DIDÁTICA DE CIÊNCIAS PARA UMA CIDADANIA CRÍTICA. REFLEXÕES E PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS PARA PROBLEMAS AMBIENTAIS E DE SAÚDE

SCIENCE EDUCATION FOR CRITICAL CITIZENSHIP. REFLECTIONS AND CONTEXTUALIZED PRACTICES FOR ENVIRONMENTAL AND HEALTH ISSUES

Autores

  • Gonzalo Bermudez Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) / Universidad Nacional de Córdoba (UNC) http://orcid.org/0000-0001-9734-0965
  • Lía Patricia García Universidad Nacional de Córdoba (UNC)
  • Karen Gimena Cisnero Universidad Nacional de Córdoba (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.1590/21172020210132

Palavras-chave:

Ensino de Ecologia; Educação em Saúde; Horta escolar.

Resumo

Neste artigo problematizamos o conceito de cidadania democrática frente ao impacto das desigualdades sociais no sistema educacional e, a partir de uma perspectiva política da alfabetização científica, questionamos visões simplistas sobre a emancipação cidadã. Para caracterizar como ocorrem os processos críticos de construção da cidadania e de alfabetização científica tendente à transformação social, realizamos pesquisas de desenvolvimento em salas de aula de ciências naturais. Seguindo uma metodologia qualitativa, configuramos casos com base em problemas socioambientais relacionados à saúde e ao meio ambiente (horta agroecológica, dengue/zika/chikungunya e biodiversidade). Assim, analisamos, reconhecemos e refletimos sobre uma Didática no território do público que, a partir de uma abordagem curricular intersticial e de ponta, contextualiza as práticas docentes nos problemas socioambientais do cotidiano

In this article we problematize the concept of democratic citizenship given the impact of social inequalities in the educational system and, from a political perspective of scientific literacy, we question simplistic views on citizen emancipation. In order to characterize how the processes of construction of critical citizenship and scientific literacy tending to social transformation occur, we carried out development research in natural science classrooms. Following a qualitative methodology, we configure cases based on socioenvironmental problems related to health and the environment (agroecological garden, dengue/zika/chikungunya and biological diversity). Thus, we analyze, recognize and reflect on a Didactics in the territory of the public sector that, from an interstitial and cutting edge curricular approach, it contextualizes teaching practices in everyday socio-environmental issues.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALEIXANDRE, MP Dez ideias-chave: competências em argumentação e uso de evidências. Barcelona: Graó, 2010. [ Links ]

ALLIAUD, A. Os artesãos do ensino. Sobre a formação de professores com o comércio. Buenos Aires: PAIDÓS, 2017. [ Links ]

ALLIAUD, A.; VEZUB, L. A função docente: sobre o trabalho, os saberes e os sentimentos dos professores argentinos. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 12, n. 37, pág. 927-952, 2012. [ Links ]

ALTIERI, MA; NICHOLLS, CI Conversão agroecológica de sistemas convencionais de produção: teoria, estratégias e avaliação. Ecosistemas, Scientific and Technical Journal of Ecology and Environment, v. 16, n. 1 pág. 3-12, janeiro de 2007. [ Links ]

ANDRADE MOLINA, A.; MOJICA, L. O ensino como ponte entre o conhecimento científico escolar e o conhecimento ecológico tradicional. Magis, Jornal Internacional de Pesquisa em Educação, v. 6, n. 12, pág. 37-53, 2013. [Links]

ANIJOVICH, R.; CAPELLETTI, G. Prática reflexiva em professores em serviço. Possibilidades e limitações. Espaços em branco. Revista Educação, Tandil, n. 28, p.74-92, 2018. [ Links ]

ARROYO, M. Educação e exclusão da cidadania. In BUFFA, E., ARROYO, M. e NOSELLA, P. São Paulo: Cortez, 2010. [ Links ]

BAGUER PUIG, J.; JERICÓ CASAS, M. O impacto ambiental: um valioso despertar ético para a educação. Teoria da Educação. Revista Interuniversidade, Salamanca, v. 29, n. 1 pág. 101-128, janeiro / junho de 2017. [ Links ]

BENEDICTO, J. e MORÁN, ML Aprendendo a ser cidadão. Experiências sociais e construção da cidadania entre os jovens. Madrid: Editor INJUVE, 2003. [Links]

BERMUDEZ, GMA; DE LONGHI, AL Desafios para o ensino da biodiversidade hoje. Contribuições para a formação de professores. Córdoba: Editorial da Universidade Nacional de Córdoba, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/283256837_Retos_para_la_ensenanza_de_la_biodiversidad_hoy_Aportes_para_la_formacion_docente. Acesso em: 23 ago. 2020. [ Links ]

BERMUDEZ, GMA; DE LONGHI, AL; GAVIDIA, V. O ensino monumental e utilitário das causas da biodiversidade e as estratégias para sua conservação. Um estudo sobre a transposição didática dos manuais do ensino médio espanhol. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 3, pág. 17-34, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320150030010. Último acesso em: 23 ago. 2020. [ Links ]

BERMUDEZ, GMA; LINDEMANN-MATTHIES, P. “O que importa é a riqueza de espécies” - a compreensão dos alunos do ensino médio sobre os componentes da biodiversidade. Pesquisa em Educação em Ciências, Dordrecht, v. 50, n. 6, pág. 2159-2187, 2020. Disponível em: https: //doi.org/10.1007/s11165-018-9767-y. Último acesso em: 23 ago. 2020. [ Links ]

BRASLAVSKY, C. Discriminação educacional na Argentina. Buenos Aires: Miño e Dávila, 1989. [ Links ]

CAMILLONI, A. Professores e saberes didáticos. In: CAMILLONI, A. de; COLS, E.; BESABE, L.; FEENEY, S. O conhecimento didático. Buenos Aires: Paidós, 2015, p. 41-60. [ Links ]

CANDAU, VM A Didática em questão. Pesquisa e ensino. Madrid: Narcea Editor, 1987. [ Links ]

CEBALLOS, M. Uso educativo de hortas escolares em centros de Sevilha. Educação científica, Sevilha, n. congreso extra, p. 787-792, 2017. [ Links ]

CERVINI I., RA A relação entre a composição escolar, o processo escolar e o desempenho em matemática no ensino médio na Argentina. International Review of Education, Amsterdam, v. 51, n. 2-3, pág. 173-200, maio de 2005. [ Links ]

CERVINI, R. Os efeitos da escola e da sala de aula no desempenho em matemática e linguagem no ensino médio: um modelo multinível. Perfis Educacionais, México, n. 28, pág. 68-97, janeiro de 2006. [Links]

CHAMIZO GUERRERO, JA Toulmin contribuições para o ensino de ciências. Ensino de Ciências, Barcelona, ​​v. 25, n. 1 pág. 133-146, 2007. [ Links ]

CHEVALLARD, Ys. A Transposição Didática. Do conhecimento sábio ao conhecimento ensinado. Buenos Aires: Aique, 1991. [ Links ]

CHION REVEL, A.; MEINARDI, E.; ADÚRIZ-BRAVO, A. Argumentação científica escolar: contribuição para a compreensão de um modelo complexo de saúde e doença. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 4, pág. 987-1001, outubro / dezembro de 2014. [ Links ]

CISTERNA, FC Categorização e triangulação como processos de validação do conhecimento em pesquisas qualitativas. Theoria, Chillán, v. 14, n. 1 pág. 61-71, 2005. [ Links ]

COLS, E. "Problemas de ensino e propostas didáticas ao longo do tempo." In: CAMILLONI, A., COLS, E, BASABE, L., FEENEY, S. (ed.). O conhecimento didático. Buenos Aires: Paidós, 2015, p. 71-124. [ Links ]

CORA, GD; RODRÍGUEZ, M. Construindo a “Nova Argentina”. A Cultura Cidadã e a consolidação da política educacional do peronismo (1952-1955). Espaço, Tempo e Educação, Salamanca, v. 1, n. 2 P. 187-205, 2015. [ Links ]

DE ALBA, A. Currículo: crise, mito e perspectiva. Editora: Miño y Dávila, Buenos Aires, Argentina, 2006. [ Links ]

DÍAZ BARRIGA, Á. Pense na didática. Editora: Amorrortu, Buenos Aires, Argentina, 2009. [ Links ]

DO NASCIMENTO BORBA, R.; DE ANDRADE PIRES, MC; VENDE ESCOVEDO, S. O ensino de ciências e biologia no conservador centro de restauração no Brasil: indagações e reflexões. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p.144-162, 2019. [ Links ]

DUBET, F. Mutações cruzadas: cidadania e escola. In: Benedicto, J. e M. Morán (Coord.), Aprendendo a ser cidadãos. Experiências sociais e construção da cidadania entre os jovens. Madrid: Instituto da Juventude, 2003, p. 219-234. [Links]

EDELSTEIN, G. Treinamento e treinamento em docência. Editora: Paidós, Buenos Aires, 2011. [ Links ]

FELDMAN, D. Dois problemas atuais para a didática. Revista Educação, Mar del Plata, v. 14, n. 2 P. 129-146, 2018. [ Links ]

FREIRE, P. Pedagogia da tolerância. Editora: Unesp, São Paulo, 2004. [ Links ]

FRIGERIO, G. Currículo: norma, interstícios, transposição didática e textos. Em: FRIGERIO, G. et al . Currículo presente, ciência ausente. Normas, teorias e críticas. Buenos Aires: Miño e Dávila, 1991, pp.15-53. [ Links ]

GARCÍA, LP; BERMUDEZ, GMA Viagens de campo para o ensino da biodiversidade. Uma oportunidade para estimular o conhecimento e a valorização do meio ambiente. In: XIII CONFERÊNCIA NACIONAL E VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 2018, Quilmes. Revista de Educação em Biologia, Córdoba, n. extraordinário, p. 555-563. Disponível em: Disponível em: http://congresos.adbia.org.ar/index.php/congresos/article/view/408 . Último acesso em: 23 ago. 2020. [ Links ]

GARELLI, Fernando; SANMARTINO, Mariana; DUMRAUF, Ana. Análise de materiais educativos e informativos sobre dengue na Argentina. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 21, n. 60, pág. 35-49, 2017. Disponível em Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000100035&lng=en&nrm=iso . Último acesso em: 23 ago. 2020. [Links]

GESSAGHI, V. Educação privada e experiências de formação da classe alta na Argentina. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 4, pág. 973-986, 2017. [ Links ]

GIROUX, H. Henry Giroux's pedagogia crítica em tempos sombrios. Praxis Educacional, La Pampa, v. 17, n. 2 P. 13 a 26 de janeiro / dezembro de 2013. [Links]

GONZÁLEZ-HOWARD, M.; MCNEILL, KL Atuando com agência epistêmica: caracterizando a crítica do aluno durante discussões de argumentação. Educação em Ciências, no prelo, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1002/sce.21592. Último acesso em: 23 ago. 2020. [ Links ]

IPBES. Resumo para formuladores de políticas do relatório de avaliação global sobre biodiversidade e serviços ecossistêmicos da Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos. Versão não editada avançada. 6 de maio de 2019. Bonn: secretariado do IPBES, Alemanha, 2019. [ Links ]

JUSTI, R. Relações entre argumentação e modelagem no contexto das ciências e do ensino de ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, Brasil, v. 17, pág. 31-48, 2015. [ Links ]

KEMMIS, S.; MCTAGGART, R. Como planejar a pesquisa-ação. Editora: Laertes, Barcelona, ​​1988. [ Links ]

LAMB, S.; DUMRAUF, A.; MENGASCINI, A.; SANMARTINO, M. Entre a Didática das Ciências Naturais e a Educação Popular em Ciências Naturais, Meio Ambiente e Saúde: histórias e reflexões de uma estrada em construção. Praxis Educacional, La Pampa, v. 15, pág. 71-79, março de 2011 - fevereiro de 2012. [Links]

LATORRE, A.; DEL RINCÓN IGEA, D.; ARNAL, J. Bases metodológicas da pesquisa educacional. Editorial: Experience, Barcelona, ​​2005. [ Links ]

LEVINSON, R. Educação científica e participação democrática: uma congruência incômoda? Estudos em Educação em Ciências, v. 46, n. 1 pág. 69-119, fevereiro de 2010. [ Links ]

LITWIN, E. "O cargo do professor à margem do currículo." In: LITWIN, E. O ofício de ensino. Condições e contextos. Buenos Aires: Paidós, 2008, p. 117-139. [ Links ]

LOCATELLI, R. A educação como bem público e comum. Reformule a governança da educação em um contexto de mudança. Perfis Educacionais, México, v. 40, n. 162, pág. 178-196, outubro / dezembro de 2018. [ Links ]

