THE SUBJECTIVE AND THE OPERATIONAL IN OVERCOMING LEARNING DIFFICULTIES IN SCIENCE
O SUBJETIVO E O OPERACIONAL NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172022240101Palavras-chave:
Palavras-chave: Subjetivo e operacional; Superação das dificuldades de aprendizagem; Aprendizagem de ciências.Resumo
A superação das dificuldades de aprendizagem escolar foi explicada por um modelo teórico, desenvolvido no âmbito da teoria da subjetividade de Fernando González Rey, que não foi elaborado com base em pesquisas no contexto do ensino e aprendizagem em ciências. Outro modelo teórico foi elaborado pelos construtivistas espanhóis Juan Ignácio Pozo e Miguel Ángel Gómez Crespo para explicar a superação das dificuldades de aprendizagem em ciências, porém sem levar em conta a dimensão subjetiva da aprendizagem. No presente artigo, apresentamos os dois modelos teóricos. Embora não seja possível justapor os dois modelos, derivamos implicações do construtivismo para o estudo da dimensão operacional da superação das dificuldades de aprendizagem, que integrado à dimensão subjetiva, irá compor o nosso modelo teórico inicial. Objetivamos construir, por meio de pesquisas, uma extensão do modelo da teoria da subjetividade.
Downloads
Referências
Bezerra, M. D. S. (2014). Dificuldade de Aprendizagem e Subjetividade: Para além das representações hegemónicas do aprender [Dissertação de Mestrado]. Universidade de Brasília. Brasília.
Cachapuz, A. F. (2000). A procura da excelência na aprendizagem. Série-Estudos, 10, 9-26. https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/596/484
Égler, V. L. P., & Mitjáns Martínez, A. (2019). A configuração subjetiva da ação de aprender: implicações na organização do contexto educativo na formação de professores. In: Tacca, M. C. V. R., & Mitjáns Martínez, A., & González Rey, F. L., & Coelho, C. M. M. Subjetividade, Aprendizagem e Desenvolvimento: estudos de caso em foco (pp. 193-216). Campinas: Alínea.
González Rey, F. L. (2006). O sujeito que aprende: desafios do desenvolvimento do tema da aprendizagem na psicologia e na prática pedagógica. In: Tacca, M. C. V. R. Aprendizagem e trabalho pedagógico (pp. 29-44). Campinas: Alínea.
González Rey, F. L., & Mitjáns Martínez, A. (2017a). El desarrollo de la subjetividad: una alternativa frente a las teorías del desarrollo psíquico. Papeles de trabajo sobre cultura, educación y desarrollo humano, 13 (2), 3-20. http://psicologia.udg.edu/PTCEDH/menu_articulos.asp
González Rey, F. L., & Mitíjans Martínez, A. (2017b). Subjetividade: Teoria, Epistemologia e Método. Campinas: Alínea.
González Rey, F. L., & Mitjáns Martínez, A., & Bezerra, M. Psicología en la educación: Implicaciones de la subjetividad en una perspectiva cultural- histórica. Revista Puertorriqueña de Psicología, 27 (2), 260-274. http://fernandogonzalezrey.com/images/PDFs/producao_biblio/fernando/artigos/educacao_e_subjetividade/PSICOLOGA-EN-LA-EDUCACIN.pdf
González Rey, F. L. (2019). A Epistemologia Qualitativa 20 Anos Depois. In: Mitjáns Martínez, A., & González Rey, F. L., & e Valdés Puentes, R. (Orgs.) Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade: discussões sobre educação e saúde (pp. 21-45). Uberlândia: EDUFU.
Medeiros, A. M. A. (2018). Análise dos processos subjetivos de aprendizagem Matemática escolar de crianças consideradas em situação de dificuldade [Tese de Doutorado]. Universidade de Brasília. Brasília.
Mitjáns Martínez, A. (2005). A Teoria da Subjetividade de González Rey: Uma Expressão do Paradigma da Complexidade na Psicologia. In: González Rey, F. L. (Org.) Subjetividade, Complexidade e Pesquisa em Psicologia (pp. 1-25). São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Mitjáns Martínez, A. (2014). O lugar da imaginação na aprendizagem escolar: suas implicações para o trabalho pedagógico. In: Mitjáns Martínez, A., & Álvarez P. (Orgs) O sujeito que aprende: diálogo entre a psicanálise e o enfoque histórico-cultural (pp. 63-97). Brasília: Liber Livro.
Mitjáns Martínez, A. (2019). Epistemologia Qualitativa: dificuldades, equívocos e contribuições para outras formas de pesquisa qualitativa. In: Mitjáns Martínez, A., & González Rey, F. L., & Valdés Puentes, R. (Orgs.) Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade: discussões sobre educação e saúde (pp. 47-69). Uberlândia: EDUFU.
Mitjáns Martínez, A., & González Rey, F. L. (2012). O subjetivo e o operacional na aprendizagem escolar: pesquisas e reflexões. In: Mitjáns Martínez, A., & Scoz, B. J. L., & Castanho, M. I. S. (Orgs.) Ensino e aprendizagem: a subjetividade em foco (pp. 59-83). Brasília: Liber Livros.
Mitjáns Martínez, A., & González Rey, F. L. (2017). Psicologia, Educação e Aprendizagem Escolar: avançando na contribuição da leitura cultural histórica. São Paulo: Cortez.
Mitjáns Martínez, A., Goulart, D.M., Tacca, M.C.V.R. & Mori, V.D. (2020) Teoria da subjetividade: contribuições em diferentes campos e contextos. In: Mitjáns Martínez, A.,Tacca, M. C. V. R. & Puentes, R.V. Teoria da Subjetividade: discussões teóricas, metodológicas e implicações na prática profissional (pp 15- 44). Campinas: Alínea.
Muniz, L., & Almeida, P. (2017) O valor heurístico da categoria configuração subjetiva da ação. In: Mori, V., & Campolina, L. O. Diálogos com a teoria da subjetividade: reflexões e pesquisas (pp. 61-82). Curitiba: CRV.
Muniz, L. S., & Mitjáns Martínez, A. (2019). Aprendizagem Criativa da Leitura e da Escrita e Desenvolvimento: Princípios e estratégicas do trabalho pedagógico. Curitiba: Appris.
Pozo, J. I., & Gómez Crespo, M. Á. (2009) A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico (5ª ed.) Porto Alegre: Artmed.
Rossato, M. (2009). O movimento da subjetividade no processo de superação das dificuldades de aprendizagem escolar [Tese de Doutorado]. Universidade de Brasília. Brasília.
Rossato, M., & Mitjáns Martínez, A. (2011). A superação das dificuldades de aprendizagem e as mudanças na subjetividade. In: Mitjáns Martínez, A., & Tacca, M. C. V. R. Possibilidades de Aprendizagem: Ações pedagógicas para alunos com dificuldade e deficiência (pp. 71-107). Campinas: Alínea.
Tacca, M. C. V. R. (2006). Estratégias pedagógicas: conceituação e desdobramentos com foto nas relações professor-aluno. In: Tacca, M. C. V. R. (Org.). Aprendizagem e trabalho pedagógico (pp. 45-68). Campinas: Alínea.