JOINT CONSTRUCTION OF PRACTICES AS A CURRICULUM COMPONENT BY EDUCATORS OF TRAINING CHEMISTRY TEACHERS: AN ANALYSIS BASED ON THE THEORY OF COMMUNICATIVE ACTING
CONSTRUÇÃO CONJUNTA DE PRÁTICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR POR DOCENTES FORMADORES DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172021230120Palavras-chave:
Grupos de Planejamento Conjunto, Licenciatura em Química, Teoria do Agir Comunicativo, Prática como Componente CurricularResumo
Apresenta-se neste artigo os resultados de uma pesquisa que trata de um tema ainda pouco explorado no ensino de ciências, a saber, as possibilidades e os empecilhos do planejamento conjunto entre docentes formadores nos cursos de licenciatura. Tem-se por objetivo analisar as construções conjuntas de ações e concepções entre docentes formadores que ministram as disciplinas relacionadas às Práticas como Componente Curricular quando em situação de planejamento conjunto dessas disciplinas. Com base nos elementos teóricos advindos da Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas, e de seus interpretadores nas áreas de Educação e Ensino de Ciências, foi possível analisar as interações entre docentes em processo de planejamento conjunto e compreender como se deu o processo de construções conjuntas de elementos das PCC tanto no plano das ações quanto das concepções, além de refletir sobre os caminhos para a formação continuada de docentes formadores no âmbito da universidade.
This article presents part of the results of a masters degree research that is related with a theme little explored in science teaching, it is, the joint planning among teacher educators in undergraduate courses. The objective is to analyze the joint constructions of practices and conceptions among teachers educators who teach the disciplines of practices as a curricular component when they are in planning situation of these disciplines with other teachers. Based on the theoretical references of Jügen Habermas’ Theory of Communicative Act and its readers in education and science education areas, it was possible to analyze the interactions among the teachers in the process of joint planning and understand how the process of joint constructions of elements of teaching took place both in terms of actions and conceptions. Beyond, we discuss the ways to make the continuous education of teachers educators at the university.
Downloads
Referências
BENITE, C. R. M.; BENITE, A. M. C.; ECHEVERRÍA, A. R. A pesquisa na formação de formadores de professores: Em Foco. A Educação Química 2010.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
BORTOLETTO, A; CARVALHO, W. L. P. Uma proposta de formação continuada de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e das questões sociocientíficas. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 9, n. 17, p. 141-160, dez. 2012.
BORTOLETTO, Adriana. Formação continuada de professores: a experiência de uma temática sociocientífica na perspectiva do Agir Comunicativo. 2013. 237 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru. Bauru, 2013 . Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/102063>.
» http://hdl.handle.net/11449/102063
BRANDÃO, C. R. (Org.). (1999). Repensando a pesquisa participante São Paulo: Brasiliense.
CAMARGO, S. et al A reestruturação do projeto pedagógico de um curso de licenciatura em Física de uma universidade pública: contribuições de licenciandos ao processo. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte ), v. 14, n. 3, p. 217-235, 2012.
CASTRO, G. F.; LIMA, M. C. B. Formação inicial de um professor de Física: estudo de caso. Atas do XEncontro de Pesquisas em Ensino de Física. Londrina: 2006. p. 1 - 3.
CERVO, A. L. et al Metodologia científica 6ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
CHAPANI, D. T.; CARVALHO, L. M. O.. Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de Ciências. Práxis Educacional, v. 6, n. 9, p. 187-208, 2010. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/134492>.
» http://hdl.handle.net/11449/134492
CHAUÍ, M. Escritos sobre a universidade São Paulo: Editora UNESP, 2001.
CUNHA, M. I. Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas no ensino superior: à docência e sua formação. Revista Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 54, p. 525 - 536, set./dez. 2004.
FRANCO, M. A. S. Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidades de transformações no processo ensino-aprendizagem. Cadernos de Pedagogia universitária, v. 10, 2009.
FREITAS, Z. L. Um projeto de interação universidade-escola como espaço formativo para a docência do professor universitário Faculdade de Ciência - Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquisa Filho”. Bauru, p. 140. 2008. Tese de doutorado.
GOERGEN, P. L. Ciência, Sociedade e Universidade. Educação e Sociedade, Campinas, v. 19, n. 63, p. 53 - 79, 1998.
GONÇALVES, F. P.; MARQUES, C. A.; DELIZOICOV, D. O desenvolvimento profissional dos formadores de professores de Química: contribuições epistemológicas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 7, n. 3, 2007.
HABERMAS, J. Racionalidade e Comunicação Tradução de Paulo Rodrigues. Lisboa: Edições 70, 1996
HABERMAS, J. Teoria do agir comunicativo I São Paulo: Martins Fontes, 2012.
IMBERNÓN, F.; SHIGUNOV NETO, A.; SILVA, A. C. Reflexões sobre o conhecimento na formação de professores em comunidade de prática. Revista Iberoamericana de Educación, v. 82, n. 1, p. 161-172, 2020.
KASSEBOEHMER, A. C.; FARIAS, S. A. Conteúdos das disciplinas de interface atribuídos a prática como componente curricular em cursos de licenciatura em Química. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 2, p. 95-123, 2012.
LIMA, M. M.; IBRAIM, S. S.; SANTOS, M. Análise de aspectos de natureza da ciência expressos por uma professora em formação inicial no contexto de uma disciplina de história da química. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc (Belo Horizonte) Belo Horizonte, v. 23, 2021. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198321172021000100303&lng=en&nrm=iso>
» http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198321172021000100303&lng=en&nrm=iso
LONGHI, A. J. A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jurgen Tese. 173f. (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação- Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2005.
LOPES, N. C.; CARVALHO, W. L. P. DE. A constituição de associações livres para o trabalho com as questões sociocientíficas na formação de professores. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 3, p. 01-20, 28 jun. 2018.
LOPES, N. C.; CARVALHO, W. L. P. Formação inicial e continuada de professores: das licenciaturas à constituição de pequenos grupos de pesquisas como associações livres. Educação em Revista, v. 33, 2017.
MASSENA, E. P.; MONTEIRO, A. M. F. C. “Concepções sobre currículo de formadores de professores: o curso de Licenciatura em Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro”. Química Nova, v. 34, n. 8, p. 1476-1484, 2011.
MELO, E. F. F de. A formação da linguagem comunicativa em Habermas: possibilidades na emancipação da educação. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 6, n. 7, p. 74-84, 2020.
MÜHL, E. H. Habermas e a educação: ação pedagógica como agir comunicativo. Passo Fundo: UPF Editora, 2003.
OLIVEIRA, Adriana Marques. A formação continuada no pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio: busca de ressignificação por meio do agir dialógico-comunicativo, 2016, 252 f. 2016. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado). Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru-SP.
PUCCI, B. et al Teoria crítica e educação. São Carlos: Vozes, p. 11-58, 1995.
RADETZKE, F. S.; GÜLLICH, R. I. Formação continuada dos formadores de professores da área de ciências da natureza: que elementos considerar? Revista Docência do Ensino Superior, v. 11, p. 1-17, 2021.
RASCO, J. F. A. De la acción comunicativa a la sociedad democrática. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 2, p. 73-85, 1998.
ROSA, M. I. de F. P.dos S.; SCHNETZLER, R. P. A investigação-ação na formação continuada de professores de ciências. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 27-39, 2003.
SILVA, J. R. N.; CARVALHO, L. M. O. Aportes teóricos e metodológicos para a constituição de um grupo de planejamento conjunto com docentes da licenciatura em física. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências(Belo Horizonte ), v. 16, p. 85-106, 2014.
SILVA, J. R. N.; CARVALHO, L. M. O. Contribuições das concepções de Jürgen Habermas para a construção de um dispositivo de análise das interações linguísticas voltado à pesquisa em Ensino de Ciências. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 2, p. 239-258, 2017.
SILVA, J. R. N.; CARVALHO, L. M. O. Uma compreensão do processo de interação comunicativa em grupos de planejamento conjunto entre docentes da licenciatura em física na perspectiva da teoria do agir comunicativo. Investigações em Ensino de Ciências, v. 21, n. 1, p. 145-165, 2016.
SILVA, L. H. de A.; SCHNETZLER, R. P. Buscando o caminho do meio: a” sala de espelhos” na construção de parcerias entre professores e formadores de professores de Ciências. Ciência & Educação (Bauru ), v. 6, n. 1, p. 43-54, 2000.
SILVA, R. M. G.; SCHNETZLER, R P. Constituição de professores universitários de disciplinas sobre ensino de Química. Química Nova, v. 28, n. 6, p. 1123-1133, 2005.