JOINT CONSTRUCTION OF PRACTICES AS A CURRICULUM COMPONENT BY EDUCATORS OF TRAINING CHEMISTRY TEACHERS: AN ANALYSIS BASED ON THE THEORY OF COMMUNICATIVE ACTING

CONSTRUÇÃO CONJUNTA DE PRÁTICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR POR DOCENTES FORMADORES DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172021230120

Palavras-chave:

Grupos de Planejamento Conjunto, Licenciatura em Química, Teoria do Agir Comunicativo, Prática como Componente Curricular

Resumo

Apresenta-se neste artigo os resultados de uma pesquisa que trata de um tema ainda pouco explorado no ensino de ciências, a saber, as possibilidades e os empecilhos do planejamento conjunto entre docentes formadores nos cursos de licenciatura. Tem-se por objetivo analisar as construções conjuntas de ações e concepções entre docentes formadores que ministram as disciplinas relacionadas às Práticas como Componente Curricular quando em situação de planejamento conjunto dessas disciplinas. Com base nos elementos teóricos advindos da Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas, e de seus interpretadores nas áreas de Educação e Ensino de Ciências, foi possível analisar as interações entre docentes em processo de planejamento conjunto e compreender como se deu o processo de construções conjuntas de elementos das PCC tanto no plano das ações quanto das concepções, além de refletir sobre os caminhos para a formação continuada de docentes formadores no âmbito da universidade.

This article presents part of the results of a masters degree research that is related with a theme little explored in science teaching, it is, the joint planning among teacher educators in undergraduate courses. The objective is to analyze the joint constructions of practices and conceptions among teachers educators who teach the disciplines of practices as a curricular component when they are in planning situation of these disciplines with other teachers. Based on the theoretical references of Jügen Habermas’ Theory of Communicative Act and its readers in education and science education areas, it was possible to analyze the interactions among the teachers in the process of joint planning and understand how the process of joint constructions of elements of teaching took place both in terms of actions and conceptions. Beyond, we discuss the ways to make the continuous education of teachers educators at the university.

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Biografia do Autor

Beatriz dos Santos Araújo, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Professora de Química, Ciências e Física. Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Itajubá. Graduanda em Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho. Graduada em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Química, Experimentação, Formação de Professores

João Ricardo Neves da Silva, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Atualmente é Professor do Instituto de Física e Química (IFQ) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP - Campus de Presidente Prudente) (2008), mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2010) e Doutorado em Educação para a Ciência pela FC/UNESP - Campus de Bauru. Atua em Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Ensino de Ciências/Ensino de Física, principalmente nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores de Física, Inserção de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, Interação entre docentes e Formação de Grupos de Professores, Teoria da Ação Comunicativa, Teoria Crítica, Investigação-Ação

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Publicado

2021-09-13

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS