ENVIRONMENTAL PERCEPTION AND ENVIRONMENTAL EDUCATION STUDIES: A PHENOMENOLOGICAL APPROACH
ESTUDOS DE PERCEPÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ENFOQUE FENOMENOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172021230127Palavras-chave:
Percepção, Fenomenologia, Educação AmbientalResumo
Os estudos de percepção ambiental destacam-se como importante estratégia para conhecer a relação entre ser humano e natureza, a fim de oportunizar o estudo reflexivo das questões ambientais. A perspectiva fenomenológica relaciona-se aos estudos de percepção ambiental, tendo em vista que considera as formas individuais de sentir e perceber o espaço vivido. Este estudo buscou refletir sobre a importância dos estudos de percepção ambiental e seus aspectos dialéticos, axiológicos e fenomenológicos, no que diz respeito à educação formal e não formal. Para isso, foi feita uma análise documental sobre os assuntos pertinentes às temáticas percepção e educação ambiental, a partir do diálogo entre marcos teóricos da literatura. Consideramos que seja possível, com as contribuições da percepção ambiental para a educação formal e não formal, reinventar uma ordem social que seja mais justa, democrática e ambientalmente segura.
Studies of environmental perception stand out as an important strategy to know the relationship between human beings and nature, in order to provide a reflective study of the issues environmental. The phenomenological perspective is related to environmental perception studies, as it considers the individual ways of feeling and perceiving the lived space. This study attempts to reflect about the importance of environmental perception studies and their dialectical, axiological and phenomenological aspects, with regard to formal and non-formal education. For this, a documental analysis was made on the issues relevant to the thematic perception and environmental education, based on the dialogue between theoretical frameworks of the literature. We believe that it is possible, with the contributions of environmental perception to the formal and non-formal education, to reinvent a social order that is more just, democratic and environmentally safe.
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