CONSTITUIÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES INOVADORES: UM ESTUDO DE CASO

CONSTITUTION AND PRACTICE OF INNOVATIVE TEACHERS: A CASE STUDY

Autores

  • João Batista Siqueira Harres Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
  • Valderez Marina do Rosário Lima Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
  • Gabriela Carolina Cattani Delord Universidade de Sevilha (US) https://orcid.org/0000-0003-2283-5976
  • Clara Inés Chaparro Susa Universidade Pedagógica Nacional (UPN)
  • Rosa Inés Pedreros Martinez Universidade Pedagógica Nacional (UPN)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172018200107%20

Palavras-chave:

Inovação educativa; Escolas alternativas; Formação continuada.

Resumo

Como parte de uma pesquisa de âmbito internacional, com o fim de compreender processos de inovação educativa já consolidados em práticas de docentes, este trabalho analisa as vivências de um grupo de professores considerados inovadores. Coletaram-se narrativas de seis sujeitos que atuam ou que realizaram formação continuada na Escola Pedagógica Experimental (EPE) da cidade de Bogotá (Colômbia). Da Análise Textual Discursiva emergiram três categorias: história e trajetória profissional; concepções e prática docente; inovação permanente. Defende-se que a constituição de professores inovadores ocorre pela conjugação de fatores relativos aos contextos escolares e formativos, aliados a características intrínsecas aos sujeitos e que a sustentabilidade da inovação é garantida pela reflexão e transformação contínua da prática docente.

As part of an international research that aims to understand some processes of innovative education, this research analyzes the experiences of a group of teachers considered innovators. We gathered narratives of six teachers that work or have performed in-service teacher education programs in EPE - Experimental Pedagogic School of Bogota (Colombia). The Discursive Textual Analysis method has generated three categories: history and professional path; teaching conceptions and practice; permanent innovation. It is argued that innovative teachers are formed with the help of a conjugation of factors related with scholar and formative contexts, allied to characteristics inherent to the subjects. The sustainability of innovation would be guaranteed by reflection and continuous transformation of the teaching practice.

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Publicado

2018-04-16 — Atualizado em 2021-05-04

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS