CHEMISTRY SELF-CONCEPT OF HIGH SCHOOL STUDENTS INVESTIGATED BY THE PREPARATION AND VALIDATION OF A SCALE

O AUTOCONCEITO EM QUÍMICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INVESTIGADO PELA ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA

Autores

  • Viviane Florentino de Melo Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Amanda Amantes Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172021230109%20

Palavras-chave:

Escala de autoconceito em Química, Validação de instrumento, Teoria de Resposta ao Item.

Resumo

Neste estudo apresentamos o processo de construção e validação de uma escala de autoconceito em Química para estudantes do ensino médio brasileiro e avaliação da configuração do autoconceito da amostra. Construímos um modelo estrutural e um teste que foi aplicado a 203 estudantes. As análises foram realizadas através do emprego da teoria de resposta ao item e da teoria clássica de testes. Os resultados indicaram que a escala é válida e é composta por três fatores: desempenho, interesse e engajamento cognitivo, sendo que nenhum deles prevalece no autoconceito, ou seja, todos esses fatores contribuem igualmente para dimensionar o constructo. Também por essa análise identificamos que somente o sexo foi preditor, contudo ele só influenciou o autoconceito no fator desempenho.

In this study, we present the process of developing and validating a chemistry self-concept scale for Brazilian high school students and of evaluating the configuration of the sample’s self-concept. We developed a structural model and a test that was applied to 203 students. The analysis was done using the item response theory and the classic test theory. The results indicated that the scale is valid and comprises three factors: performance, interest, and cognitive engagement. None of these factors prevail in the self-concept, which means that they all contribute equally to dimension this construct. Through this analysis, we also identified that only sex was a predictor. However, it only influenced the self-concept in the performance factor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BANDURA, A. Social Foundations of Thought and Action: A Social Cognitive Theory. Englewood Cliffs, New Jersey, Prentice-Hall, 1986.

BAUER, C. F. Beyond" student attitudes": Chemistry self-concept inventory for assessment of the affective component of student learning. Journal of Chemical Education, v. 82, n. 12, p. 1864, 2005.

BENTLER, P. M. Comparative Fit Indexes in Structural Models. Psychological Bulletin, 107(2), 238-46, 1990.

BONG, M; CLARK, R. E. Comparison between self-concept and self-efficacy in academic motivation research. Educational psychologist, v. 34, n. 3, p. 139-153, 1999.

BORSBOOM, D. Latent Variable Theory. Measurement: Interdisciplinary Research & Perspective, 6(1-2), 25-53, 2008.

DRASGOW, F., LEVINE, M. V., & WILLIAMS, E. A. Appropriateness measurement with polychotomous item response models and standardized indices. British Journal of Mathematical and Statistical Psychology, 38 (1), 67–86, 1985.

EDELEN, M. O; REEVE, B. B. Applying item response theory (IRT) modeling to questionnaire development, evaluation, and refinement. Quality of life research, v. 16, n. 1, p. 5, 2007.

EMBRETSON, S. E.; REISE, S. P. Item response theory for psychologists. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2000.

FREDRICKS, J.A.; BLUMENFELD, P.C. e A.H. PARIS School Engagement: Potential of the Concept, State of the Evidence. Review of Educational Research, 74, 1, 59-109, 2004.

FINCH, W. H.; FRENCH, B. F. Exploratory factor analysis. In: FINCH, W. H.; FRENCH, B. F. Latent Variable Modeling with R. 1ª. ed. New York: Routledge, 2015.

GASPAROTTO, G. S., et al. O autoconceito de estudantes de ensino médio e sua relação com desempenho acadêmico: Uma revisão sistemática. Revista Portuguesa de Educação, v. 31, n. 1, p. 21-37, 2018.

GOLINO, H. F.; GOMES, C. M. A. O Modelo Logístico Simples de Rasch para dados dicotômicos. In: GOLINO, H. F., et al. Psicometria contemporânea: Compreendendo os Modelos Rasch. 1ª. ed. São Paulo: Casa do Psicológo, v. I, 2015.

HU, L. T.; BENTLER, P. M. Cutoff criteria for fit indexes in covariance structure analysis: conventional criteria versus new alternatives. Structural Equation Modeling, 6(1), 1-55, 1999.

HAYTON, J. C., ALLEN, D. G.; SCARPELLO, V. Factor retention decisions in exploratory factor analysis: A tutorial on parallel analysis. Organizational research methods, 7 (2), 2004.

IBM_CORP. IBM SPSS Statistics for Windows, Version 20.0. IBM Corp. New York. 2011.

KLINE, P. Personality: the psychometric view. London: Routledge, 1993

LEWIS, S. E.; et. al., Attitude Counts: Self-Concept and Success in General Chemistry. Journal of Chemical Education 86 (6), 744−749, 2009.

LIKERT, R. A technique for the measurement of atitudes. Archives of Psychology, 22(140), 1-55, 1932.

LIMA JUNIOR, P; REZENDE, F; OSTERMANN, F. Diferenças de gênero nas preferências disciplinares e profissionais de estudantes de nível médio: relações com a educação em ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 13, n. 2, p. 119-134, 2011.

LINACRE, J. M. WINSTEPS 3.70. Rasch measurement computer program, Chicago. Winsteps.com, 2014. Disponivel em: .

MARTINS, G. A. Sobre confiabilidade e validade. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. VIII, n. 1, p. 1-12, Janeiro, 2006.

NIELSEN, S. E.; YEZIERSKI, E. Exploring the structure and function of the chemistry self-concept inventory with high school chemistry students. Journal of Chemical Education, v. 92, n. 11, p. 1782-1789, 2015.

NUNES, C. H. S. S. et al. Teoria de Resposta ao Item para otimização de escalas tipo likert–um exemplo de aplicação. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación-e Avaliação Psicológica, v. 1, n. 25, p. 51-79, 2008.

NUNNALLY, J. C. Psycometric theory. 2ª. ed. New York: McGraw-Hill, 1978

PAJARES, F. Self-efficacy beliefs in academic settings. Review of Educational Research, v. 66, pp. 543-578, 1996.

ROSA, K. Science identity possibilities: a look into Blackness, masculinities, and economic power relations. Cultural Studies of Science Education, v. 13, n. 4, p. 1005-1013, 2018.

RYAN, R.M.; DECI, E.L. Intrinsic and extrinsic motivations: classic definitions and new directions. Contemporary Educational Psychology 25, 54-67, 2000.

SILVA, M. C. Atitudes para a ciência e percepção dos alunos Integrantes do programa ciência itinerante Do IF-baiano campus Catu-BA, 2015, 169f. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências) Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

SILVA, M. C. R.; VENDRAMINI, C. M. M. Evidências de validade de uma escala de autoconceito acadêmico em estatística. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 8, n. 2, 2006.

TEAM, R. Core et al. R: A language and environment for statistical computing. 2012. Vienna, Austria: R Foundation for Statistical Computing, v. 10, 2012.

TRIOLA, M. F. et al. Introdução à estatística. Rio de Janeiro: ltc, 2005.

WEINBURGH, M. Gender differences in student attitudes toward science: a meta-analysis of the literature from 1970 to 1991. Journal of Research in Science Teaching, Maryland, v. 32, n. 4, p. 387-398, 1995.

WHITE, R. W. Motivation reconsidered: the concept of competence. Psychological Review 66(5), 297-33, 1959.

WYLIE, R. O autoconceito: uma revisão de considerações metodológicas e instrumentos de medição. Lincoln: University of Nebraska Press, 1974.

Publicado

2021-04-05 — Atualizado em 2021-04-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS