ESTADO DA ARTE SOBRE O PIBID COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DO ENSINO DE QUÍMICA
STATE OF THE ART ABOUT PIBID AS TEACHER TRAINING SPACE IN THE CONTEXT OF TEACHING CHEMISTRY
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172019210128Palavras-chave:
PIBID; Formação de Professores; Ensino de Química.Resumo
Este estudo teve por objetivo analisar o impacto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação da tríade - pibidianos, coordenadores e supervisores, no contexto do Ensino de Química. Mapeou-se a literatura entre 2008 a 2018, em eventos nacionais, artigos, teses e dissertações referentes ao Ensino de Ciências e Química. Foram catalogados inicialmente 761 trabalhos nos eventos, 456 artigos e 523 teses e dissertações. Desses estudos, apenas 52, 16 e 20, respectivamente, referiam-se ao tema de investigação. Realizou-se análise de conteúdo a partir de categorias da literatura e emergentes dos dados. A análise revelou que o PIBID propiciou aos pibidianos a vivência no futuro espaço profissional, participação em eventos científicos e estudos sobre referenciais teóricos; e que os supervisores se reconheceram como coformadores dos pibidianos. Entretanto, somente um dos estudos apontou os impactos na formação do coordenador, revelando lacunas importantes a serem respondidas por estudos futuros.
This study aimed to analyze the impact of the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) on the formation of the Triad - Pibdians, coordinators and supervisors, in the context of chemistry teaching. The literature was mapped between 2008 and 2018, in national events, articles, theses and dissertations related to Science and Chemistry Teaching. Initially, 761 event papers, 456 articles and 523 theses and dissertations were cataloged. Of these studies, only 52, 16 and 20, respectively, referred to the research theme. The analysis was performed from literature categories and emerging from the data. The analysis revealed that the PIBID provided the pibidianos experience in the future professional space, participation in scientific events and studies on theoretical references; and that supervisors recognize themselves as co-trainers of the Pibidians. However, only one of the studies pointed to the impacts on the formation of the coordinator, revealing important gaps to be traced by future studies.
Referências
AFONSO, A. F.; MARQUES, R. N.; MARQUES, C. M. P. O Papel do Professor da Escola de Educação Básica que Recebe os Bolsistas de Iniciação à Docência de Química. Enseñanza de Las Ciencias, v. 31, p. 1358-1362, 2013. [ Links ]
AFONSO, A. F.; MARTINS, G. G.; SILVA, M. J.; GOMES, B. L. e MARQUES, R. N.; MARQUES, C. M. P. A Importância do Professor da Educação Básica na formação do licenciando de Química. In: 34ºReunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - RASBQ. Florianópolis, Santa Catarina, 2011, p.1. Disponível em: http://sec.sbq.org.br/cdrom/34ra/resumos/T2359-1.pdf. Acesso em: mai. 2017. [ Links ]
ALMEIDA, V. Percursos formativos, profissionais e as práticas dos docentes coordenadores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. 2015. 99f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Viçosa - Viçosa, 2015. [ Links ]
BRAIBANTE, M. E. F.; WOLMANN, E. M. A. Influência do PIBID na Formação dos Acadêmicos de Química Licenciatura da UFSM. Química Nova na Escola, v. 34, n. 4, p. 167-172, nov. 2012. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/02-PIBID-90-12.pdf. Acesso em: jun. 2019. [ Links ]
CARMO, H. M. S. As contribuições dos subprojetos do PIBID -UESC para a constituição dos saberes docentes na formação inicial de professores de Ciências. 2015. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2015. [ Links ]
CARVALHO, A. P.; RAZUCK, R. C. S. R. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência sob a ótica de Professores Supervisores de Química: contribuições ao processo de formação docente. Revista Ibero-Americana de Educação, v. 68, n.1, p. 9-28, 2015. [ Links ]
CARVALHO, A.P.; RIBEIRO, R. C. S. As contribuições do PIBID Química à formação docente segundo Professores Supervisores. In: XVIIEncontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ. Ouro Preto, Minas Gerais, 2014, p.1-11. Disponível em: http://www.sbq.org.br/eneq/xvii/anais_xvii_eneq.pdf. Acesso em: abr. 2017. [ Links ]
CLÍMACO, J. C.; NEVES, C. M.; LIMA, B. F. Ações da CAPES para a formação e a valorização dos professores da Educação Básica do Brasil e sua interação com a pós-graduação. Revista Brasileira de Pós Graduação, Brasília, v. 9, n. 16, p. 181-209, 2012. [ Links ]
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior. Diretoria de formação de professores da Educação Básica (DEB) - Relatório de gestão do PIBID. Brasília, 2013. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/banners/18092018_Relat%C3%B3rio_de_Gest%C3%A3o_CAPES_2017.pdf. Acesso em: jun. 2019. [ Links ]
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior. Portaria N° 72, de 9 de abril de 2010. Disponível em: https://capes.gov.br/images/stories/download/diversos/Portaria72_Pibid.pdf. Acesso em: jun. 2019. [ Links ]
DANTAS, L. K.; SOARES, E. C.; MELLO, I. C. Iniciação à Docência em Química na UFMT: O PIBID incentivando a Formação pela Pesquisa. In: XVIIIEncontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ. Florianópolis, Santa Catarina, 2016, p.1-8. Disponível: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/busca.htm?query=inicia%E7%E3o+%E0+doc%EAncia. Acesso em: jun. 2019. [ Links ]
DEIMLING, N. N. M. Programa institucional de bolsa de iniciação à docência: contribuições, limites e desafios para a formação docente, 2014. 307 f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. [ Links ]
DIAS, D. A. D.; SILVA, N. S.; MATTOS, C. G. V. A importância do PIBID de Química da UFMG para a formação inicial e continuada e para as escolas envolvidas. In: XVIIEncontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ. Ouro Preto, Minas Gerais, 2014, p.1-9. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R1124-1.pdf. Acesso em:mar. 2017. [ Links ]
FADIGAS, J. C. A importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a formação inicial de professores de Química no Recôncavo da Bahia. In: 36ºReunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - RASBQ. Águas de Lindoia, São Paulo, 2013, p. 1. Disponível em: http://www.eventoexpress.com.br/cd-36rasbq/resumos/T1565-1.pdf. Acesso em: jun. 2019. [ Links ]
FELÍCIO, H. M. S. O PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial de professores. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 42, p. 415-434, maio/ago. 2014. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/6587. Acesso em: jun. 2019. [ Links ]
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002. [ Links ]
GATTI, B. A.; BARRETO, E.; ANDRÉ, M. E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um Estado da Arte. Brasília: UNESCO, 2011. 300p. [ Links ]
GATTI, B.; ANDRÉ, M. E. D. A.; GIMENES, N. A. S.;FERRAGUT, L. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). São Paulo, Fundação Carlos Chagas, v. 41, 2014. [ Links ]
HERBER, J.; SEVERO FILHO, W. A.; ROHLFES, A. L. B.; BACCAR, N. M.; DEL PINO, J. C. O subprojeto PIBID /Química da Universidade de Santa Cruz do Sul - RS. In: 38º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - RASBQ. Águas de Lindóia, São Paulo, 2015, p.1. Disponível em: http://www.sbq.org.br/38ra/cdrom/resumos/T1158-1.pdf. Acesso em: jun. 2017. [Links]
HERBER, J.; HAUSCHILD, C. A.; MAGEDANZ, A.; ZANATTA, F.; VOLKMER, M. S. Impactos na formação docente: percepções de um grupo de coordenadoras de área do PIBID. Caderno Pedagógico, v. 14, p. 116, 2017. [ Links ]
KLÜBER, T. E. Atlas/T.I como instrumento de análise em pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica. ETD - Educação Temática Digital, v. 16, n. 1, p. 5-23, 2014. [ Links ]
MARTINS, A. C.; LOURENÇO, V. D.; MARQUES, C. M. P.; ZANON, D. A. V. Olhares sobre a iniciação à docência e ao Ensino de Ciências: depoimentos de licenciandos em Química. In: XVIEncontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ/ X Encontro de Educação Química da Bahia - EEQB. Salvador, Bahia, 2012, p.1. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/article/view/7648/5436. Acesso em: jun. 2019. [ Links ]
MEGID-NETO, J. O que se pesquisa sobre Ensino de Ciências no nível fundamental: tendências de teses e dissertações defendidas entre 1972 e 1995. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 6, n. 1, p. 73-86, 2001. [ Links ]
MENEZES, B. A. T.; FARIA, N. C. A.; SILVA, R. A. B.; ARAÚJO, S.; PINHO, GABRIELA S. A.; SILVA, V. D. PIBID: Uma maneira de quebrar os paradigmas da sociedade perante o profissional da área da educação. In: XVIEncontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ/ X Encontro de Educação Química da Bahia - EEQB. Salvador, Bahia, 2012, p.1. Disponível em: http://www.eneq2012.qui.ubba.br/modulos/submissao/Upload/41915.pdf. Acesso em: jul. 2017. [ Links ]
MORAES, R. Uma experiência de pesquisa coletiva: introdução à análise de conteúdo. In: GRILLO, M. C.; MEDEIROS, M. F. (org). A construção do conhecimento e sua mediação metodológica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999, p. 45-63. [ Links ]
MOREIRA, B. C. T.; SA, C. S. S. ; BELLAS, R. R. D.; VARJAO, T. A. . Constitución de las identidades docentes en actividades del PIBID. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, v. 19, p. 117-125, 2016. [ Links ]
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote/ Instituto de Inovação Educacional, 1995. [ Links ]
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Ed. Educa, 2009. Disponível em: https://rosaurasoligo.files.wordpress.com/2017/04/antc3b3nio-nc3b3voa-professores-imagens-do-futuro-presente.pdf. Acesso em: jun. 2019. [Links]
OBARA, C. E.; BROIETTI, F. C. D.; PASSOS, M. M. Focos da Aprendizagem Docente: Um Estudo com Professores de Química Ex-Bolsistas do PIBID. Alexandria, v. 10, n.1, p. 75-95, 2017. [ Links ]
OBARA, C. E.; PASSOS, M. M.; BROIETTI, F. C. D.; STANZANI, E. L. Contribuições do PIBID para a aprendizagem docente. In: XVIIIEncontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ. Florianópolis, Santa Catarina, 2016, p. 1-6. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R2435-1.pdf. Acesso em: jun. 2019. [ Links ]
OLIVEIRA, C. V.; SIQUEIRA, B. I.; SUART, R. C. Contribuições do PIBID para a formação inicial docente: investigando os materiais produzidos por licenciadas de Química. In: XVIIEncontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ. Ouro Preto, Minas Gerais, 2014, p. 1. Disponível em: http://www.sbq.org.br/eneq/xvii/anais_xvii_eneq.pdf. Acesso em: jun. 2019. [Links]
PANIAGO, R. N.; SARMENTO, T. J.; ROCHA, S. A. O Estágio Curricular Supervisionado e o Programa Brasileiro de Iniciação à Docência: Convergências, tensões e contributos. Revista Portuguesa de Educação, ,v. 30, n. 2, p. 33-58, 2017. [ Links ]
PEREIRA, A. K.; LIMA, G. G. O PIBID na formação dos licenciandos em Química do IFTM - Campus Uberaba: (re)pensando a docência na Educação Básica. Holos, Ano 32, v. 3, p.150-173, 2016. [ Links ]
RINK, J.; MEGID NETO, J. Tendências dos artigos apresentados nos encontros de pesquisa em Educação Ambiental (EPEA). Educação em Revista, v. 25, p. 235-263, dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v25n3/12.pdf. Acesso em: jun. 2019. [ Links ]
RAMOS, D. C. P.; ARAÚJO, R. S.; SANTANA, R. O. A internet como fonte de análise para o PIBID e a formação inicial docente. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, v. 1, Ed. Especial, p.63-72, 2016. [ Links ]
ROCHA, M. A. G.; LIMA, M. C. P.; PINHO, G. S.A. A contribuição do PIBID -Química/IFRJ-Campus Duque de Caxias na formação continuada do professor supervisor. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ. Florianópolis, Santa Catarina, 2016, p.1. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/listaresumos.htm. Acesso em: jul. 2017. [Links]
ROSA, D. L. A sistematização dos saberes docentes na formação inicial de professores de Química na Universidade Federal do Espírito Santo, 2016. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Espírito Santo - São Mateus, 2016. [ Links ]
SANDRI, V.; TERRAZZAN, E. A. Caracterização de Práticas de Supervisão Docente desenvolvidas por Bolsistas Supervisores participantes do PIBID. In: IXEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC. Águas de Lindóia, São Paulo, 2013, p. 1-8. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1635-1.pdf. Acesso em: jul. 2017. [ Links ]
SANTOS, A. O.; LORENZO, J. G. F. A importância do PIBID na formação continuada de licenciandos em Química do IFPB, Campus João Pessoa. In: 34ºReunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - RASBQ. Florianópolis, Santa Catarina, 2011, p.1. Disponível em:<http://sec.sbq.org.br/cdrom/34ra/resumos/T4395-1.pdf acesso. Acesso em: jul. 2017 [ Links ]
SANTOS, L. M. C. Um estudo sobre os impactos das ações do PIBID nos cursos de Licenciatura em Química da UFS e do IFS, 2016. 116f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) Universidade Federal de Sergipe - São Cristóvão, 2016. [ Links ]
SCHEIBE, L. Valorização e formação dos professores para a Educação Básica: Questões desafiadoras para um novo plano nacional de educação. Educação & Sociedade, v. 31, n. 112, p. 981-1000, 2010. [ Links ]
SENA, C. M. Interação universidade-escola e formação continuada de professores: percepções dos supervisores do PIBID de Química da PUCRS, 2015. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Porto Alegre, 2015. [ Links ]
SILVA JÚNIOR, A. J.; PRADO, J. V. A Formação de professores de Química e Biologia e a Educação como escolha (ou não) para os bolsistas do PIBID -UESB campus de Itapetinga-BA. In: XEncontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências - ENPEC. Águas de Lindóia, São Paulo, 2015, p.1-8. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=UESB. Acesso em: ago. 2017. [ Links ]
SILVA, A. L.; MOGNHOL, T. D.; KAUARK, F. S.; COMARÚ, M. W. Construção de um professor de Química crítico-reflexivo e pesquisador através da formação continuada: Possibilidades do PIBID. In: XVIIIEncontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ. Florianópolis, Santa Catarina, 2016, p.1-10. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0448-1.pdf. Acesso em: ago. 2017. [ Links ]
SILVA, G. A. L.; CORREA, M. A.; SILVA, G. E. B.; SAMPAIO, M. E. C.; SILVA-FILHO, L. C. R.; BRANCO, M. A.; PINHO, G. S. A. A atuação no PIBID e o impacto na formação dos licenciandos em Química - IFRJ. In: 35ºReunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - RASBQ. Águas de Lindóia, São Paulo, 2012 p. 1. Disponível em: http://sec.sbq.org.br/cdrom/35ra/resumos/T1870-1.pdf. Acesso em: jul. 2017. [ Links ]
SILVA, G. G. Significações do PIBID à formação para a docência na percepção de licenciandos em Ciências da Natureza/Química do IF-SC/SJ. 2015. 136f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis, 2015. [ Links ]
SILVA, L. M. I.; PINHEIRO, F.; FELÍCIO, C. M. Percepções dos bolsistas PIBID licenciandos em Química do IF Goiano campus Morrinhos frente aos possíveis impactos do programa. In: XVIIIEncontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ. Florianópolis, Santa Catarina, 2016, p.1. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/lista_area_IP.htm. Acesso em: ago. 2017. [ Links ]
SILVEIRA, N. J.; SANTOS, R. G.; ALVES, É. C. R. F.; ALVES, B. H. P.; COSTA, M. A.; FARIA, D. M. A contribuição do PIBID na perspectiva dos professores supervisores de Química para a unidade escolar e para sua própria formação. In: XVIIIEncontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ. Florianópolis, Santa Catarina, 2016, p.1. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/listaresumos.htm. Acesso em: ago. 2017. [Links]
SIQUEIRA, M.; MASSENA, E. P.; BRITO, L. D. Contribuições do PIBID à construção da identidade e de saberes docentes de futuros professores de Ciências. In: IXEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC. Águas de Lindóia, São Paulo, 2013, p. 1-8. Disponível em: htp://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1037-1.pdf . Acesso em: jun. 2019. [ Links ]
STANZANI, E. L; BROIETTI, F. C.; PASSOS, M. M. As contribuições do PIBID ao Processo de Formação Inicial de Professores de Química. Química Nova na Escola, v. 34, n. 4, p. 201-219, 2012. [ Links ]
TEIXEIRA JÚNIOR, J. G. Contribuições do PIBID para a formação de professores de Química. 2008. 182f. Tese (doutorado em Educação em Química) Universidade Federal de Uberlândia - Uberlândia, 2014. [ Links ]
TESTI, B. M.. Estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de professores de Química na UNESP. 2015. 204f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras - Araraquara, 2015. [ Links ]
TOBALDINI, B. G. Os saberes docentes na formação de professores: o caso do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) subprojeto Química/UFPR - 2010/2012, 2013. 265f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) Universidade Federal do Paraná - Curitiba, 2013. [ Links ]
VOSGERAU, D. S. A. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 165-189, 2014. [ Links ]
VOLKMER, M.; HAUSCHILD, C. A.; HERBER, J. Por uma docência praticada: a Universidade, a Escola e a Formação do Professor. In: Anais do IICongresso Internacional de Ensino e Aprendizagens, VI Seminário Institucional do PIBID Univates e III Seminário Observatório da Educação Univates: formação de professores e Educação Básica. Lajeado: Ed. da Univates, 2017. p. 132-133. Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/212/pdf_212.pdf. Acesso em: fev. 2019. [ Links ]
WEBER, K. C; FONSECA, M. G.; SILVA, A. F.; SILVA, J. P.; SALDANHA, T. C. B. A percepção dos licencia(n)dos em Química sobre o impacto do PIBID em sua formação para a docência. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 189-198, 2013. [ Links ]
ZEICHNER, K. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidade. Educação, v. 35, n. 3, p. 479-504, 2010. [ Links ]