LÓPEZ-MOTA, Á.; MORENO-ARCURI, G. Suporte teórico e descrição metodológica do processo de obtenção de critérios de projeto e validação de sequências didáticas baseadas em modelos: o caso do fenômeno da fermentação. Biografia: Escritos sobre biologia e seu ensino, Bogotá, v. 7, n. 13, pág. 109-126, 2014. [ Links ]

LÓPEZ VILCHES, JE; BENAVIDES ESCOBAR, T. Uso de laboratório, horta escolar e visitas a centros naturais no Ensino Fundamental: Percepção de futuros professores durante suas práticas de ensino. Revista Eletrônica de Educação em Ciências, Vigo, v. 13, n. 2 P. 222-241, 2014. [ Links ]

LUDUEÑA, ME Malvinas Argentinas, o povo de Córdoba que venceu Monsanto. Verificado. Buenos Aires, 29 de março. 2017. Disponível em: Disponível em: https://www.chequeado.com/investigacion/malvinas-argentinas-el-pueblo-cordobes-que-vencio-a-monsanto/ . Último acesso em: 23 ago. 2020. [ Links ]

MARTÍNEZ, G.; MANZANO-GARCÍA, J. Estilos de percepção da biodiversidade e sua conservação em atores sociais de áreas protegidas de Córdoba. Revista do Museu de Antropologia, Córdoba, v. 9, n. 2 P. 135-152, 2016. [ Links ]

MARTÍNEZ, R., TRUCCO, D. e PALMA, A. Analfabetismo funcional na América Latina e no Caribe. Visão geral e principais desafios de política. Série de Políticas Sociais da CEPAL. Santiago do Chile: Nações Unidas, 2014. [ Links ]

MASSARINI, A.; SCHNEK, A. Ciência entre todos. Tecnociência em contexto social. Uma proposta de ensino. Buenos Aires: Paidós, 2015. [ Links ]

MÉHEUT, M.; PSILLOS, D. Sequências de ensino-aprendizagem: objetivos e ferramentas para a pesquisa em educação em ciências. International Journal of Science Education, Londres, v. 26, n. 5 p. 515-535, 2007. [ Links ]

MEINARDI, E. Literacia científica: para além do domínio dos códigos e das competências de leitura e escrita Revista de Educación en Biología, Córdoba, v.19, n. 2 P. 78-84, 2016. [ Links ]

MEINARDI, E. Pesquisa didática e compromisso com o desenvolvimento profissional do professor para o alcance de uma alfabetização científica de qualidade em escolas inclusivas. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, 2008. Disponível em: Disponível em: http://2007-2016.exactas.uba.ar/download.php?id=734 . Último acesso em 9 de dezembro. 2019. [ Links ]

MEPC. Separata Orientation Natural Sciences. Espaços de opções institucionais. Aprendizagem sugerida. Secretaria de Educação, Córdoba, Argentina, 2017. [ Links ]

MEPC. Ciclo Básico do Ensino Médio (versão definitiva 2011-2020). Volume 2. Secretaria de Educação, Córdoba, Argentina, 2011. [ Links ]

NARODOWSKI, M.; GOTTAU, V. Classes médias e escola pública. A escolha da escola como resistência. Perfis Educacionais, México, v. 39, n. 157, pág. 34-51, julho / setembro de 2017. [ Links ]

OCDE. Resultados do PISA 2009: Superando o background social - Equidade em oportunidades e resultados de aprendizagem, v. 2, Paris, França 2010b. Disponível em: http: //dx.doi.org/10.1787/9789264091504-en. Último acesso em: 9 de dezembro. 2019. [ Links ]

OCDE. Resultados do PISA 2009: O que torna uma escola bem-sucedida? - Recursos, políticas e práticas, v. 4. Paris, França 2010 a. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1787/9789264091559-en. Último acesso em: 9 de dezembro. 2019. [ Links ]

OSORIO, C. e MARTINS, I .. Educação científica e tecnológica para o Espaço Ibero-americano do Conhecimento. In: ALBORNOZ, M. e LÓPEZ, JA Ciência, tecnologia e universidade na América Latina Ciência, tecnologia e universidade na América Latina. Buenos Aires: Eudeba, 2010, p. 121-143. [ Links ]

PÉREZ, RM Biodiversidade no contexto educacional. Vários looks no cenário mundial. Nodos y Nudos, Bogotá, v. 4, n. 35, pág. 63-75, 2013. [ Links ]

PÉREZ CALDERON, OL O jardim urbano como laboratório para a aplicação do conceito de ecossistema e o desenvolvimento de habilidades cognitivas em alunos do segundo ciclo. Tese de doutorado. Universidade Nacional da Colômbia, 2012. [ Links ]

PERISSÉ, AH Cidadania como construção histórico-social e suas transformações na Argentina contemporânea. Nomads. Revista Crítica de Ciências Sociais e Jurídicas, Roma, v. 26, n. 2, 2010. [ Links ]

PINHÃO, F.; MARTINS, I. Cidadania e ensino de ciências: questões para o debate. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, vol. 18, n. 3, pág. 9-29, setembro / dezembro de 2016. [ Links ]

PUIGGRÓS, A. De Simón Rodríguez a Paulo Freire: a educação para a integração ibero-americana. Editor: Acordo Andrés Bello, Bogotá, Colômbia, 2005. [ Links ]

RAMOS, FJ Educação e cidadania: a necessidade de criar espaços de desacordo e diálogo. Fórum de Educação, Salamanca, v. 14, n.20, p. 13-19, janeiro / junho de 2016. [ Links ]

RIVAROSA, A.; DE LONGHI, AL Contribuições didáticas para noções complexas em Biologia: alimentos. Buenos Aires: Miño e Dávila, 2012. [ Links ]

RUIZ BARRÓN, Á.; RODRÍGUEZ MUÑOZ, JM Hortas comunitárias: construindo espaços socioeducativos em e para a sustentabilidade. Fórum de Educação, Salamanca, Espanha v.13, n. 19, pág. 213-239, julho / dezembro de 2015. [Links]

SASSERON, LH Scientific Literacy, Ensino por Investigação e Argumento: Relações entre Ciência da Natureza e Escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, pág. 49-67, novembro de 2015. [ Links ]

SCHARRER, L.; BROMME, R.; BRITT, A.; STADTLER, M. A sedução da facilidade: como as representações científicas influenciam a confiança dos leigos em sua própria avaliação da informação científica. Aprendizagem e instrução, v. 22, n. 3, pág. 231-243, fevereiro / novembro de 2012. [ Links ]

VENDE ESCOVEDO, S.; ANDRADE, P. Políticas curriculares e subalternização do trabalho docente. Editora: Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 21, n. 1 pág. 39-64, março / junho de 2016. [ Links ]

SMINK, V. Malvinas Argentinas, a comunidade que conseguiu travar a Monsanto, a gigante dos OGM. BBC World. Buenos Aires, 12 de dezembro 2014. Disponível em: https://www.bbc.com/mundo/noticias/2014/12/141128_argentina_transgenicos_monsanto_vs. Acesso em: 23 ago. 2020. [ Links ]

TARANTO, P. Forma gratuita para empresas mineradoras e agroquímicas gerarem conteúdo educacional. Hora da Argentina, Buenos Aires, 2 de julho. 2017. Disponível em: https://www.tiempoar.com.ar/nota/via-libre-para-que-mineras-y-agroquimicas-generen-contenidos-educativos. Acesso em: 23 ago. 2020. [ Links ]

TEDESCO, JC Educação e desigualdade na América Latina e no Caribe. Contribuições para a agenda pós-2015. Perfis Educacionais, v. 39, n. 158, pág. 206-224, 2017. [ Links ]

TIRAMONTI, G. O enredo da desigualdade educacional. Buenos Aires: Manantial, 2004. [ Links ]

TIRAMONTI, G. O enredo da desigualdade educacional. Diálogos Pedagógicos, Córdoba, v. 3, n. 5 p. 94-110, abril de 2005. [ Links ]

UNITED NATION. Série de guias do YouthXchange: biodiversidade e estilos de vida. Trabalho UNEP # DTI / 1659 / PA. Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), 2012. [ Links ]

VELEDA, C. Segregação educacional. Entre a fragmentação das classes médias e a regulação atomizada. Buenos Aires: La Crujía Ediciones, 2012. [Links]

VILELA LIMA, M.; VENDE ESCOVEDO, S. Corpo Humano e Saúde nos currículos escolares: quando as abordagens socioculturais desafiam a hegemonia biomédica e higiênica. Biografia: Escritos sobre biologia e seu ensino, Bogotá, v. 8, n. 15, pág. 113-121, julho / dezembro de 2015. [ Links ]

Downloads

Publicado

2021-02-03 — Atualizado em 2021-04-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS