INQUIRY-BASED APPROACHES IN SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHER EDUCATION: AN ANALYSIS OF STUDIES PUBLISHED IN BRAZIL

ABORDAGENS INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: INTERLOCUÇÕES COM ESTUDOS PUBLICADOS NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172018200103

Palavras-chave:

Teacher education; Inquiry-based approaches; Bibliographical study; Discursive Analysis of Texts.

Resumo

This paper introduces a bibliographical study that aims to broaden the understanding of inquiry-based approaches published by national magazines about teacher education in Natural Sciences (Chemistry, Physics and Biology) and Mathematics. The study included 13 Brazilian magazines, which are available online and classified as A1 and A2 by Qualis Capes. We found 35 papers and analyzed them in the light of the principles of the Discursive Analysis of Texts. Data analysis led to three categories: I) Investigation in school as a space of teacher education; II) Conceptions of teaching permeating teachers’ investigation practices; and III) Professional practice in teacher-researcher education. Results showed the emergence of a coalescent argument regarding to the fact that insertion of investigation practices in class is associated with teachers’ different conceptions of teaching.

O artigo apresenta um estudo bibliográfico com o objetivo de ampliar as compreensões acerca das abordagens investigativas comunicadas em periódicos nacionais sobre/na formação de professores de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e Matemática. O estudo contemplou 13 periódicos brasileiros, disponíveis on-line e de classificação A1 e A2 em termos de Qualis Capes. Registra 35 artigos, que foram analisados seguindo os princípios da Análise Textual Discursiva (ATD). Na análise das informações emergiram três categorias finais: I) Investigação na escola como espaço da formação de professores; II) As concepções de ensino perpassam as práticas de investigação dos professores; III) A Prática profissional na formação do professor pesquisador. Compreendemos com a análise, a emergência de um argumento aglutinador de que a inserção de práticas investigativas em sala de aula perpassa pelas distintas concepções de ensino dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, L; BEJARANO, N; HOHENFELD, D. O conhecimento Físico na formação de professores do ensino fundamental I. Investigações em Ensino de Ciências. v. 18, n. 1, p. 23, 2013. [ Links ]

AZEVEDO, M. N; ABIB, M. L. Pesquisa-ação e a elaboração de saberes docentes em Ciências. Investigações em Ensino de Ciências. v. 18, n. 1, p. 55, 2013. [ Links ]

BARCELOS, N. N. S; JACOBUCCI, G. B; JACOBUCCI, D. F. C. Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da feira de Ciências “vida em sociedade” se concretiza. Ciência & Educação. v. 16, n. 1, p. 215-233, 2010.[Links]

BEN-CHAIM, D; ILANY, B; KERET, Y. Atividades Investigativas Autênticas para o ensino de Razão e Proporção na formação de professores de Matemática para os níveis elementar e médio. Boletim de Educação Matemática. v. 21, n. 31, p. 125-159, 2008. [ Links ]

BERTINI, L. Ensino de Matemática nos Anos Iniciais: aprendizagens de uma professora no contexto de tarefas investigativas. Boletim de Educação Matemática. v. 29, n. 53, p. 1201, 2015. [ Links ]

CARNEIRO, V. C. G. Contribuições para a formação do professor de Matemática pesquisador nos mestrados profissionalizantes na área de ensino. Boletim de Educação Matemática. v. 21, n. 29, p. 199 - 222, 2008. [ Links ]

CATANI, D. Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade. Educar em Revista. n. 37, p. 77 - 92, 2010.[Links]

CATTAI, M. D; PENTEADO, M. G. A formação do professor de Matemática e o trabalho com projetos na escola. Ciência & Educação. v. 15, n. 1, p. 105-120, 2009. [ Links ]

COSWOSK, É. D; GIUSTA, A. S. Práticas investigativas no ensino de microbiologia: uma proposta metodológica para iniciação à pesquisa. Investigações em Ensino de Ciências. v. 20, n. 2, p. 12, 2015. [ Links ]

GALIAZZI, M. C. et al. Objetivos das atividades experimentais no ensino médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de Ciências. Ciência & Educação. v. 7, n. 2, p. 249-263, 2001. [ Links ]

GALIAZZI, M. C; MORAES, R. Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de Ciências. Ciência & Educação. v. 8, n. 2, p. 237-252, 2002. [ Links ]

GALIAZZI, M. C; MORAES, R; RAMOS, M. G. Educar pela pesquisa: as resistências sinalizando o processo de profissionalização de professores. Educar em Revista. n. 21, p. 227 -241, 2003. [ Links ]

GALVÃO, V. S; PRAIA, J. F. Construir com os professores do 2º ciclo práticas letivas inovadoras: um projeto de pesquisa sobre o ensino do tema curricular ‘alimentação humana’. Ciência & Educação. v. 15, n. 3, p. 631-645, 2009.[Links]

GOI, M. E. J; SANTOS, F. M. T. Formação de professores e o desenvolvimento de habilidades para a utilização da metodologia de resolução de problemas. Investigações em ensino de Ciências. v. 19, n. 2, p. 431-450, 2014. [ Links ]

GONÇALVES, T. V. O. Educação em Ciências e comunidade: investigando a construção de saberes em ensaios de professores na Amazônia brasileira, acerca de uma prática docente diferenciada. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 4, n. 2, p. 53 - 62, 2004. [ Links ]

LIMA, L. F; AMARAL, E. M. R. Análise da discussão em fórum sobre a estratégia projetos de trabalhos com uso de TIC em um curso de licenciatura a distância. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 13, n. 3, p. 173-194, 2013. [ Links ]

LIMA, L. P. M; PAGAN, A. A; SUSSUCHI, E. M. Estudo de caso sobre alguns limites e possibilidades para formação do professor reflexivo/pesquisador em um curso brasileiro de Licenciatura em Química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 15, n. 1, p. 79-103, 2015. [ Links ]

MACHADO, M. A. D; QUEIRÓZ, G. R. P. A Cultura de Projetos, Construída Via Parceria Escola-Universidade, Contribuindo para a Qualidade da Formação Inicial e Continuada de Professores. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 12, n. 1, p. 93-116, 2012. [ Links ]

MASSI, L; GIORDAN, M. Introdução à pesquisa com sequências didáticas na formação continuada online de professores de Ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. v. 16, p. 75-94, 2014. [ Links ]

MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2ª ed. Ijuí: Editora UNIJUI, 2011. [ Links ]

MUNFORD, D; LIMA, M. E. C. Ensinar Ciências por investigação: em quê estamos de acordo? Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. v. 9, n. 1, p. 89-111, 2007. [ Links ]

OLIVEIRA, C. B; GONZAGA, A. M. Professor pesquisador-educação científica: o estágio com pesquisa na formação de professores para os anos iniciais. Ciência & Educação. v. 18, n. 3, p. 689-702, 2012. [ Links ]

OLIVEIRA, R. S; LORENCINI, A. J. Superando conflitos na construção de uma pesquisa colaborativa na escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. v. 9, n. 2, p. 1-18, 2007. [ Links ]

PANIAGO, R. N; ROCHA, S. A; PANIAGO, J. N. A pesquisa como possibilidade de ressignificação das práticas de ensino na escola no/do campo. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. v. 16, n. 1, p. 171, 2014. [ Links ]

PIRES, C. M. M; IGLIORI, S. B. C. Mestrado profissional e o desenvolvimento profissional do professor de matemática. Ciência& Educação. v. 19, n. 4, p. 1045-1068, 2013. [ Links ]

RODRIGUES, M. I. R; CARVALHO, A. M. P. Professores-pesquisadores: reflexão e mudança metodológica no ensino de física o contexto da avaliação. Ciência & Educação. v. 8, n. 1, p. 39-53, 2002. [ Links ]

ROSA, M. F. P; et al. Formação de professores da área de Ciências sob a perspectiva da investigação-ação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 3, n. 1, p. 58 - 69, 2003. [ Links ]

SÁ, E. F; LIMA, M. E. C; AGUIAR JR, O. A construção de sentidos para o termo ensino por investigação no contexto de um curso de formação. Investigações em Ensino de Ciências. v.16, n. 1, p. 79-102, 2016. [ Links ]

SANGIOGO, F. A. et al. A pesquisa educacional como atividade curricular na formação de licenciandos de química. Ciência & Educação. v. 17, n. 3, p. 523-540, 2011. [ Links ]

SCHNETZLER, R. P; et al. A investigação-ação na formação continuada de professores de Ciências. Ciência & Educação. v. 9, n. 1, p. 27-39, 2003. [ Links ]

SILVA, F; CUNHA, A. M. Método científico e prática docente: as representações sociais de professores de Ciências do ensino fundamental. Ciência & Educação. v. 18, n. 1, p. 41-54, 2012. [ Links ]

SILVA, J. R. S et al. Concepções dos estudantes de Ciências biológicas sobre prática docente e pesquisa em ensino: um estudo de caso na universidade de São Paulo. Investigações em Ensino de Ciências. v. 19, n. 3, p. 517-530, 2014.[Links]

SOUSA, M. C. Quando professores que ensinam Matemática estão em atividades de pesquisa. Ciência & Educação. v. 20, n. 4, p. 917-935, 2014.[Links]

SOUZA, A. J; CAMPOS, S. G. Trabalho de projetos no processo de ensinar e aprender estatística na universidade. Boletim de Educação Matemática. v. 24, n. 39, p. 413 - 429, 2011. [ Links ]

TEIXEIRA, L. A; PASSOS, M; ARRUDA, S. A formação de pesquisadores em um grupo de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. Ciência & Educação. v. 21, n. 2, p. 525-541, 2015. [ Links ]

TEIXEIRA, P. M. M. Iniciação à pesquisa: um eixo de articulação no processo formativo de professores de Ciências biológicas. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. v. 5, n. 1, p. 1-14, 2003. [ Links ]

VIANNA, D. M; CARVALHO, A. M. P. Formação permanente: a necessidade da interação entre a Ciência dos cientistas e a Ciência da sala de aula. Ciência & Educação. v. 6, n. 1, p. 30-42, 2000. [ Links ]

Downloads

Publicado

2018-04-16 — Atualizado em 2021-05-04

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS