetivo do trabalho foi caracterizar o engajamento desses estudantes nessa atividade. O estudo foi conduzido numa escola pública brasileira, vinculada à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, localizada na cidade de Belo Horizonte/MG (Brasil). A coleta de dados envolveu gravações de áudio e vídeo de grupos de três a quatro estudantes no laboratório de física da 1ª série do Ensino Médio. A análise dos dados baseou-se no conceito e nos indicadores de engajamento estabelecidos na literatura de pesquisa. Os resultados mostram que embora todos os grupos tenham demonstrado algum envolvimento com a atividade, nem todos os estudantes se engajaram na resolução das tarefas propostas. Entre os que se engajaram nas tarefas, percebe-se variação na qualidade desse envolvimento.

 

Publicado
2019-06-15
Seção
RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS