O CHEMISTRY SELF-CONCEPT OF HIGH SCHOOL STUDENTS INVESTIGATED BY THE PREPARATION AND VALIDATION OF A SCALE

O AUTOCONCEITO EM QUÍMICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INVESTIGADO PELA ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA

Autores

  • Viviane Florentino de Melo UFBA
  • Amanda Amantes UFBA

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172021230109%20

Palavras-chave:

Escala de autoconceito em Química, Validação de instrumento, Teoria de Resposta ao Item.

Resumo

Neste estudo apresentamos o processo de construção e validação de uma escala de autoconceito em Química para estudantes do ensino médio brasileiro e avaliação da configuração do autoconceito da amostra. Construímos um modelo estrutural e um teste que foi aplicado a 203 estudantes. As análises foram realizadas através do emprego da teoria de resposta ao item e da teoria clássica de testes. Os resultados indicaram que a escala é válida e é composta por três fatores: desempenho, interesse e engajamento cognitivo, sendo que nenhum deles prevalece no autoconceito, ou seja, todos esses fatores contribuem igualmente para dimensionar o constructo. Também por essa análise identificamos que somente o sexo foi preditor, contudo ele só influenciou o autoconceito no fator desempenho.

In this study, we present the process of developing and validating a chemistry self-concept scale for Brazilian high school students and of evaluating the configuration of the sample’s self-concept. We developed a structural model and a test that was applied to 203 students. The analysis was done using the item response theory and the classic test theory. The results indicated that the scale is valid and comprises three factors: performance, interest, and cognitive engagement. None of these factors prevail in the self-concept, which means that they all contribute equally to dimension this construct. Through this analysis, we also identified that only sex was a predictor. However, it only influenced the self-concept in the performance factor.

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Publicado

2021-04-05

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS