Astronomía cultural: Análisis de materiales y caminos para la diversidad en las classes de ciencias de la naturaleza

CULTURE ASTRONOMY: ANALYSIS OF MATERIALS AND PATHS TO DIVERSITY IN NATURE SCIENCE CLASSES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172020210112

Palabras clave:

Ensino de Ciências da Natureza; Astronomia Cultural; Multiculturalismo; Análise de Materiais Didáticos.

Resumen

La astronomía cultural estudia la producción de conocimiento sobre el cielo vinculado a las manifestaciones socioculturales de los pueblos, con el potencial de abordar la diversidad cultural en el contexto de las clases de ciencias de la naturaleza. Este trabajo analizó materiales y propuestas didácticas que abordaban la astronomía cultural e investigó dos aspectos principales: los temas y enfoques más recurrentes del multiculturalismo. Los resultados indicaron la mayor recurrencia de narrativas sobre el funcionamiento del universo y los asterismos de algunos grupos étnicos indígenas, así como narrativas sobre seres celestiales, la construcción de calendarios, entre otros. Desde el enfoque del multiculturalismo, se identificó una polarización entre un enfoque diferencialista, que valora las diferencias culturales de los grupos, y una postura intercultural, con énfasis en el diálogo entre diferentes culturas.

Referencias

AIKENHEAD, G. S. Indigenous Knowledge and science revisited. Cultural Studies of Science Education, v. 2, p. 539-620, 2007. [ Links ]

ALBUQUERQUE, V. et al. Astronomia e cultura nas pesquisas em ensino de ciências na última década. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA, 1., 2011. Anais... Disponível em: http://snea2011.vitis.uspnet.usp.br/sites/default/files/SNEA2011_TCO29.pdf. Acesso em: 26 ago. 2019. [ Links ]

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Editora 70, 2006. [ Links ]

BARROS, O. DOS S. Etnoastronomia Tembé-Tenetehara como matriz de abordagem (etno)matemática no enisno fundamental. 2004. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2004. [ Links ]

BINJA, E. J. B. Multiculturalismo: a identidade do sujeito nas tensões sociais contemporâneas em Charles Taylor. São Paulo, SP: LiberArs, 2015. [ Links ]

BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez; Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994. p. 47-51. [ Links ]

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. I. Fundamentos da investigação qualitativa em educação: uma introdução. Capítulo 2: Características da investigação qualitativa. In: BOGDAN, R. C.; BOUTTE, G.; KELLY-JACKSON, C.; JOHNSON, G. L. Culturally Relevant Teaching in Science Classrooms: Addressing Academic Achievement, Cultural Competence, and Critical Consciousness. International Journal of Multicultural Education, v. 12, n. 1, p. 1-20, 2010. [ Links ]

BRASIL. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC - Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 23 ago. 2019. [ Links ]

CAMPOS, M. D. A cosmologia dos Caiapós. Scientific American Brasil, n. 14, p. 62-71, fev. 2006. [ Links ]

CANCLINI, N. Introdução à edição de 2001. In: CANCLINI, N. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução Ana Regina Lessa; Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo, SP: Edusp, 2008. p. XVII-XL. [ Links ]

CANDAU, V. M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. (org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 13-37. [ Links ]

CARDOSO, W. T. O céu dos Tukano da Escola Yupuri: construindo um calendário dinâmico. 2007. 390 f.Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. [ Links ]

CARJUZAA, J. The Positive Impact of Culturally Responsive Pedagogy: Montana’s Indian Education for All. International Journal of Multicultural Education, v. 14, n. 3, p. 1-21, 2012. [ Links ]

CORRÊA, I. V.; MAGALHÃES, L.; MASCARENHAS, R. O céu dos índios Tembé. Belém/Pará: Eduepa, 1999. [ Links ]

CLASTRES, P. Copérnico e os selvagens. In: CLASTRES, P. A sociedade contra o estado. Tradução Theo Santiago. São Paulo: Cosac Naify, 2013. p. 25-45. [ Links ]

COSTA, G. B. Uma abordagem humanística para o Ensino de Astronomia no Ensino Médio. 2005, 109 f. Dissertação (Mestrado profissionalizante em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005. [ Links ]

GEERTZ, C. Parte I: Uma Descrição Densa: Por uma Teoria Interpretativa da Cultura. In: GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989. p. 3-21. [ Links ]

GRECO, A. Nascimento da Astronomia. Scientific American Brasil, n. 14, p. 10-14, fev. 2006. [ Links ]

IBGE. Censo 2010: População indígena é de 896,9 mil, tem 305 etnias e fala 247 idiomas, 2012. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo?busca=1&id=3&idnoticia=2194&t=censo-2010-poblacao-indigena-896-9-mil-tem-305-etnias-fala-274&view=noticia. Acesso em: 30 ago. 2019. [ Links ]

INGLIS, C. Multiculturalism: New Policy Respondes to Diversity. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, Paris, 1996. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/533a/7a013bebd79ac76ba99962b98b869e9301d5.pdf . Acesso em: 15 de jan. 2020. [ Links ]

JACOB, M. M.; SABZALIAN, L.; JANSEN, J.; TOBIN, T. J.; VINCENT, C. G.; LaCHANCE, K. M. The Gift of Education: How Indigenous Knowledges Can Trasnsform the Future of Public Education. International Journal of Multicultural Education, v. 20, n.1, p. 1-29, 2018. [ Links ]

JAFELICE, L. C. Nós e o céu: um enfoque antropológico para o ensino de astronomia. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 8., 2002. Anais... Disponível em: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/viii/PDFs/CO19_1.pdf. Acesso em: 28 ago. 2019. [ Links ]

JAFELICE, L. C. Etnoastronomia: quantos céus existem? Revista Ciência Sempre, n. 12, p. 27-31, 2009. [ Links ]

JAFELICE, L. C. Abordagem Antropológica: educação ambiental e astronômica desde uma perspectiva intercultural. Astronomia, Educação e Cultura. Natal: EDUFRN, Editora da UFRN, 2010, p. 213-262. [ Links ]

KANTOR, C. A. et al. Quanta Física. São Paulo: Editora PD, 2010. v. 2. [ Links ]

LIMA, F. P. et al. Relações céu-terra entre os indígenas no Brasil: distintos céus, diferentes olhares. In: MATSURA, O. T. (org.). História da Astronomia no Brasil. Recife: Cepe, 2013. v. 1, p. 88-130. [ Links ]

LIMA, F. P.; FIGUEIRÔA, S. F. DE M. Etnoastronomia no Brasil: a contribuição de Charles Frederick Hartt e José Vieira Couto de Magalhães. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 5, n. 2, p. 295-313, ago. 2010. [ Links ]

McCARTH, G.; STANTON, C. R. “Let His Voice Be Heard”: A community’s Response to Inclusion of an Indigenous Counter-Narrative in the District Curriculum. International Journal of Multicultural Education, v. 19, n. 3, p. 1-21, 2017. [ Links ]

MELLO, F. C.; SOARES, J. B.; KERBER, L. DE O. Astronomia e educação intercultural: experiências no ensino de astronomia e ciências em escolas indígenas. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA, 1., 2011. Atas... Disponível em: http://snea2011.vitis.uspnet.usp.br/sites/default/files/SNEA2011_M3_Mello.pdf. Acesso em: 28 ago. 2019. [ Links ]

MERLUCCI, C. M. D.; KILLNER, G. I.; OLIVEIRA JÚNIOR, J. T. DE. Astronomia cultural nas pesquisas de ensino: um panorama da década atual (2010-2018). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 23., 2019. Atas... Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/sys/resumos/T0834-1.pdf. Acesso em: 26 ago. 2019. [ Links ]

OLIVEIRA, E.; LEITE, C. Multiculturalismo na educação básica: uma análise da astronomia cultural nos livros didáticos de física aprovados no PNLD2018. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 17., 2018. Anais... São Paulo: SBF, 2018. [ Links ]

PIETROCOLA, M. et al. Física em contextos: pessoal, social e histórico. Movimento, força e astronomia. São Paulo, SP: FTD, 2011. v. 1. [ Links ]

RODRIGUES, M. S. A diversidade do conhecimento sobre o céu e o ensino de astronomia: propostas didáticas e potencialidades da astronomia cultural. 2015. 185 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. [ Links ]

RODRIGUES, M. S.; LEITE, C. “Astronomia cultural” em livros didáticos de física aprovados no PNLEM 2012. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA, 2.,. 2012 Atas... Disponível em: https://www.sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2017/03/SNEA2012_TCO17.pdf. Acesso em: 30 mar. 2020. [ Links ]

RODRIGUES, M. S.; LEITE, C. O tema astronomia cultural nos referenciais curriculares estaduais no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10,. 2015 Atas... Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R2117-1.PDF > Acesso em: 30 mar. 2020. [ Links ]

SANTOS, M. Introdução geral. In: SANTOS, M. Por uma outra globalização - Do pensamento crítico à consciência universal. 6a ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2001. p. 17-21. [ Links ]

SÃO PAULO (ESTADO). Caderno do Professor: ciências, ensino fundamental - 5a série. São Paulo: SEE, 2009a. v. 4. [ Links ]

SÃO PAULO (ESTADO). Caderno do Professor: ciências, ensino fundamental - 6a série. São Paulo: SEE, 2009b. v. 1. [ Links ]

SÃO PAULO (ESTADO). Caderno do Professor: ciências, ensino fundamental - 7a série. São Paulo, SP: SEE, 2009c. v. 3. [ Links ]

SÃO PAULO (ESTADO). Caderno do Professor: física, ensino médio - 1a série. São Paulo, SP: SEE, 2009d. v. 3. [ Links ]

UNESCO. Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, 2001. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CLT/diversity/pdf/declaration_cultural_diversity_pt.pdf. Acesso em: 23 ago. 2019. [ Links ]

Publicado

2021-02-03 — Actualizado el 2021-04-30

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN