INVITATION LETTER TO THE SCIENCE EDUCATION COMMUNITY FOR SUBMISSIONS ON THE THEME "DIFFERENCES, MULTICULTURALISM AND INTERCULTURALITY IN SCIENCE EDUCATION"

Carta-convite à comunidade da área de Educação em Ciências para submissão/avaliação de artigos na temática “Diferenças, multiculturalismo e interculturalidade na Educação em Ciências”

Autores

  • Renata Orofino Universidade Federal do ABC
  • Glauco dos Santos Ferreira da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ - Campus Petrópolis

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172021230113

Palavras-chave:

Carta aberta à comunidade de pesquisa, Diferenças, Multiculturalismo, Interculturalidade

Resumo

Nesta carta, a equipe editorial do periódico convida nossa comunidade acadêmica a enviar trabalhos para publicação  na revista Ensaio na linha temática Diferenças, multiculturalismo e interculturalidade na Educação em Ciências. No ano de 2020, os membros da editoria da revista Ensaio, a partir de um levantamento dos artigos publicados no periódico no período de 2017 a 2019, constataram um baixo número de publicações em determinadas áreas temáticas (considerando como parâmetro as 12 linhas de pesquisa da área de Educação em Ciências cadastradas no ENPEC). A partir disso, elaboramos um plano editorial para a revista para o ano de 2021 visando a valorização dessas temáticas. Uma das linhas de pesquisa nas quais constatamos um baixo número de trabalhos publicados é Diferenças, multiculturalismo e interculturalidade na Educação em Ciências. Não se trata de um dossiê. Esta é uma chamada aberta para submissões em nossa revista, devido ao interesse de nosso corpo editorial em ciruclar conhecimentos/avanços acerca desta linha temática e sua relevância atual para o campo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Lee, M. H.; Wu, Y. T.; Tsai, C. C. (2009). Research trends in science education from 2003 to 2007: A content analysis of publications in selected journals. International Journal of Science Education, 31(15), 1999-2020. https://doi.org/10.1080/09500690802314876

Lin, T. C.; Lin, T. J.; Tsai, C. C. (2014). Research Trends in Science Education from 2008 to 2012: A systematic content analysis of publications in selected journals. International Journal of Science Education, 36(8), 1346-1372. https://doi.org/10.1080/09500693.2013.864428

Lin, T. J.; Lin, T. C.; Potvin, P.; Tsai, C. C. (2019). Research trends in science education from 2013 to 2017: a systematic content analysis of publications in selected journals. International Journal of Science Education, 41(3), 367-387. https://doi.org/10.1080/09500693.2018.1550274

Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Franco, Luiz Gustavo. (2021). A ciência aberta e a área de educação em ciências: perspectivas e diálogos.Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte),23, e29175. Epub 08 de feveiro de 2021. https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172021230102

Tsai, C. C.; Wen, M. L. (2005). Research and trends in science education from 1998 to 2002: A content analysis of publication in selected journals. International Journal of Science Education, 27(1), 3-14. https://doi.org/10.1080/0950069042000243727

Publicado

2021-07-26

Edição

Seção

EDITORIAL / EDITORIAL