ASTRONOMIA CULTURAL: ANÁLISE DE MATERIAIS E CAMINHOS PARA A DIVERSIDADE NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

CULTURE ASTRONOMY: ANALYSIS OF MATERIALS AND PATHS TO DIVERSITY IN NATURE SCIENCE CLASSES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172020210112

Palavras-chave:

Ensino de Ciências da Natureza; Astronomia Cultural; Multiculturalismo; Análise de Materiais Didáticos.

Resumo

A astronomia cultural estuda a produção de saberes sobre o céu atrelada às manifestações socioculturais dos povos, possuindo a potencialidade de abordar a diversidade cultural no contexto das aulas de ciências da natureza. Este trabalho, de natureza teórica, consiste em uma análise de doze materiais e propostas didáticas que abordaram a astronomia cultural, e investigou dois principais aspectos: os temas de maior recorrência e as abordagens ao multiculturalismo. Os resultados indicaram a maior recorrência de narrativas sobre o funcionamento do universo e os asterismos de algumas etnias indígenas, além de narrativas sobre entes celestes, a construção de calendários, entre outros. Da abordagem ao multiculturalismo, identificou-se uma polarização entre um viés diferencialista, que valoriza as diferenças culturais dos grupos, e uma postura intercultural, com ênfase no diálogo entre variadas culturas.

Cultural astronomy studies the production of knowledge about the sky linked to the sociocultural manifestations of peoples, having the potential to address cultural diversity in the context of nature science classes. This theoretical research consists of an analysis of twelve materials and teaching proposals that approached cultural astronomy and investigated two main aspects: the most recurrent themes and approaches to multiculturalism. The results indicated the greatest recurrence of narratives about the functioning of the universe and the asterisms of some indigenous ethnic groups, as well as narratives about celestial beings, the construction of calendars, among others. From the approach to multiculturalism, a polarization was identified between a differentialist bias, which values the cultural differences of the groups, and an intercultural stance, with emphasis on the dialogue between different cultures.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AIKENHEAD, G. S. Indigenous Knowledge and science revisited. Cultural Studies of Science Education, v. 2, p. 539-620, 2007. [ Links ]

ALBUQUERQUE, V. et al. Astronomia e cultura nas pesquisas em ensino de ciências na última década. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA, 1., 2011. Anais... Disponível em: http://snea2011.vitis.uspnet.usp.br/sites/default/files/SNEA2011_TCO29.pdf. Acesso em: 26 ago. 2019. [ Links ]

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Editora 70, 2006. [ Links ]

BARROS, O. DOS S. Etnoastronomia Tembé-Tenetehara como matriz de abordagem (etno)matemática no enisno fundamental. 2004. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2004. [ Links ]

BINJA, E. J. B. Multiculturalismo: a identidade do sujeito nas tensões sociais contemporâneas em Charles Taylor. São Paulo, SP: LiberArs, 2015. [ Links ]

BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez; Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994. p. 47-51. [ Links ]

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. I. Fundamentos da investigação qualitativa em educação: uma introdução. Capítulo 2: Características da investigação qualitativa. In: BOGDAN, R. C.; BOUTTE, G.; KELLY-JACKSON, C.; JOHNSON, G. L. Culturally Relevant Teaching in Science Classrooms: Addressing Academic Achievement, Cultural Competence, and Critical Consciousness. International Journal of Multicultural Education, v. 12, n. 1, p. 1-20, 2010. [ Links ]

BRASIL. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC - Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 23 ago. 2019. [ Links ]

CAMPOS, M. D. A cosmologia dos Caiapós. Scientific American Brasil, n. 14, p. 62-71, fev. 2006. [ Links ]

CANCLINI, N. Introdução à edição de 2001. In: CANCLINI, N. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução Ana Regina Lessa; Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo, SP: Edusp, 2008. p. XVII-XL. [ Links ]

CANDAU, V. M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. (org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 13-37. [ Links ]

CARDOSO, W. T. O céu dos Tukano da Escola Yupuri: construindo um calendário dinâmico. 2007. 390 f.Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. [ Links ]

CARJUZAA, J. The Positive Impact of Culturally Responsive Pedagogy: Montana’s Indian Education for All. International Journal of Multicultural Education, v. 14, n. 3, p. 1-21, 2012. [ Links ]

CORRÊA, I. V.; MAGALHÃES, L.; MASCARENHAS, R. O céu dos índios Tembé. Belém/Pará: Eduepa, 1999. [ Links ]

CLASTRES, P. Copérnico e os selvagens. In: CLASTRES, P. A sociedade contra o estado. Tradução Theo Santiago. São Paulo: Cosac Naify, 2013. p. 25-45. [ Links ]

COSTA, G. B. Uma abordagem humanística para o Ensino de Astronomia no Ensino Médio. 2005, 109 f. Dissertação (Mestrado profissionalizante em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005. [ Links ]

GEERTZ, C. Parte I: Uma Descrição Densa: Por uma Teoria Interpretativa da Cultura. In: GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989. p. 3-21. [ Links ]

GRECO, A. Nascimento da Astronomia. Scientific American Brasil, n. 14, p. 10-14, fev. 2006. [ Links ]

IBGE. Censo 2010: População indígena é de 896,9 mil, tem 305 etnias e fala 247 idiomas, 2012. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo?busca=1&id=3&idnoticia=2194&t=censo-2010-poblacao-indigena-896-9-mil-tem-305-etnias-fala-274&view=noticia. Acesso em: 30 ago. 2019. [ Links ]

INGLIS, C. Multiculturalism: New Policy Respondes to Diversity. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, Paris, 1996. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/533a/7a013bebd79ac76ba99962b98b869e9301d5.pdf . Acesso em: 15 de jan. 2020. [ Links ]

JACOB, M. M.; SABZALIAN, L.; JANSEN, J.; TOBIN, T. J.; VINCENT, C. G.; LaCHANCE, K. M. The Gift of Education: How Indigenous Knowledges Can Trasnsform the Future of Public Education. International Journal of Multicultural Education, v. 20, n.1, p. 1-29, 2018. [ Links ]

JAFELICE, L. C. Nós e o céu: um enfoque antropológico para o ensino de astronomia. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 8., 2002. Anais... Disponível em: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/viii/PDFs/CO19_1.pdf. Acesso em: 28 ago. 2019. [ Links ]

JAFELICE, L. C. Etnoastronomia: quantos céus existem? Revista Ciência Sempre, n. 12, p. 27-31, 2009. [ Links ]

JAFELICE, L. C. Abordagem Antropológica: educação ambiental e astronômica desde uma perspectiva intercultural. Astronomia, Educação e Cultura. Natal: EDUFRN, Editora da UFRN, 2010, p. 213-262. [ Links ]

KANTOR, C. A. et al. Quanta Física. São Paulo: Editora PD, 2010. v. 2. [ Links ]

LIMA, F. P. et al. Relações céu-terra entre os indígenas no Brasil: distintos céus, diferentes olhares. In: MATSURA, O. T. (org.). História da Astronomia no Brasil. Recife: Cepe, 2013. v. 1, p. 88-130. [ Links ]

LIMA, F. P.; FIGUEIRÔA, S. F. DE M. Etnoastronomia no Brasil: a contribuição de Charles Frederick Hartt e José Vieira Couto de Magalhães. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 5, n. 2, p. 295-313, ago. 2010. [ Links ]

McCARTH, G.; STANTON, C. R. “Let His Voice Be Heard”: A community’s Response to Inclusion of an Indigenous Counter-Narrative in the District Curriculum. International Journal of Multicultural Education, v. 19, n. 3, p. 1-21, 2017. [ Links ]

MELLO, F. C.; SOARES, J. B.; KERBER, L. DE O. Astronomia e educação intercultural: experiências no ensino de astronomia e ciências em escolas indígenas. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA, 1., 2011. Atas... Disponível em: http://snea2011.vitis.uspnet.usp.br/sites/default/files/SNEA2011_M3_Mello.pdf. Acesso em: 28 ago. 2019. [ Links ]

MERLUCCI, C. M. D.; KILLNER, G. I.; OLIVEIRA JÚNIOR, J. T. DE. Astronomia cultural nas pesquisas de ensino: um panorama da década atual (2010-2018). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 23., 2019. Atas... Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/sys/resumos/T0834-1.pdf. Acesso em: 26 ago. 2019. [ Links ]

OLIVEIRA, E.; LEITE, C. Multiculturalismo na educação básica: uma análise da astronomia cultural nos livros didáticos de física aprovados no PNLD2018. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 17., 2018. Anais... São Paulo: SBF, 2018. [ Links ]

PIETROCOLA, M. et al. Física em contextos: pessoal, social e histórico. Movimento, força e astronomia. São Paulo, SP: FTD, 2011. v. 1. [ Links ]

RODRIGUES, M. S. A diversidade do conhecimento sobre o céu e o ensino de astronomia: propostas didáticas e potencialidades da astronomia cultural. 2015. 185 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. [ Links ]

RODRIGUES, M. S.; LEITE, C. “Astronomia cultural” em livros didáticos de física aprovados no PNLEM 2012. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA, 2.,. 2012 Atas... Disponível em: https://www.sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2017/03/SNEA2012_TCO17.pdf. Acesso em: 30 mar. 2020. [ Links ]

RODRIGUES, M. S.; LEITE, C. O tema astronomia cultural nos referenciais curriculares estaduais no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10,. 2015 Atas... Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R2117-1.PDF > Acesso em: 30 mar. 2020. [ Links ]

SANTOS, M. Introdução geral. In: SANTOS, M. Por uma outra globalização - Do pensamento crítico à consciência universal. 6a ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2001. p. 17-21. [ Links ]

SÃO PAULO (ESTADO). Caderno do Professor: ciências, ensino fundamental - 5a série. São Paulo: SEE, 2009a. v. 4. [ Links ]

SÃO PAULO (ESTADO). Caderno do Professor: ciências, ensino fundamental - 6a série. São Paulo: SEE, 2009b. v. 1. [ Links ]

SÃO PAULO (ESTADO). Caderno do Professor: ciências, ensino fundamental - 7a série. São Paulo, SP: SEE, 2009c. v. 3. [ Links ]

SÃO PAULO (ESTADO). Caderno do Professor: física, ensino médio - 1a série. São Paulo, SP: SEE, 2009d. v. 3. [ Links ]

UNESCO. Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, 2001. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CLT/diversity/pdf/declaration_cultural_diversity_pt.pdf. Acesso em: 23 ago. 2019. [ Links ]

Downloads

Publicado

2021-02-03 — Atualizado em 2021-04-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS